terça-feira, 17 de abril de 2012

TEXTO EXCELENTE PARA REFLETIR SOBRE ATENDIMENTO - "A CAMISA AZUL" - 17/04/2012

Após ministrar um seminário em São Paulo voltei ao hotel ao entardecer e mandei passar uma camisa para uma reunião que tinha pela manhã. Tamanha minha surpresa quando a gerência me procurou e informou que um acidente havia acontecido, minha camisa fora brindada com uma enorme marca de ferro logo acima do bolso.
Muito solícito o gerente veio com a solução: eu poderia adquirir outra camisa, sendo que o hotel me reembolsaria o valor correspondente, afinal eram 19h. E o shopping fechava às 22h.

Entrei em várias lojas e a disposição que encontrei nos vendedores foi das piores e não conseguia encontrar uma camisa azul igual à que tinha sido inutilizada.
Até que aconteceu o que eu não previa, mas que muito raramente acontece na vida das pessoas: encontrei uma Vendedora com V maiúsculo.

Ao passar por uma vitrine achei uma camisa azul clara igual a minha; entrei e já na porta fui abordado por um sorriso muito simpático.
- Boa noite, que bom que veio nos visitar.

Surpreso agradeci e pedi uma camisa azul clara igual à que estava na vitrine.
- É para o senhor?
- Sim.
- É para uma ocasião especial ou para o dia-a-dia.
- O senhor usará para combinar com uma roupa em especial?

Nesta hora expliquei o acontecido a ela, que, após perguntar o meu nome, voltou a me pesquisar:
- Que roupa o senhor usará com esta camisa? Qual a cor do seu blazer?
- É um bege claro (na verdade só mulheres sabem a diferença entre as cores marfim (areia, palha e gelo) - respondi.
- Por favor venha até estas araras e me mostre um blazer com a tonalidade próxima dele.
- É muito parecido com este, apontei.
- É bonito, qual a padronagem da gravata?
- É quase esta aqui, indicando ao mostrador de gravatas.
- O senhor aceita uma sugestão?
- Claro! - respondi curioso.

Para minha surpresa ela colocou uma camisa amarelo-claro por dentro do blazer, que já estava em cima do balcão, e fazendo um nó na gravata arrumou o conjunto formando uma composição agradável.
- Senhor Cláudio, note como uma nova composição pode ser agradável, afinal esta cor de camisa pode dar um novo astral ao seu traje, além de valorizar a cor do seu cabelo e da sua pele também. Experimente e veja a bela diferença que esta camisa vai fazer.

Resolvi experimentar e concordei com os argumentos dela.
- A camisa ficou muito boa e a gravata deu um toque especial, é discreta e ideal para se usar em compromissos comerciais - completou.

Realmente me convenceu, estava um belo conjunto.
- O senhor prefere pagar com cartão ou cheque?
- Com cartão!
Enquanto o caixa fazia sua parte ela me dizia que, quando viesse a São Paulo, visitasse a loja e foi preenchendo uma ficha para me enviar um folder com a coleção outono-inverno.
Recebendo um novo sorriso, um aperto de mão e a sacola com a camisa e a gravata vou saindo satisfeito.

De repente estanco na porta. Restou-me uma dúvida, volto e pergunto:
- Você tem a camisa azul clara que eu pedi?
E com um saudável sorriso respondeu:

- Não. Não tenho seu número, mas, da próxima vez que o senhor vier nos visitar, eu terei. Boa noite, senhor Claudio.
Incrível, quando entrei na loja e falei o que queria ela já sabia que não poderia me atender e direcionou a venda me convencendo a levar algo de que dispunha no estoque e me satisfizesse.
Negou-se a dizer: “Não tenho seu número!”

Começou a fazer perguntas para descobrir o que eu realmente queria. Assim, percebeu que o desejo principal era conseguir uma camisa social a tempo de cumprir meus compromissos e que combinasse com o traje que tinha no hotel. Simples assim!
Não aceitou que eu fosse embora nem se portou como uma simples atendente, mas agiu como uma verdadeira vendedora, adequando minhas necessidades a seus produtos, além de adicionar à venda uma gravata. Ela conseguiu me ajudar a tomar a melhor decisão para mim mesmo. Isto é vender.
E lá fui eu de volta com minha camisa e minha gravata nova. Não exatamente da cor que saí para comprar... mas com o meu “motivo de compra” muito satisfeito.

Valeu!!


Texto do Palestrante Claudio Diogo em site não informado.




Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário