terça-feira, 14 de junho de 2011

NAVEGAR NA WEB É PRECISO MAS TODO CUIDADO É POUCO DURANTE A JORNADA DE TRABALHO - ALGUMAS DICAS !! - 14/06/2011

O uso abusivo das Redes Sociais no trabalho pode levar até à demissão do funcionário, que fica muito tempo utilizando o Orkut, MSN, Youtube, Facebook, entre outras, em detrimento do seu trabalho diário. Outro problema são as mensagens veiculadas nas redes, que podem comprometer a carreira do profissional, e até mesmo a reputação da empresa onde ele trabalha.

Portanto, todo cuidado deve ser tomado para não perder o emprego ou a oportunidade de alguma promoção devido ao que se veicula na internet. Muitas empresas, antes de recrutarem um profissional, acessam seu perfil nas Redes Sociais, buscando informações sobre o mesmo. Isso poderá ser um fator positivo ou negativo, dependendo do que a pessoa está divulgando na internet.

Abaixo, seguem algumas dicas para quem utiliza as Redes Sociais:

1) Se já esteja trabalhando, jamais veicule mensagens falando mal de sua empresa, chefe ou colegas de trabalho. Frases como “odeio trabalhar com Fulano”, ou “Esse trabalho me estressa”, “Fulano é muito chato”, “Quero ir para casa, estou cansado(a) de trabalhar”, “Chega logo sexta-feira”, “Odeio segunda-feira”, entre outras, são perigosas demais e depõem contra a integridade profissional.

2) Jamais poste nas Redes, informações da empresa onde trabalha, principalmente dados que sejam confidenciais, os quais você tenha conhecimento.

3) Não divulgue informações sobre o concorrente da empresa onde você trabalha, como por exemplo: produtos, promoções ou propagandas.

4) Caso esteja procurando uma colocação no mercado, redobre a atenção, principalmente no que diz respeito às informações pessoais. Cuidado com as apologias a religião, sexo, bebidas, etc.

5) Jamais coloque fotos com poses sensuais. Evite mostrar o corpo em fotos na internet, pois muitas pessoas conseguem capturá-las e podem fazer uso indiscriminado das mesmas.

6) Mostre em seu perfil que você está bem informado. Compartilhe informações de diversas áreas de conhecimento.

7) Faça uso do bom humor com cuidado, não utilizando palavras de baixo calão. Isso pode não agradar a quem está buscando profissionais.

8) Mostre em seu perfil habilidades positiva com criatividade e conhecimento, com ética, respeito e cuidado com o que está postando.

Lembre-se: quando se está conectado na internet, o mundo inteiro também está. Utilize-a com cuidado para não colocar tudo a perder. Afinal, navegar é preciso, perder o emprego e uma boa oportunidade de colocação no mercado de trabalho não é preciso!

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário