quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VOCÊ VAI DEMITIR ALGUÉM, MAS NUNCA FEZ ISTO ANTES......SEGUE PASSO A PASSO PARA OS CUIDADOS COM UMA DEMISSÃO - 15/09/2010

Você já demitiu alguém ? um belo dia você poderá ter pela frente esta situação.......esteja preparado !!!!! leia com atenção as linhas abaixo:

A empresa e você na demissão:
A empresa deve construir uma política clara para as demissões, para evitar situações arbitrárias.
• Evite problemas legais, a empresa pode ser processada
• Atenção para decisões que possam ser consideradas discriminatórias.
• Nunca comunique a demissão por telefone, carta, "lista" ou através do pessoal do RH. Ela deve acontecer olho no olho, assim como a admissão.
• Nunca tome medidas precipitadas antes da demissão oficial.
• Desrespeito no momento da demissão pode trazer retaliações e manchar a imagem da empresa no mercado. 

Você de frente na demissão: O passo a passo:
1. O processo da demissão deve ser planejado detalhadamente, e neste ponto o suporte da área de RH / DP é fundamental. Defina claramente quem deve ser desligado e tenha em mente, com clareza, o real motivo da demissão. 

2. Dê a notícia na parte do dia que julgar melhor, mas de preferência antes do início da jornada de trabalho do colaborador a ser demitido. Convoque o demitido para uma reunião de preferência curta e tenha sempre em mãos os dados necessários para informar os porquês da demissão. 

3. Prepare-se para administrar a reação emocional do demitido. Se ele se descontrolar, mantenha-se calmo e não tente discutir. Saiba controlar seus próprios sentimentos, que podem ser semelhantes aos do demitido. Demonstre que a empresa não o está deixando na mão e reconhece seu esforço e dedicação durante o tempo de empresa.

4. Esteja pronto para responder perguntas como "Posso voltar para minha sala?" Faça um roteiro do que ele deve fazer assim que deixar a sala e explique claramente o que precisa ser devolvido e o que pode ficar com o demitido. Faça-o assinar a documentação antes de deixar a sala. Caso o demitido não queira assinar informe imediatamente o DP / RH.

5. Quando possível, ajude o demitido a se recolocar e diga sim (SALVO SITUAÇÕES CRÍTICAS,  ANALISE CASO A CASO....) se ele perguntar se pode dar seu nome como referência. 

6. Cuide da comunicação interna e externa. Prepare e informe as pessoas da equipe, comunicando se haverá mais demissões. Dê o exemplo, comunique o tratamento justo dado aos demitidos. 

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário