sexta-feira, 6 de abril de 2012

VOCÊ SABE O QUE É OU JÁ OUVIU FALAR EM RAPPORT? CONHECE NEUROLINGUÍSTICA? - 06/04/2012

A palavra rapport tem origem francesa e significa um processo de assemelhamento com o outro, através de uma combinação de ajuste, igualação, acompanhamento e espelhamento dos comportamentos, com objetivos de estabelecer um processo de empatia, no qual existe conexão entre as partes e fluidez da comunicação. Você pode até não perceber, mas certamente já passou por situações nas quais o processo de rapport foi otimizado ou até mesmo prejudicado. São aquelas situações que definimos como "química entre as partes", situações nas quais mesmo sem saber, você percebe possuir certa afinidade gratuita com a outra parte ou mesmo sente-se desconfortável em relação ao outro.

Bom, mas por que isso acontece? Acontece, porque o ser humano naturalmente se identifica melhor com pessoas semelhantes, e mesmo sem você perceber, o seu cérebro atua identificando no comportamento do outro, traços de personalidade semelhantes ao seu. É neste ponto que entra o processo de rapport, pois agora que você sabe como este processo funciona, e estando você em uma posição de interesse em fazer fluir as suas relações, você pode através da experimentação deliberada do processo de rapport, ajustar o seu comportamento de acordo com o comportamento do outro, em um processo conhecido por "espelhar" no qual você ajusta, acompanha e sintoniza o seu comportamento, de forma a manter-se em semelhança com o outro, até que perceba que houve uma conexão entre a comunicação de ambos e que a relação segue em perfeita sintonia.

Você, como profissional deFitness, costuma oferecer um atendimento personalizado? Você consegue diminuir o ritmo e velocidade da sua voz quando está conversando com alguém que fala mais lento? Consegue imprimir o mesmo volume de comportamentos não verbais quando está reunido com alguém? Ou seja, você personaliza o envio da sua mensagem de acordo com o estilo do seu cliente? Se a resposta é sim, então parabéns, você oferece um atendimento personalizado. Porém, se ficou em dúvida quanto a qualquer um dos exemplos, se dedique neste mês a observar se você consegue entrar nos mesmos canais do seu interlocutor, sintonize-se com ele com o objetivo de estabelecer maior empatia. Neste mês, use e abuse do processo de rapport e rume ao sucesso.

Texto adaptado de anonimo na internet.

Obrigado a todos e até a próxima.

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