quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UMA BREVE CONVERSA SOBRE CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL..... - 28/10/2010

Alguns de nós, mortais (rsrs) que ainda trabalhamos em empresas alheias, achamos que nosso salário é pequeno. É muito comum ouvirmos dentro das organizações colaboradores dizendo pelos cantos que precisam de aumento pois o que ganham já não atende mais suas necessidades ou expectativas. O fato é que não importa o quanto ganhemos, sempre vamos querer mais.

Isso é agravado quando o indivíduo não controla seu consumo ou pensa que controla...... mas na verdade do dia a dia compra coisas inúteis apenas pela compulsão ou modismo, situação que leva a pessoa a ficar frustada e insatisfeita assim que a euforia das compras passa e ela se depara com a falta de dinheiro e até um maior endividamento.

Nesse ponto um aumento de salário pode resolver a curto prazo. Mas o indivíduo que já tem o mau hábito do consumismo desenfreado, em pouco tempo passará a ver esse "acréscimo" orçamentário como possibilidade de gastar mais.

Mas então qual o segredo do controle financeiro?
É preciso que as pessoas comecem a perceber que o controle existe não pelo que se ganha mas sim pelo que se gasta.

É mera ilusão acreditar que um aumento de 100% no seu salário hoje seria a solução dos seus problemas. Pelo contrário, pode ser a duplicação deles, pois você vai querer alterar seu padrão de vida baseado nessa nova "entrada de valor" o que vai te levar a "saidas" cada vez mais caras como carro novo e passeios a lugares mais sofisticados, "saídas mais frequentes" etc.

Não digo isso por acreditar numa vida de pouco conforto ou "pão-durice". Crescer financeiramente, adquirir bens deve ser uma meta de todo profissional de qualquer área e nível hierárquico, mas isso deve ser acompanhado de PLANEJAMENTO. Ganhar mais não deve ter por finalidade apenas suprir deficits anteriores; deve sim proporcionar ao indivíduo uma melhoria na qualidade de vida, na capacidade de poupar, na possibilidade de planejar novos cursos e graduações para si e para seus filhos.

O controle financeiro é estabelecido quando a pessoa passa a ter seus objetivos bem claros e trabalha em cima destes sem deixar que modismos e afins o influenciem a gastar mais do que havia planejado.

Com isso, o aumento de salário deixa de ser "tábua de salvação" para ser um "pé de meia" para um momento de infortunio ou mesmo para a vellhice que chega mais rápido do que podemos imaginar.
Pense nisso e se PLANEJE!

Obrigado a todos e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário