Sua resposta foi "não"? então não se engane mais....MUDE !!
Eu já visitei "disfarçado" de cliente várias empresas do ramo de Fitness, desde mega-academias com muitas unidades, academias de porte médio com algumas unidades e até as mais simples, todas para "sentir" a temperatura do atendimento e posso dizer que sómente em algumas unidades de uma mesma rede (estranho não? deveria ser padronizado) e em uma ou outra empresa de menor porte encontrei algo como o escrito no começo do texto.
Como toda equipe é o retrato do responsável direto eu diria que:
- não sabem contratar....e não admitem
- contrataram errado (por acidente??) mas não sabem o que fazer
- contrataram o que apareceu para a vaga
- contrataram pelo QI (Índice quem indica)
- o superior não treina ninguém
- o superior discursa, mostra um arquivo em powerpoint, entrega uma apostila e finda o treinamento
- o colaborador engana que treina (já está contratado mesmo)
- o responsável direto quer sómente que cumpram sua meta para ganhar sua remuneração
- o colaborador faz o seu trabalho e fim. Basta para ganhar seu salário e benefícios
As empresas tem culpa? partindo do princípio que existe uma transparência total dos direitos e deveres para ambas as partes no momento da contratação, que todo o trabalho interno de construir o colaborador é realizado, então não, não tem culpa.
As empresas tem culpa? partindo do princípio que tudo o que foi escrito acima é realizado e o colaborador simplesmente "trabalha" para receber seu salário e benefícios, sem "comprar" a filosofia da empresa, sem animo, "batendo de ombros", então não, não tem culpa.
As empresas tem culpa? partindo do princípio de que a empresa promete e cumpre tudo o que foi acordado, mas os seus comandados hierárquicamente superiores não fazem ou acham que fazem (de forma errada e acham que estão certos) o "trabalho de casa", trabalho este que envolve tudo e todos, então a empresa tem culpa sim. E MUITA. Esta é a forma mais difícil de detecção de "situações" por parte de diretores nas empresas de qualquer porte. Nas grandes e médias existem "extensões" hierárquicas com postos chave e pessoas chaves que "enxergam" e tomam "decisões", mas será que enxergam e decidem mesmo? estão preparadas? entendem de pessoas, serviços e solucionamento de conflitos? elas foram contratadas por serem amigos ou realmente são profissionais?
E nas pequenas muitas vezes existe o "ego", a falta de capital, o emocional interferindo, enfim, não deveriam existir situações deste tipo pois não existem "extensões" hierárquicas, a visualização é tudo em uma mesma "reta".
Como resolver? segue uma dica: pessoas certas nos lugares certos (mesmo que custe tempo e dinheiro), simplesmente MOVA AS PEÇAS !!
Obrigado a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário