quinta-feira, 4 de março de 2010

ASSERTIVIDADE: HABILIDADE NECESSÁRIA EM TODOS OS NÍVEIS DE RELACIONAMENTOS – 04/03/2010

Tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal aprender a dizer não é tao importante quanto saber dizer sim, e essa habilidade evita que ocorram desencontros, conflitos e dissabores nos mais variados níveis de relacionamentos.


Muito provavelmente o significado da palavra "assertivo" é desconhecido da maioria das pessoas. Porém, no dia a dia o excesso ou falta dessa qualidade tem influenciado diretamente os mais variados tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. De forma simplificada, uma pessoa é assertiva quando diz "não" quando quer dizer "não" e diz "sim" quando quer dizer "sim", porém, por ter dificuldade em manter um comportamento assertivo, um grande número de pessoas se envolve em desencontros e conflitos em seus relacionamentos.

A assertividade está intimamente ligada ao autoconhecimento e é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Ter dificuldade para dizer não, ficar quieto ou concordar com o outro numa situação polêmica para não arrumar confusão, ter a sensação de que está "engolindo sapo" com frequência ou sempre bater de frente com as pessoas para fazer prevalecer sua opinião ou vontade, são comportamentos que indicam a necessidade de assertividade.

O desequilíbrio da assertividade pode refletir tanto na passividade quanta na agressividade, aspectos ruins tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais. No trabalho, por exemplo, a importância dessa habilidade é de extrema importância. Para atender as demandas dos mercados atuais, que são competitivos e ágeis, seja de que setor for, um profissional deve ter as características do comportamento assertivo, o qual constrói uma comunicação interna saudável dentro de uma empresa. Isso acontece porque as pessoas passam a encarar os problemas do cotidiano de forma mais natural e não encontram dificuldades para resolvê-Ios. As informações fluem com transparência, na quantidade e na qualidade necessárias.

Na vida pessoal a assertividade traz conforto e alívio porque a pessoa sente que tem as rédeas da própria vida em suas mãos. Ela está no controle. Com isso, a pessoa se torna mais autoconfiante e com sua auto-estima em alta. Até mesmo em momentos de perdas e instabilidades em que nos deparamos pelos caminhos da vida, é preciso mantê-la sempre viva.

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário