sábado, 25 de setembro de 2010

QUAL O PAPEL DO LÍDER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE EXCELÊNCIA ? - 25/09/2010

O líder é o responsável em permitir que características sejam desenvolvidas dentro de sua equipe, para que ela deixe de ser apenas um grupo de pessoas com um objetivo em comum, e passe a ser uma Equipe de Excelência. Ele deve dar a direção, compartilhar a visão e o objetivo a ser atingido. 
Permitir que os membros da equipe utilizem a sua inteligência, o seu conhecimento, colocando as pessoas certas nos lugares certos (utilize ferramentas de teoria comportamental); fazendo com que seus talentos sejam explorados, de forma diversificada, executando as tarefas de forma excelente.

Valorize a transparência, a credibilidade, gerando um ambiente de confiança, estimulando a troca de feedback entre todos, começando pela habilidade em receber feedback de sua equipe. Estimular a interdependência, fazendo com que percebam que nenhum integrante da equipe é melhor do que todos juntos.
O líder deve celebrar as conquistas. Tanto dos resultados alcançados, quanto das pessoas que participaram do processo, crescendo e se desenvolvendo...

Então, você, que lidera uma equipe, pergunte-se agora e sempre:

1. O objetivo está claro? Todos da equipe estão engajados com esse objetivo?

2. As pessoas têm espaço para participar das discussões? Você delega e permite que as pessoas executem as atividades com autonomia?

3. Na sua equipe, as pessoas certas estão no lugar certo? Você tem utilizado o talento de cada um?

4. Os membros da sua equipe confiam em você e nos outros membros? Você tem recebido feedback da sua equipe? Existe a cultura de troca de feedbacks entre todos?

5. Você acredita que trabalhando juntos conseguem entregar melhores resultados? E as pessoas da sua equipe, também acreditam nisso?

Se você respondeu NÃO para a maioria das perguntas acima, deve pensar o que você precisa fazer para transformar a sua equipe.... Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas, está no caminho certo, porém, atenção aos pontos que ainda precisam ser aperfeiçoados. Agora, se você respondeu SIM para todas as perguntas, só tenho a lhe dizer: FANTÁSTICO!!!

 Você conseguiu formar uma EQUIPE de EXCELÊNCIA.

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário