terça-feira, 28 de maio de 2013

EQUIPE DOS SONHOS - 28/05/2013

1 - Uma Equipe dos Sonhos que toda empresa deseja precisa ter elevado comprometimento com a empresa e seus pares, tanto em momentos de calmaria como também nas situações consideradas mais delicadas.....mas o colaborador só se torna comprometido com a missão, os valores e a visão da empresa quando ele compreende o valor do seu trabalho na organização.

2 - A assertividade é outra característica peculiar aos membros de uma Equipe dos Sonhos..... Ou seja, é a habilidade de saber defender suas ideias e seus sentimentos a partir de argumentos plausíveis e, acima de tudo, respeitando a visão e o ponto de vista das demais pessoas.

3 - Os desafios que surgem diante de uma Equipe dos Sonhos são compartilhados e considerados oportunidades de aprendizado, de crescimento pessoal e profissional.

4 - É impossível formar Uma Equipe dos Sonhos sem que exista uma ótima comunicação entre os membros. Para isso, é indispensável que a comunicação torne-se uma via de mão dupla. Em outras palavras: falar e saber ouvir o que o outro tem a dizer devem estar em uma balança equilibrada e todos os níveis hierárquicos precisam estar dispostos a dialogar, a trocar ideias com suas equipes.

5 - Uma Equipe dos Sonhos pede um Líder dos Sonhos. Essa liderança se traduz não apenas por ter competências técnicas, mas também aspectos comportamentais relevantes. Deve manter-se próximo aos liderados, no sentido de dar suporte e não usar a sua posição hierárquica para ser temido e delegar ordens para mostrar quem tem o "poder nas mãos".

6 - Pessoas que buscam o constante desenvolvimento, seja no campo pessoal ou profissional são fortes candidatos para ingressarem na Equipe dos Sonhos  São talentos que vão ao do encontro do autodesenvolvimento e se mantêm do campo de risco, ou seja, da zona de conforto.

7 - Consciência de que o somatório fará a diferença e que o individualismo não existe em uma equipe. A equipe deve sempre manter viva a premissa de que "sozinho não se chega a lugar algum". É somando esforços que os desafios organizacionais são superados.

8 - Diversidade e respeito às diferenças. Se há anos acreditava-se que uma equipe deveria ser formada por profissionais que tivessem características semelhantes, para evitar conflitos e distorções na linha de ações, hoje a postura das empresas de sucesso mostra o contrário. Empresas que se destacam da concorrência mostram que o diverso apresenta-se como um rico ecossistema, aonde as pessoas com suas características somam experiências e criam um rico campo de aprendizado.

9 - Consciência dos colaboradores de que o clima organizacional também é responsabilidade deles. A partir do momento em que se forma Uma Equipe dos Sonhos a empresa observa que seus colaboradores mostram-se preocupados com o ambiente em que passam horas, trabalhando todos os dias. Eles chamam para si a responsabilidade de que eles também contribuem para a saúde da empresa, para um ambiente mais agradável e não apenas cruzam os braços, aguardando que a organização institua alguma ação ou programa específico.

10 - A criatividade é outra característica presente na Equipe dos Sonhos, pois seus membros superam o medo de errar e, consequentemente, as metas são alcançadas dia a dia. Contudo, isso só ocorre quando a empresa obviamente dá respaldo ao colaborador, ou seja, disponibiliza os recursos necessários, escuta atentamente as ideias e valoriza as propostas dos seus talentos. O erro é considerado parte do processo de aprendizagem.

  
Texto de Patrícia Bispo. 



Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário