sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

AUDITORIA DE NÚMEROS EM MARKETING??? - UM BREVE OLHAR...... - 18/02/2010

Auditoria em MKT??? Nas suas atividades? na sua empresa?
Você já fez auditoria no MKT de sua empresa?????
Uma auditoria como a do título deste texto envolve a verificação e análise atual dos números de cada setor em comparação a números anteriores. Esta ação (verificação e análise) avalia o ambiente de MKT, seus objetivos, as estratégias atuais e as atividades desenvolvidas.
NÚMEROS!!! FÓRMULAS!!! PLANILHAS!!! ANÁLISE!!! COMPARATIVOS!!! DEBATES!!! IDÉIAS!!! AJUSTES!!! CONCLUSÃO!!! AÇÕES........
Se tudo for bem feito em relação ao que foi escrito na linha logo acima, vai levar a identificação de forças e fraquezas operacionais, vai proporcionar a geração de idéias e fatos que irão remeter a recomendações de possíveis mudanças na maneira como a empresa enxerga e apresenta seus serviços e na implementação de  programas e ações de marketing.
É possível? sim, através de fórmulas construídas com dados relevantes que influenciam diretamente o que se quer avaliar. Como construí-las? observação, domínio do que se observa, posicionamento das variáveis e matemática.
Uma dica, você pode ajustar uma ou mais das muitas fórmulas utilizadas no seu setor de vendas......você as utiliza??

Segue uma pequena lista que uma auditoria de MKT deve descobrir e analisar.....

  • Pontos chave que causaram impacto na empresa durante o período analisado, para bom ou ruim. Quanto e o que o cliente comprou mais? inclua tudo que pode ter afetado o resultado.
  • Resultados de pesquisa de satisfação em números do seu público atual ou públicos alvo.
  • Resultados de pesquisa em números do próprio Dept. Marketing. Se existe satisfação interna e os  interesses dos colaboradores estão voltados para a empresa.
  • Compare as ações que o Dept. Marketing fez no ano e o que os seus colaboradores se animaram a fazer com o que foi realizado. Se houver algo faltando ou inacabado pode ter havido problemas de venda interna...... 
  • Avaliação de cada ação de Marketing. Se foram acertadas ou não. Como fazer isto? Fácil.....compare a planilha de lucratividade da empresa antes e depois de cada ação.
  • Sua empresa obteve ganho de participação no mercado?
  • Quantas atividades você oferece atualmente? se todos os seus clientes atuais consumissem pelo menos mais de uma atividade, qual seria o impacto na sua receita? compare com o que tem hoje......quanto mais longe o resultado atual estiver deste, pior..... 

Obrigado a todos e até a próxima.







 

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