quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UM POUCO SOBRE A FUNÇÃO DE COORDENADOR...... - REEDIÇÃO DE POSTAGEM DE 05/02/2010 - 19/08/2010

Relendo minhas postagens desde o início de vida do blog, decidi novamente repetir uma delas, uma que considero muito pertinente a função de coordenação.....segue nas linhas abaixo.....

"Quando nos tornamos coordenadores e não temos experiência anterior ou "alguém" que nos construa aos poucos para um nível de excelência, temos que "correr" para livros de várias áreas que nos forneçam conhecimento e embasamento sobre assuntos pertinentes a função. Livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de Tempo, Coaching, DP e até mesmo O&M.....


A questão que pode surgir é a seguinte: como absorver tanta informação se nunca li sobre estes assuntos? como vou conseguir excelência sobre as competências para o cargo?

A resposta é simples. Humildade acima de tudo para ler e pesquisar, para procurar profissionais mais experientes e pedir informações.....não se preocupe com a demora em alcançar a excelência, lembre-se que você está se construindo, se fortalecendo e adquirindo conhecimento que levará para toda a vida....mas o melhor de toda a questão é que se você foi escolhido para a função, então existe algo a mais, algo que já é bom e pode se tornar sempre melhor......um conselho.....converse muito com a pessoa que o escolheu, ela certamente teve suas razões.

Lembre-se: será ela que o avaliará sempre......

SEGUEM ALGUNS TÓPICOS DA FUNÇÃO DE COORDENADOR:

Recruta a equipe de acordo com os objetivos da empresa e do setor

Procura conhecer os pontos fortes e fracos da equipe (professores e estagiários). Esta ação demanda observação e critérios estabelecidos.

Orienta e potencializa (coach) a equipe tanto na forma de conjunto como individualmente. O Coordenador "constrói" tudo.

Consegue COMPROMISSO da equipe.

Ensina para a equipe como se faz bem feito, treinando-a tecnicamente em nível de excelência, igualando o "pior" com o "melhor" até que exista um só nível.

Ser referência acima de tudo, uma equipe com alguém para se "balizar" é de extrema importância.

Cria metas.

Analisa números da equipe, da empresa e entre estas.

Se auto-avalia (discernimento) constantemente.

Missão, Valores e Visão da equipe..........."



Abraços a todos e até a próxima.

2 comentários: