quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PESSOAS, PROCESSOS OU UM SENTIDO CLARO NO RUMO DIÁRIO? ONDE ESTÁ O PROBLEMA NA EMPRESA? - 17/11/2011

Algumas situações são comuns nas organizações. Por exemplo: Quando se quer melhorar as coisas e não se vê saída, sempre ouvimos a seguinte expressão: Precisamos melhorar o espírito de equipe! ou Vamos trocar este ou aquele!
Os responsáveis pelas empresas acham que sempre estas ações irão resolver os problemas. Parece que as pessoas são sempre o grande fator de desajuste nas empresas, o que não é verdade.

Nos dashboards corporativos, não devemos esquecer que pessoas são apenas um terço da pizza. Também existem processos e ferramentas do modo produtivo, que se não estiverem adequadas, produzem mais dor que felicidade. Sem esquecer que temos que ter nas ações internas de uma empresa ou em qualquer profissão, um sentido claro, um rumo a tomar, para caminharmos, que oriente todo o trajeto de esforços diários.

Logo, quando se fala em teambuilding, deve-se ter em mente não apenas indivíduos e seus supostos gaps, mas todo o processo administrativo envolvido. A análise permanente e consciência disto é muito importante. 

Uma organização significa a união de esforços, visando um fim produtivo e útil, que desenvolve suas atividades dentro de padrões estabelecidos, rumo a objetivos bem determinados.

Portanto, antes de tomar decisões precipitadas e baseadas em emoção ou por informações emocionais de seu funcionário direto por este ou aquele setor, pare e tente visualizar os processos, o fator externo, a estrutura envolvida, passeie pelo local envolvido como se fosse um auditor externo, viva os processos.

Daí, depois de tudo revisado, tome sua decisão. Torço para que seja a melhor!

Obrigado a todos e até a próxima.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo João Laurentino. Realmente muitos empresários estão preocupados somente com o ambiente externo do mercado e esquecem de olhar "dentro de casa". Abraço

    ResponderExcluir