Você quer treinar sua equipe e precisa montar um planejamento para realizar o treinamento, focar em pontos estratégicos e obter resultados!
Seguem 6 pontos que o ajudarão a nortear o processo:
- Definir claramente qual conhecimento, habilidade ou atitude será trabalhado e desenvolvido.
 - Definir o “por que precisa ser melhorado?”
 - Quais resultados positivos podem ser alcançados ao melhorar conhecimentos, habilidades ou atitudes?
 - O que acontece se você não melhorar conhecimentos, habilidades ou atitudes?
 - Quais indicadores usaremos para checar se realmente estamos melhorando conhecimentos, habilidades ou atitudes?
 - Como vamos definir sucesso e o ROI (retorno sobre investimento)?
 
E agora seguem alguns pontos que vocês devem ficar alertas para não acontecer em um treinamento:
- Não definir corretamente os objetivos do curso ou do treinamento: o que exatamente vamos desenvolver e melhorar?
 - Apresentar um conteúdo muito teórico, sem aplicabilidade prática imediata: como os colaboradores vão colocar isso em prática no dia a dia e que resultados obterão?
 - Não “vender” o treinamento para os colaboradores: eles não sabem exatamente porque estão ali, nem o que ganharão com aquele treinamento.
 - Entrega do conteúdo ineficiente: o facilitador é chato, sem empatia ou interação com o público, cansativo, com muitos slides, etc.
 - Falta de reforço pós-treinamento: o treinamento acaba e nunca mais se fala sobre o que foi visto no curso e ninguém cobra se está sendo utilizado.
 - Não levar em conta o “mundo real”: alguns cursos aos quais assisti parecem não levar em conta que o colaborador tem outras coisas para fazer além do que está sendo discutido.
 - Falta de cultura da empresa: esse é o maior “matador” de cursos que existe. Nem o dono nem os diretores fazem o curso, não existe um apoio de verdade, os superiores fazem o contrário do que era para ser feito porque acham que são especiais... enfim, há um desalinhamento grande entre o que foi dito no curso e o que se faz de verdade na empresa.
 - Sem suporte para o pós palestra motivacional: é o grande problema dos treinamentos quando está incluído um conteúdo motivacional. As pessoas saem superenergizadas, mas não sabem exatamente o que fazer e logo desinflam, murcham e se desmotivam. Não existe um grupo de apoio ou um trabalho de continuidade para lidar com as mudanças.
 
Obrigado a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário