domingo, 24 de janeiro de 2010

VENDAS = PROSPECÇÃO + COMUNICAÇÃO + RELACIONAMENTO

24 de janeiro de 2010 é o início deste Blog......com certeza iremos trocar grandes experiências e além de estreitarmos antigas amizades e fazermos novas, faremos o melhor de toda esta grande e sensacional viagem da vida que é simplesmente melhorarmos a nós mesmos.

1º postagem - 24 de janeiro de 2010

A explosão da mídias relacionadas cada vez mais a saúde e atividade física propiciaram a inclusão no mercado de novos consumidores de produtos fitness e welness. As empresas de atividades físicas trabalham com produtos extremamente parecidos (só mudando a roupagem na denominação da atividade única ou agregadas) e uma publicidade interna sem diferenciais e criatividade (externas são geralmente muito caras), a experiência (o momento do contato empresa / cliente) passou a ser uma saída para o começo deste relacionamento entre consumidores e empresas.
Existem diversas formas de promover experiência, sejam através de ações de marketing (geralmente interno), vendas (equipes de atendimento através de metodologias) e através de experimentação dos serviços (gera grande comprometimento e comunicação perfeita entre equipes e processos). Tudo enfim, leva a procurar tornar os prospects em clientes evangelhistas !!!!
Tendências e necessidades existem, portanto deixo a idéia da utilização de conceitos que são básicos porém a meu ver se perdem quando estamos no dia a dia da empresa......a não ser que tenhamos uma equipe com grande comprometimento  (conseguido através de treinamentos (coaching), feedbacks, exemplos e  valor as pessoas).
MARKETING BOCA A BOCA - INDICAÇÃO
"O ato ou ação de falar ou indicar algo a alguém". Esta é um tipo de ação que existe desde os primórdios da humanidade e é inerente ao ser humano "social'. Próprio da vida em sociedade, é uma necessidade básica de compartilhar coisas boas ou ruins. Todo ser humano já espalhou algum tipo de notícia ou algum fato que trouxe a ele  uma experiência ou surpresa. Estas atitudes passaram a ser exploradas pelas empresas dos mais variados setores sendo muitas vezes usado de forma estratégica e organizada.
MARKETING VIRAL - MULTIPLICAÇÃO
Após o boca a boca inicial, ou seja, quando se torna pandêmico, as empresas passam a utilizar ferramentas tecnológicas de diversos segmentos que visam a facilitar um contato entre pessoas de forma que aconteça uma multiplicação entre estas e outras novas mais rapidamente.
Dentre as ferramentas utilizadas estão o telefone, noticiários, rádio, vídeos etc......mas a que realmente fez a diferença dentre as diferenças foi a chegada da internet. Nada pode ser comparado. Em alguns cliques o conteúdo a ser informado chega de forma avassaladora a lugares que não se espera que chegassem.
BUZZ MARKETING - RELACIONAMENTO
É uma evolução dos dois descritos acima, sendo que as técnicas e características são aprimoradas com ações estratégicas de marketing extremamente definidas, muito elaboradas, continuamente monitoradas e com controle total em relação aos objetivos definidos. Resumindo, buscam um nível maior de conhecimento e relacionamento com o seu público-alvo.
O comprometimento empresa / cliente torna-se a essencia.
BUZZ SALES - VENDAS
Chegamos na venda  !!!
Vender !!!!
Etapa que todo profissional de vendas precisa ter em seu interior, etapa que precisa ser planejada, cuidada, treinada e comunicada como se fosse sempre uma primeira vez......
Preço, formas de pagamento, atendimento, garantias, resultados, confiança....tudo precisa ser atraente e conter informações claras e objetivas......
Treinamento e comprometimento são os termos corretos e que resumem tudo acima.

Mais não se esqueçam do essencial, do primordial.......nada funciona sem que as pessoas certas estejam nos lugares certos. A contratação de forma criteriosa e correta é fator único para o sucesso.

Abraços a todos e até a próxima !!!!!    

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa João Laurentino. Estarei por aqui te acompanhando nesta iniciativa tão esclarecedora.
    Abraços da amiga,
    Cátia Mello.
    (Sócia da FITNESS R9)

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  2. parabens João, Otima ideia, a troca de experiências nessa nossa area realmente é dificil, acredito que ira ajudar muitas pessoas que estão iniciando nesse ramo e até mesmo seus antigos amigos.

    abçs Luiz Marinho

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  3. João, parabéns pelo texto e pela iniciativa, já estamos tirando proveito e espero que possamos compartilhar ainda mais em seu Blog . Parabéns. Fabio Siqueira(Fabinho da pós-graduação)

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  4. Excelente idéia !!!!
    Nem sei se você pensou nisso, mas o blog tbm pode dar continuidade a nossa pós graduação.

    Parabéns !!!!

    Estamos na epoca da experiencia certamente, a retenção ocorrerá se levarmos nosso cliente a melhor experiencia possivel dentro do nosso negócio e o mais dificil que essa experiencia seja excelente diariamente e realizada por todos os funcionarios.

    Abraços
    Aline Calado

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  5. João Carlos,
    Parabéns pela contribuição em tornar nosso mercado mais profissional, facilitando nosso networking.
    Desejo muito sucesso.
    Gde Abç,

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  6. Muito bom João Carlos.
    Iniciativas assim só nos fortalece e auxilia o bom desenvolvimento de nosso mercado.
    Abs,

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