RELEMBRANDO ALGUMAS SOBRE CUMPRIMENTO:
É importante lembrar que o cumprimento deve estar associado a olhar nos olhos, cabeça erguida sem demonstrar arrogância, os ombros e peitos abertos, totalizando uma sintonia entre fala e expressão corporal.
NUNCA FAZER UM CUMPRIMENTO DE FORMA MECÂNICA......SEJA AUTÊNTICO, OU SEJA, SIMPLESMENTE SIMPLES......entendeu?
SABER ESCUTAR:
OUVIR = ato de captar ruídos, sons....
ESCUTAR = é compreender e interpretar o conteúdo da comunicação, é o ato de perceber o outro, o cliente, necessitamos de compreender o TODO, captando tudo que vem até nós.....é fazer uma leitura completa da situação, sem preconceitos, sem distrações e julgamentos prévios.
Nunca falar mais do que o cliente, interrompa-o se for necessário com alguma informação relevante.....crie empatia.
Escutar demanda treino. Muito treino. Para qualquer tipo de atendimento precisamos estar treinados.....
AGILIDADE:
Atendimento ágil transmite respeito ao tempo do cliente, transmite respeito a este. Para termos um atendimento ágil necessitamos de que o colaborador esteja MUITO treinado. Muito!!
DICAS SOBRE POSTURA NO ATENDIMENTO:
- NUNCA FAZER COMENTÁRIO NEGATIVO SOBRE A EMPRESA OU COLEGAS DE TRABALHO NA PRESENÇA DO CLIENTE. E NUNCA FAZER ISTO QUANDO ESTIVER LONGE!!!
- NUNCA SE "ESCORAR" EM PAREDES OU BALCÃO (PRINCIPALMENTE COM OS COTOVELOS)
- NUNCA DEBRUÇAR SOBRE ALGO QUE ESTEJA NA MESA OU BALCÃO A SUA FRENTE OU NA DO CLIENTE
- NUNCA MASCAR CHICLETES OU CHUPAR BALA NO ATENDIMENTO
- NUNCA MEXER NO NARIZ....OU NOS DENTES...(SÓ FAÇAM ISTO NO BANHEIRO POR FAVOR...)
- NUNCA COMA NA FRENTE DO CLIENTE OU FALE DE BOCA CHEIA
- NUNCA GRITE OU FALE EM TOM DE VOZ ALTO
- EVITE AO MÁXIMO BOCEJAR
- NUNCA ACHE QUE VOCE É ÍNTIMO DO CLIENTE SÓ PORQUE O CLIENTE É EXTROVERTIDO
- O CLIENTE NÃO É UMA PESSOA PARA QUE VOCÊ DESABAFE OS SEUS PROBLEMAS
- NUNCA FALE DO QUANTO VOCE GANHA OU FORMAS DE REMUNERAÇÃO
Obrigado a todos e até a próxima
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