sábado, 27 de fevereiro de 2010

TRABALHAR COM ALEGRIA !! - 27/02/2010

Seus colaboradores tem alegria? atitude positiva? você está sempre presente? existe um clima "leve', todos "brincam' durante a seriedade do expediente? todos "brindam' os clientes com sorrisos?

Sua resposta foi "não"? então não se engane mais....MUDE !!

Eu já visitei "disfarçado" de cliente várias empresas do ramo de Fitness, desde mega-academias com muitas unidades, academias de porte médio com algumas unidades e até as mais simples, todas para "sentir" a temperatura do atendimento e posso dizer que sómente em algumas unidades de uma mesma rede (estranho não? deveria ser padronizado) e em uma ou outra empresa de menor porte encontrei algo como o escrito no começo do texto.
Como toda equipe é o retrato do responsável direto eu diria que:
  • não sabem contratar....e não admitem
  • contrataram errado (por acidente??) mas não sabem o que fazer
  • contrataram o que apareceu para a vaga
  • contrataram pelo QI (Índice quem indica)
  • o superior não treina ninguém
  • o superior discursa, mostra um arquivo em powerpoint, entrega uma apostila e finda o treinamento
  • o colaborador engana que treina (já está contratado mesmo)
  • o responsável direto quer sómente que cumpram sua meta para ganhar sua remuneração
  • o colaborador faz o seu trabalho e fim. Basta para ganhar seu salário e benefícios
Nossa!! todos estes pontos são muito ruins...tanto na realidade como na simples imaginação de termos um quadro qualquer destes em nossa empresa........

As empresas tem culpa? partindo do princípio que existe uma transparência total dos direitos e deveres para ambas as partes no momento da contratação, que todo o trabalho interno de construir o colaborador é realizado, então não, não tem culpa.

As empresas tem culpa? partindo do princípio que tudo o que foi escrito acima é realizado e o colaborador simplesmente "trabalha" para receber seu salário e benefícios, sem "comprar" a filosofia da empresa, sem animo, "batendo de ombros", então não, não tem culpa.

As empresas tem culpa? partindo do princípio de que a empresa promete e cumpre tudo o que foi acordado, mas os seus comandados hierárquicamente superiores não fazem ou acham que fazem (de forma errada e acham que estão certos) o "trabalho de casa", trabalho este que envolve tudo e todos, então a empresa tem culpa sim. E MUITA. Esta é a forma mais difícil de detecção de "situações" por parte de diretores nas empresas de qualquer porte. Nas grandes e médias existem "extensões" hierárquicas com postos chave e pessoas chaves que "enxergam" e tomam "decisões", mas será que enxergam e decidem mesmo? estão preparadas? entendem de pessoas, serviços e solucionamento de conflitos? elas foram contratadas por serem amigos ou realmente são profissionais?
E nas pequenas muitas vezes existe o "ego", a falta de capital, o emocional interferindo, enfim, não deveriam existir situações deste tipo pois não existem "extensões" hierárquicas, a visualização é tudo em uma mesma "reta".

Como resolver? segue uma dica:  pessoas certas nos lugares certos (mesmo que custe tempo e dinheiro), simplesmente MOVA AS PEÇAS !!   

Obrigado a todos e até a próxima.

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