- Passo 1 – Não sobrecarregue sua mente pensando e repensando nas atividades que precisa realizar. Organize-se fazendo uma lista de tarefas. Colocar no papel vai permitir que a lista saia da sua cabeça e fique na sua agenda, medida que evita que sua mente remoa insistentemente aquilo que precisa ser feito.
- Passo 2 – Cuide da sua cabeça. Faça meditação, ou melhor, interiorização, aliviando sua mente da sobrecarga de compromissos. É importantíssimo que você aprenda a dominar seu equipamento mental para evitar que ele sobrecarregue seu corpo com excesso de medo e preocupação.
- Passo 3 – Desfrute deste momento de fim de ano. A ansiedade nos faz viver a ilusão de que o prazer e a alegria são estados que somente viveremos quando todos os nossos problemas estiverem resolvidos. Isso é uma ilusão. Precisamos nos tornar capazes de curtir o momento, seja ele qual for. Nesse caso da correria de fim do ano, curta e aproveite os seus passeios aos shoppings e às lojas, a preparação para as festas e os encontros com familiares e amigos. Sem dúvida, todos esses eventos implicam em trabalho e em muitos contratempos, mas tudo isso faz parte da vida. Aceitar essa realidade lhe dará condições de aproveitar todos os momentos deste seu fim de ano sem ansiedade, mas com alegria e paz no coração, pois esse é o verdadeiro sentido e a verdadeira essência da virada de ano.
Não são os fracassos e as descrenças que movem você e uma empresa, mas sim o sucesso. Aquilo que você faz certo e em que é realmente bom é que vai garantir a sua permanência no mercado.
Por isso, neste fim de ano, mais que fazer promessas e desejos para 2011, quero propor uma reflexão: lembre-se de três coisas que foram cruciais para você atingir o sucesso, fazer uma mudança importante ou permanecer fazendo o que gosta. Vamos lá, preencha mentalmente:
1.
2.
3.
E, agora, faça uma análise utilizando a ferramenta 5W2H para entender o que levou você a atingir essas três coisas. Para quem não conhece, a ideia é analisar:
- O que você fez?
- Quem foi crucial para ajudá-lo?
- Como você fez?
- Onde fez?
- Quando aconteceu?
- Quanto foi necessário? – aqui entram recursos, tempo e, é claro, dinheiro.
- Por que você fez?
Aproveitem !!!
Feliz 2011, obrigado a todos pela companhia e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário