domingo, 31 de janeiro de 2010

VOCE DORME BEM??

Vamos continuar em vendas......
Seus colaboradores dormem tranquilos? e você, empresário, também?
Com pequenas ações diárias de sua equipe de colaboradores, ou seja, equipe de vendas, recepção, professores e outros, você empresário terá o sono que merece.

CUIDE DE SEUS CLIENTES
É óbvio!!!
Calma, nem sempre o óbvio torna-se óbvio para todos.....
As equipes envolvidas precisam conhecer o cliente e saber o que ele precisa como objetivo. Saber o que ele faz de atividades e o que já foi oferecido......saber sua opinião seja ela positiva ou negativa. Sabendo disto sua equipe já estará fazendo o dever de casa.
Lembram da postagem de 24/01 na qual comentei sobre EXPERIÊNCIA?
É isto, saber sobre o cliente e orienta-lo para novas atividades que lhe sejam adequadas.
FOQUE O CLIENTE.
Empresas que sabem o que os clientes querem e precisam sempre tem um sono tranquilo. Mas qual o segredo para saber o que os clientes precisam?
Simples...comunicação interna, sinergia entre os setores, competência e comprometimento dos profissionais envolvidos.
Simples para as empresas que detêm LÍDERES em suas unidades.

CONCORRÊNCIA
Você se preocupa com a concorrência ou com os resultados que os clientes procuram?
Tenha sua empresa com identidade própria, crie novos serviços e novas atividades dentro das oferecidas......não foque a concorrência mas sempre se mantenha atualizado sobre o que acontece por lá.  Nunca copie de outros seja o que for...se você tem atividades iguais ou parecidas simplesmente estude o que lhe interessa nos outros e use as informações na sua empresa  a fim de melhorar processos e desempenho...... (Benchmarking)
Tudo que traz melhoria e consequentemente satisfação aos clientes se traduz em lealdade deles e muitas das vezes em atração natural dos clientes da concorrência.
Faça todos se preocuparem com os benefícios e resultados que um cliente espera ao adquirir seus serviços. Isto requer conhecimento e proatividade dos colaboradores a fim de que os clientes reconheçam e valorizem a competencia da empresa.

PROATIVO X REATIVO
Trabalhe sempre a proatividade em todos os colaboradores, faça com que conheçam seus processos, a organização dos setores e a execução de forma geral.....faça com que seus colaboradores tornem-se experts em suas funções e participativos nas que lhe estão muito próximas.
Tenha com isso um certo controle de determinadas situações a fim de que possam antecipar possíveis problemas. Esta é a melhor forma de resolvê-los e de você Gestor estar mais liberado para outras situações.....

ASSERTIVIDADE
Contrate pessoas firmes e corretas. Cumpra sempre o que prometeu. Simplesmente cumpra. Em vendas ou qualquer outra função isto é primordial.
Aprenda a dizer NÃO.
Aprenda a dizer SIM.
Ética e integridade são essenciais para o relacionamento de longo prazo com os clientes.

CRENÇA
Colaborador, você acredita e confia nos serviços que sua empresa oferece?
Geralmente os colaboradores de qualquer empresa tem orgulho desta quando identificam que são valorizados, que sua empresa trabalha com serviços de qualidade, pratica preços justos, não tem conflitos internos e outras situações de caráter positivo.
Eles enxergam o valor da marca de sua empresa.........

GESTORES, descubram na sua empresa os pontos que causam insônia a vocês ou a todos.....descubram e simplesmente façam o que tem de ser feito.
Este é um assunto riquissímo e sujeito a longos debates e posicionamentos......espero que as poucas linhas acima possam ser aproveitadas.......e que durmamos em paz!!

Mas ainda deixo uma pergunta para  todos.....O QUE LHE TIRA O SONO EM SUA EMPRESA?

Abraços a todos e até a próxima!!

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