sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DIRETOR, GERENTE OU COORDENADOR, VOCÊ PEDE SUGESTÕES A SUA EQUIPE?? - 14/10/2011

Enquanto  muitos funcionários ficam mais que felizes ao dar sugestões, outros,  entretanto, por falta de confiança ou timidez, deixam de compartilhar suas ideias  com seus colegas e líderes. E a sugestão deles não é menos importante ou pior que a dos outros funcionários que têm mais voz na organização.
Sistema de  sugestões é uma das partes importantes de qualquer empresa. É preciso cada vez  mais pedir que os funcionários participem das decisões, deem ideias, sugiram melhorias, independentemente de quem são ou do cargo que ocupam.
        O  envolvimento pessoal, ou a falta dele, é um fator crítico para o sucesso ou o  fracasso de qualquer liderança. Já está mais que comprovado que funcionários  que se sentem parte da empresa participam ativamente das decisões, processos e  estratégias, ficam mais energizados, são mais produtivos e diminuem o turnover.
      Aqui estão  algumas dicas para implementar um processo de sugestões (via e-mail, por meio  de papel, na famosa caixa de sugestões ou da maneira que você achar mais  conveniente para seus funcionários):    
  1. Elimine  o preconceito de que todas as pessoas assalariadas não estão interessadas em  sugerir melhorias.
  2. Certifique-se  de que todas as sugestões sejam lidas e avaliadas.
  3. Comunique  o que aconteceu com cada uma das ideias, se ela vai ser implementada ou não, por que não, quando, como, etc. 
  4.  Agradeça  pessoalmente cada uma das pessoas que contribuíram, independentemente da ideia  dada.
  5. Divulgue  o impacto positivo das ideias implementadas para incentivar ainda mais a  participação das pessoas.
  6. Enfatize  que qualquer ideia é bem-vinda, e não apenas aquelas que são grandes. As pequenas também são válidas e contribuem para a organização.
  7. Gaste  sua energia arranjando formas de implementar a ideia, e não razões para  rejeitá-la.
  8. Certifique-se  de que a missão e os valores da empresa estejam bem internalizados entre a  equipe para que as sugestões estejam mais de acordo com a estratégia da  empresa.
Converse e eduque sua equipe para que as sugestões estejam relacionadas a um resultado claro, como aumentar a produtividade, reduzir processos internos, economizar tempo ou dinheiro, potencializar oportunidades, simplificar de  alguma forma a vida deles ou a dos clientes. 

P.S. Agradecimento especial a revista Liderança.

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário