sexta-feira, 25 de junho de 2010

POSTURA DE ATENDIMENTO - OITAVA CONTINUAÇÃO - 25/06/2010

Continuando nossa maratona de informação sobre posturas de atendimento....

RELEMBRANDO ALGUMAS SOBRE CUMPRIMENTO:

É importante lembrar que o cumprimento deve estar associado a olhar nos olhos, cabeça erguida sem demonstrar arrogância, os ombros e peitos abertos, totalizando uma sintonia entre fala e expressão corporal.
NUNCA FAZER UM CUMPRIMENTO DE FORMA MECÂNICA......SEJA AUTÊNTICO, OU SEJA, SIMPLESMENTE SIMPLES......entendeu?

SABER ESCUTAR:

OUVIR = ato de captar ruídos, sons....

ESCUTAR = é compreender e interpretar o conteúdo da comunicação, é o ato de perceber o outro, o cliente, necessitamos de compreender o TODO, captando tudo que vem até nós.....é fazer uma leitura completa da situação, sem preconceitos, sem distrações e julgamentos prévios.
Nunca falar mais do que o cliente, interrompa-o se for necessário com alguma informação relevante.....crie empatia.

Escutar demanda treino. Muito treino. Para qualquer tipo de atendimento precisamos estar treinados.....

AGILIDADE:

Atendimento ágil transmite respeito ao tempo do cliente, transmite respeito a este. Para termos um atendimento ágil necessitamos de que o colaborador esteja MUITO treinado. Muito!!

DICAS SOBRE POSTURA NO ATENDIMENTO:

  • NUNCA FAZER COMENTÁRIO NEGATIVO SOBRE A EMPRESA OU COLEGAS DE TRABALHO NA PRESENÇA DO CLIENTE. E NUNCA FAZER ISTO QUANDO ESTIVER LONGE!!!
  • NUNCA SE "ESCORAR" EM PAREDES OU BALCÃO (PRINCIPALMENTE COM OS COTOVELOS)
  • NUNCA DEBRUÇAR SOBRE ALGO QUE ESTEJA NA MESA OU BALCÃO A SUA FRENTE OU NA DO CLIENTE 
  • NUNCA MASCAR CHICLETES OU CHUPAR BALA NO ATENDIMENTO
  • NUNCA MEXER NO NARIZ....OU NOS DENTES...(SÓ FAÇAM ISTO NO BANHEIRO POR FAVOR...)
  • NUNCA COMA NA FRENTE DO CLIENTE OU FALE DE BOCA CHEIA
  • NUNCA GRITE OU FALE EM TOM DE VOZ ALTO
  • EVITE AO MÁXIMO BOCEJAR
  • NUNCA ACHE QUE VOCE É ÍNTIMO DO CLIENTE SÓ PORQUE O CLIENTE É EXTROVERTIDO
  • O CLIENTE NÃO É UMA PESSOA PARA QUE VOCÊ DESABAFE OS SEUS PROBLEMAS
  • NUNCA FALE DO QUANTO VOCE GANHA OU FORMAS DE REMUNERAÇÃO

Obrigado a todos e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário