domingo, 27 de março de 2011

A SUA EMPRESA É COMPETITIVA? SEGUE FERRAMENTA PARA COMEÇAR A DESCOBRIR.....MATRIZ 2 X 2 - 27/03/2011

Vocês já ouviram falar da matriz 2 X 2? quando bem entendida ela ajuda os administradores, dirigentes e gerentes a analisar melhor seus colaboradores. Vou tentar explana-la nas linhas abaixo.
Muitas vezes, erramos ao contratar nossos colaboradores e com o tempo passamos a não perceber valores, deixamos de criar novos desafios, além de esquecermos de motivar e treinar os competentes e de tomar decisões sobre os menos......

  Para entender e usar a matriz 2 x 2 é simples, basta cruzarmos duas linhas e identificar em que situação esses colaboradores se encontram. Vou exemplificar:

» Se o colaborador for de baixa motivação e incompetente, demitir é a solução. Ter pessoas erradas nos lugares certos é igual à maçã podre dentro de uma cesta: logo contamina as outras.

» Se ele for de alta motivação, mas incompetente no serviço, podemos transformá-lo em competente através de treinamentos.

» Se o profissional for competente, mas sua motivação estiver baixa, devemos criar incentivos e motivá-lo. Não podemos desperdiçar competência.

» Agora, se for competente e de alta motivação, você dever criar desafios: coloque-o para treinar outros, ajudando na formação de uma equipe perfeita. Trace um perfil a partir dele e se conseguir contratar outros como ele, certamente sua empresa será vitoriosa, a campeã em vendas e retenção deste mundo fitness e wellness. 


  Parece fácil, mas todas as empresas têm águias, profissionais campeões em todos os setores, que não ficam muito tempo porque os administradores não querem pagar mais por elas. Preferem medianos ou medíocres porque custam menos, apesar de produzirem abaixo da média. a desculpa é sempre a mesma: "não posso pagar".

Que engano pensar assim! Se eu pudesse, teria somente águias em minha equipe, e ninguém conseguiria nos vencer. Infelizmente, isso não acontece, pois ao primeiro sinal de crescimento, logo dividem sua área, transformando um funcionário altamente motivado em pouco motivado e, nesses casos, não adianta tentar motivar.

Se não der valor quando em alta, na queda provocada não será mais possível. E a concorrência estará esperando por ele.

O empresário fitness e wellness sabe que sem paixão, profissionalismo e respeito ao cliente não consegue vender. Pode até ter alguns clientes, aumentando seu Market Share, mas, atualmente, quem não colocar valor agregado em seus profissionais e produtos está propenso a ficar fora do mercado.

  Portanto, revise sua forma de contratar e manter seus colaboradores, pois de nada adiantará saber contratar bem se não souber cuidar de seu time.

As vezes ser um empresário com muitos anos de experiência não quer dizer estar atualizado. Cuidado com o EGO.

Obrigado a todos e até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostei muito do seu blog.
    Foi muito bom ler! Parabéns pelo blog.
    Bjs

    Trabalho como personal e estou criando um blog. Posso colocar o seu como sugestão de leitura?
    juliana.vos@hotmail.com

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