quinta-feira, 22 de abril de 2010

FALTA DE TRANSPARENCIA NAS INFORMAÇÕES - 22/04/2010

Falta de informação não significa apenas não falar para seu pessoal o que está acontecendo na empresa, pode significar também:

  • Muita galinha para pouco ovo – Se você quiser que uma empresa ou equipe pare de trabalhar, coloque muitas pessoas em cargos de chefia nela. Quanto mais gente dando palpite, pedindo coisas e mandando, menos os projetos e atividades avançam e mais informação errada é disseminada.


  • Burocracia – Na sua empresa, certamente existem documentos ou procedimentos que surgiram um dia e que hoje perderam a razão de ser, ou que foram criados com um fim de segurança mas na verdade são entraves para novos negócios.....mas que continuam a ser repetidos, sempre. Isso significa comunicação inútil, que só fica ocupando o tempo e o cérebro de seus colaboradores. Questione os processos atuais e tente facilitar e simplificar a maneira de trabalhar.

  • Puxa-saquismo – Nada pior que ter funcionários que não pensam no que é melhor para a organização ou para os clientes, mas se preocupam apenas em agradar aos poderosos. Essas pessoas são uma das principais fontes de desinformação de uma empresa.

  • Duas opiniões – Como gerente, é sua função dar o exemplo e pedir que as pessoas sejam honestas e não tenham receio de falar. Tente fazer com que o ambiente seja relaxado o suficiente para que todos possam vir até você e dizer claramente qual é o problema, o que eles não gostam, etc.

  • Reclamações de corredor – Aquelas que ficam só entre os colaboradores e não chegam até você para que possa encontrar uma solução. Ficar reclamando um para o outro não resolve nada e pode levar a um aumento das fofocas – um dos maiores sinais da falta de transparência na comunicação de uma empresa.

  • Reclamações de corredor 2 -- Aquelas que surgem entre os colaboradores, que são verdades que deveriam ter sido comunicadas pela diretoria e não foram e por isso causam descontentamento geral e descrédito a empresa.  Exemplo: vai atrasar o pagamento de salários....então não deixe chegar ao nível descrito acima.......chame todos os colaboradores antecipadamente e explique a situação.

  • Jogo de culpas – Caso você escute com frequência: “Isso não é conosco, é responsabilidade de tal departamento”, significa que os funcionários de sua empresa trabalham em “panelinhas” e não seguem uma visão comum. É difícil ser um profissional correto e com credibilidade quando não se assume a responsabilidade dentro da própria equipe. Lembrem-se que uma academia funciona internamente como uma "rede".

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário