24 de janeiro de 2010 é o início deste Blog......com certeza iremos trocar grandes experiências e além de estreitarmos antigas amizades e fazermos novas, faremos o melhor de toda esta grande e sensacional viagem da vida que é simplesmente melhorarmos a nós mesmos.
1º postagem - 24 de janeiro de 2010
A explosão da mídias relacionadas cada vez mais a saúde e atividade física propiciaram a inclusão no mercado de novos consumidores de produtos fitness e welness. As empresas de atividades físicas trabalham com produtos extremamente parecidos (só mudando a roupagem na denominação da atividade única ou agregadas) e uma publicidade interna sem diferenciais e criatividade (externas são geralmente muito caras), a experiência (o momento do contato empresa / cliente) passou a ser uma saída para o começo deste relacionamento entre consumidores e empresas.
Existem diversas formas de promover experiência, sejam através de ações de marketing (geralmente interno), vendas (equipes de atendimento através de metodologias) e através de experimentação dos serviços (gera grande comprometimento e comunicação perfeita entre equipes e processos). Tudo enfim, leva a procurar tornar os prospects em clientes evangelhistas !!!!
Tendências e necessidades existem, portanto deixo a idéia da utilização de conceitos que são básicos porém a meu ver se perdem quando estamos no dia a dia da empresa......a não ser que tenhamos uma equipe com grande comprometimento (conseguido através de treinamentos (coaching), feedbacks, exemplos e valor as pessoas).
MARKETING BOCA A BOCA - INDICAÇÃO
"O ato ou ação de falar ou indicar algo a alguém". Esta é um tipo de ação que existe desde os primórdios da humanidade e é inerente ao ser humano "social'. Próprio da vida em sociedade, é uma necessidade básica de compartilhar coisas boas ou ruins. Todo ser humano já espalhou algum tipo de notícia ou algum fato que trouxe a ele uma experiência ou surpresa. Estas atitudes passaram a ser exploradas pelas empresas dos mais variados setores sendo muitas vezes usado de forma estratégica e organizada.
MARKETING VIRAL - MULTIPLICAÇÃO
Após o boca a boca inicial, ou seja, quando se torna pandêmico, as empresas passam a utilizar ferramentas tecnológicas de diversos segmentos que visam a facilitar um contato entre pessoas de forma que aconteça uma multiplicação entre estas e outras novas mais rapidamente.
Dentre as ferramentas utilizadas estão o telefone, noticiários, rádio, vídeos etc......mas a que realmente fez a diferença dentre as diferenças foi a chegada da internet. Nada pode ser comparado. Em alguns cliques o conteúdo a ser informado chega de forma avassaladora a lugares que não se espera que chegassem.
BUZZ MARKETING - RELACIONAMENTO
É uma evolução dos dois descritos acima, sendo que as técnicas e características são aprimoradas com ações estratégicas de marketing extremamente definidas, muito elaboradas, continuamente monitoradas e com controle total em relação aos objetivos definidos. Resumindo, buscam um nível maior de conhecimento e relacionamento com o seu público-alvo.
O comprometimento empresa / cliente torna-se a essencia.
BUZZ SALES - VENDAS
Chegamos na venda !!!
Vender !!!!
Etapa que todo profissional de vendas precisa ter em seu interior, etapa que precisa ser planejada, cuidada, treinada e comunicada como se fosse sempre uma primeira vez......
Preço, formas de pagamento, atendimento, garantias, resultados, confiança....tudo precisa ser atraente e conter informações claras e objetivas......
Treinamento e comprometimento são os termos corretos e que resumem tudo acima.
Mais não se esqueçam do essencial, do primordial.......nada funciona sem que as pessoas certas estejam nos lugares certos. A contratação de forma criteriosa e correta é fator único para o sucesso.
Abraços a todos e até a próxima !!!!!
Parabéns pela iniciativa João Laurentino. Estarei por aqui te acompanhando nesta iniciativa tão esclarecedora.
ResponderExcluirAbraços da amiga,
Cátia Mello.
(Sócia da FITNESS R9)
parabens João, Otima ideia, a troca de experiências nessa nossa area realmente é dificil, acredito que ira ajudar muitas pessoas que estão iniciando nesse ramo e até mesmo seus antigos amigos.
ResponderExcluirabçs Luiz Marinho
João, parabéns pelo texto e pela iniciativa, já estamos tirando proveito e espero que possamos compartilhar ainda mais em seu Blog . Parabéns. Fabio Siqueira(Fabinho da pós-graduação)
ResponderExcluirExcelente idéia !!!!
ResponderExcluirNem sei se você pensou nisso, mas o blog tbm pode dar continuidade a nossa pós graduação.
Parabéns !!!!
Estamos na epoca da experiencia certamente, a retenção ocorrerá se levarmos nosso cliente a melhor experiencia possivel dentro do nosso negócio e o mais dificil que essa experiencia seja excelente diariamente e realizada por todos os funcionarios.
Abraços
Aline Calado
João Carlos,
ResponderExcluirParabéns pela contribuição em tornar nosso mercado mais profissional, facilitando nosso networking.
Desejo muito sucesso.
Gde Abç,
Muito bom João Carlos.
ResponderExcluirIniciativas assim só nos fortalece e auxilia o bom desenvolvimento de nosso mercado.
Abs,