domingo, 3 de abril de 2011

LÍDER, VOCÊ TEM CUIDADOS DIÁRIOS COM SUA EQUIPE DE TRABALHO? - 04/03/2011

Para ler e refletir........
  •  Meça e acompanhe

Acompanhe de perto o andamento de seus projetos. O que cada um está fazendo, quais são as áreas em que algo não está correndo bem. Faça reuniões mensais para definição de metas (se possível as metas devem ser individuais. Se possível cada membro da sua equipe deve definir uma meta para si mesmo), e acompanhe cada ação, cada pessoa.... você pode ter uma surpresa no final do mês: o trabalho terá rendido muito mais.

  •  Escreva menos e fale mais

Você não vai conseguir administrar nada da sua mesa. Vá ao campo, ouça, fale com todos, desde o diretor até o porteiro. Informe-se sobre algum problema que possa estar acontecendo, peça sugestões para melhorar. Assim, você vai terá certeza que as pessoas vão entendendo o que você quer delas. Um memorando escrito pode ser interpretado de várias formas, e mesmo ignorado.
Uma conversa é diferente. Além disso, você deve estar em contato com sua equipe, mostrando freqüentemente que eles são especiais, que você acredita neles. Pense nisso como regar uma planta.

  •  Favoreça o espírito de equipe

Reúna sua equipe com o pessoal de vendas, marketing, administração geral. Faça com que todos saibam que estão trabalhando para um mesmo fim. Isso faz com que todos entendam melhor sua tarefa e diminui as brigas internas.

  •  Invista na sua equipe

Treine seu pessoal, não importa quanto tempo eles estão na empresa. Todos têm sempre algo a aprender. E é muito mais econômico investir em cursos agora do que ter problemas depois com funcionários desatualizados e sem preparo nenhum. É só comparar o custo de uma palestra com o de demissão e contratação de uma nova pessoa. Além disso, você terá a certeza de que todos estarão trabalhando no mesmo ritmo, falando a mesma língua. Isso aumenta em muito a produtividade. 

  •  Faça reuniões com ação

As pessoas lembram-se de 10% do que elas ouvem, 20% do que elas ouvem e vêem, e 95% do que elas participam. Faça cada pessoa pegar e experimentar um novo equipamento, fuçar no software, treinar para uma futura apresentação, entre outras. Você e sua equipe podem conhecer várias técnicas, mas precisam treinar para colocá-las em prática. Você pode levar um choque ao perceber como seus subordinados podem desempenhar mal esse teatrinho. A única saída: mais teatro.

  •  Preste contas

Um dos erros mais comuns entre Líderes é que eles pedem a colaboração das pessoas para determinada tarefa, ficam em cima, cobram resultados... e não mostram o resultado final. As pessoas ficam sem saber o porque depois de tanto esforço. Passe sempre para a sua equipe os números finais de um projeto ou tarefa. Isso equivale a um ponto final ou até mesmo o começo de algo maior. As pessoas ficarão contentes e se sentirão valorizadas.

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário