quinta-feira, 29 de agosto de 2013

6 dicas para gestores se tornarem bons comunicadores - 29/08/2013

1. Lembre-se de que até mesmo o feedback negativo é uma boa coisa 
Ninguém gosta de ouvir que errou ou, pior ainda, que estragou tudo. Mas se você não disser isso aos seus colaboradores, eles continuarão a errar sem ter a menor ideia disso. Você não precisa ser cruel ou maldoso, mas procure dizer a eles o que é necessário melhorar.

 2. Não seja sutil
Embora você não precise tratar os seus colaboradores com grosseria, ser sutil tampouco vai ajudá-los. Procure ser bem direto e específico sobre o que você está dizendo para que seus funcionários entendam que aquilo não é uma recomendação e sim um pedido.

3. Defina objetivos concretos 
Quando os seus empregados sabem o que você considera importante, 90% dos problemas de comunicação já estão resolvidos. Além disso, saber quais são os objetivos a alcançar também torna as conversas menos delicadas em caso de experiências negativas.



4. Escute as reclamações de seus funcionários
Como você espera que os seus funcionários escutem você se você não os escuta? O fato de você ser o chefe não traz respeito automaticamente, você precisa conquistá-lo. Uma das maneiras mais simples é manter um bom diálogo com os seus colaboradores e, mais que isso, levar as reclamações a sério e tentar resolvê-las.

5. Documente
Em teoria a documentação é o oposto da comunicação no ambiente de trabalho. Entretanto, manter uma boa comunicação com os seus empregados requer que tudo esteja documentado formalmente. As pessoas muitas vezes esquecem aquilo que escutam e o papel do documento é exatamente impedir que isso aconteça.

6. Deixe as coisas importantes para falar pessoalmente
Você pode achar muito mais prático mandar um e-mail ou mesmo deixar um recadinho na mesa dos seus funcionários, mas deixe esse tipo de recurso para conversas informais. Prefira resolver os assuntos referentes aos projetos e trabalhos pessoalmente, em uma reunião. Dessa maneira seus funcionários entenderão que se trata de um assunto sério.

Fonte: (
 http://noticias.universia.com.br/) 

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário