segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CONVIDADO DO MÊS: Prof.Angelo Gonçalves Dias - 08/02/2010

É com imenso prazer que recebemos a visita do Prof. Angelo Dias. Ele nos presenteou com um texto maravilhoso (causará muita reflexão...) e que certamente irá trazer conhecimento e esclarecimentos como sempre foram todos os seus textos e como sempre foram suas aulas. Leiam e façam seus comentários !!
Obrigado Prof. Angelo, Obrigado a todos que nos ajudam com a presença no Blog e agora......Deliciem-se !!!!


O QUE HÁ DE SMART NESSE FIT?

por Angelo Gonçalves Dias

Fui convidado pelo Prof.João Laurentino para promover a discussão nesse blog. Lembrando que discussão não é conflito, nem confronto. Ela representa uma oportunidade para uma rica troca de informações. Mãos a obra!!!
A proposta Smart Fit tem como referência o modelo americano de academia, com foco no aspecto tangível do serviço: instalações e equipamentos. Design, limpeza, conforto, comodidade e preço são os pontos fortes desse produto.
A contratação do professor é responsabilidade do aluno, que pode escolher o seu personal trainer através de um catálogo que fica na recepção.
A bandeira do “low cost, low fare”, se torna possível através da redução do investimento em profissionais de Educação Física. Mas os equipamentos e as instalações são de primeira.
Esse modelo funciona muito bem nos Estados Unidos, pois o americano é um ser pragmático. Se você já teve a oportunidade de ler ANTROPOMARKETING, livro do consultor Clemente Nóbrega, vai perceber que alguns grupos sociais possuem um comportamento previsível. O americano tem o seu foco no resultado, na pesquisa, nos números e nós brasileiros? Será que temos esse mesmo comportamento?
Hoje, atuando em um centro de treinamento físico personalizado, recebo várias pessoas que saíram de grandes academias pelo fato de se sentirem abandonadas. Com elas, aprendi a importância da atenção e do acompanhamento para o sucesso do segmento Fitness. Parafraseando Kotler, devemos desenvolver estratégias para um “RELACIONAMENTO duradouro e lucrativo com nossos clientes”.
É surpreendente a quantidade de pessoas que buscam academias e estúdios muito mais por necessidades emocionais do que físicas. Como não investir em gente especializada para cuidar dessa gente? Como negligenciar o fato de que a mídia e os médicos estão encaminhando novos clientes para nós: cardiopatas, diabéticos, gestantes, idosos, assim como pessoas com síndrome do pânico, distúrbio bipolar e depressão? Essas pessoas acreditam na mídia e nos médicos e chegam nas academias acreditando que esse é o lugar que irá ajuda-las. Será?
Participo das reuniões da ACAD, desde a sua fundação e sei o quanto os associados se preocupam com a atenção aos clientes. Estratégias como o Face to Face, o Client da ABodyTech e o programa de estágio da Academia Quality são alguns dos vários exemplos práticos dessa preocupação.
Não se trata de um discurso corporativo. Lembro que quando a Technogym lançou o TGS (a chavinha) os professores acreditaram que seriam todos demitidos, pois toda aquela tecnologia iria tornar dispensável a participação do profissional de Educação Física. Hoje, o pânico acabou e o TGS se mostrou uma excelente ferramenta de acompanhamento para o professor.
Sei o quanto a carga tributária é cruel para qualquer empresa no Brasil. Tenho consciência do quanto a folha de pagamento pesa no negócio academia. Mas será que a Smart Fit é a melhor solução para esse problema? Em São Paulo, os setores envolvidos no segmento Fitness: CREF e sindicatos estão trabalhando juntos para tentar uma mudança no enquadramento tributário do negócio academia. No Rio, a ACAD já encaminhou essa reivindicação ao prefeito Eduardo Paes. Não será essa a melhor alternativa? Buscar força política para que o negócio academia se torne mais forte economicamente, empregando mais e atendendo cada vez melhor? Aprendi sobre a importância da representação política com o Mestre Ernani Contursi. Sem essa representação, jamais teríamos tornado a Educação Física uma profissão de fato. Mas também aprendi com o Dr.Carlos Heitor a força da união. Como fundador da ACAD, ele conseguiu reunir pessoas que se odiavam (só pelo fato de serem concorrentes), em associados que passaram a pensar e fazer crescer o segmento Fitness.
Bom, foi dada a largada. Agora é com vocês. Que venha a discussão saudável para que possamos evoluir cada vez mais.

Prof.Angelo Gonçalves Dias
CREF1 3119 G/RJ
Mestre em Motricidade Humana UCB
Especialista em Educação UNESA
Especialista em Marketing Esportivo UCB
Docente do MBA em Gestão e Marketing de Academias UNIABEU
Proprietário do VIDA ATIVA Personal Training Studio


É proibida a reprodução do conteúdo deste texto, salvo com o consentimento do autor e desde que sejam devidamente citadas as fontes. As opiniões emitidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

Obrigado a todos e até a próxima !!!

8 comentários:

  1. Não podemos deixar de refletir, com os posicionamentos, e com o bom senso e a visão do Mestre Angelo Dias, com quem não deixamos de adquirir conhecimentos vitais, para o nosso crescimento profissional e como ser humano.
    Mais uma vez só tenho a agradecer por fazer parte desse círculo de amigos.
    Parabéns Prof. João Laurentino por sua iniciativa.
    Abraço
    Kleber Pereira
    Diretor de Relacionamento
    Acad Brasil

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com você Kléber. O convívio com o Mestre Angelo só nos enriquece em todos os sentidos.
    Obrigado a você Kléber, pelo carinho da visita a nosso Blog, ele é seu também.....

    Forte abraço, sucesso total na sua nova empreitada, estou na torcida. Se precisar de qualquer ajuda, conte comigo !!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh tbm vou elogiar o Prof. Angelo, sempre com opiniões que nos fazem refletir ... não podemos esquecer como profissionais de Ed. Fisica que este novo negócio "exclue" a importancia do profissional em sala, algo que já ocorreu no passado, ou seja você pode malhar com seu amigo sem o devido acompanhamento profissional especializado.

    E concordo com o fato que o que retêm e muito o cliente na academia é o relacionamento dentro da academia.

    Abraços a todos
    Profª Aline Calado

    ResponderExcluir
  4. Prof° Angelo Golçalves Dias

    Seu texto ilustra a direção que todos nós profissionais de Educação Física e os proprietários de Academias devem seguir.

    Busco fazer minha parte como coordenador, para que futuramente este ideal esteja em prática nas diversas Academias.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços

    Ronaldo Costa
    COORDENADOR DE ESTÁGIO
    QUALITY FITNESS

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita Prof. Ronaldo. Este Blog é seu também!!!
    Ajude-nos a divulga-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Prof. Angelo!!
    Em primeiro gostaria de parabenizá- lo por todo seu trabalho e pelo profissional que sei que vc é. Vc com certeza não me conhece, sou uma humilde iniciante na carreira, mas acompanho o seu trabalho entre outros mestres da área.
    Mas dessa vez venho discordar do seu ponto de vista, acredito que antes de falar mal de um projeto vc deveria conhecer melhor. Tenho visto várias criticas sobre o metodo da academia Smart Fit, mas como professora da mesma venho informar que não é assim que acontece.
    Realmente é um modelo americano, mas com algumas modificações para se encaixar perfeitamente aos brasileiros. Todos os profissionais são formados e com CREF em dia, não trabalhamos com estagiários e não falta professor em sala. É um desrespeito para com os profissionais da academia ser falado que não ligamos para integridade e qualidade de vida do aluno. Aposto muito na Educação Física mesmo sendo tão desvalorizada, não aceitaria fazer parte de um projeto que fosse contra meus ideais profissionais.
    Falar mal, sempre tem quem fale, assim como vários alunos que vem treinar comigo lá na Smart Fit falam mal de grandes academias que inclusive o senhor defende.
    Convido o senhor a visitar a unidade que trabalho na rua Barata Ribeiro 502, para conferir o nosso trabalho. Tenho certeza que vai mudar de opnião.
    Um ótimo final de ano para todos!!!
    Priscilla Pires

    ResponderExcluir
  7. Priscila,

    muito obrigado por responder a minha pergunta: O que há de smart nesse fit?
    Por não conhecer o trabaho da Smart Fit e ouvir algumas críticas negativas sobre a mesma, lancei o artigo no blog da gestão justamente para ter uma resposta mais fidedigna.
    Parabéns pela forma elegante e profissional com a qual você se posicionou.
    Vou aceitar o seu convite, mas preciso saber o seu horário, pois quero te dar os parabéns pessoalmente.
    Abraço e, por favor, continue acreditando e trabalhando por uma Educação Física melhor.
    Prof.Angelo Dias

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o posicionamento do professor, concordo com ele sim, smart fit, so vejo nome e pouca qualidade opinião própria, muitos alunos perdidos e falta de professor, principalmente em horários de pico, se a Priscila da conta do horário dela deve ser em uma Smart bem pequena que tenha poucos alunos no horário, que acho pouco provável(parabéns a Priscila), ótima estrutura porem qualidade na metodologia zero..O povo brasileiro gosta de preço e não qualidade, tem que entrar mesmo pra quebrar a cara e esperar 3 hora pra fazer um péssimo treino..

    ResponderExcluir