quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

LIDERANÇA SEM CRIATIVIDADE: BLOQUEIOS MAIS COMUNS.... 02/01/2013



  Liderança sem incitar a criatividade no ambiente é a mais terrível forma de "desmontar" uma empresa e faze-la cair na obviedade. Leiam com atenção dobrada as linhas abaixo:

§  Acomodação. Caracterizada por certo imobilismo, cultivado a partir da valorização da rotina confortável e do “não-desafio” do previsível.

§  Miopia estratégica.Falta de boa percepção do contexto e sua dinâmica. A visão do conjunto é um dos pontos de partida para nossa criatividade. A miopia geralmente nasce de um nível exagerado de egocentrismo.

§  Imediatismo.  Constituído pelo posicionamento simplista de “ir direto ao ponto”. Os que desprezam os atalhos e meandros de um assunto dificilmente vislumbrarão formas “não lógicas de superar dificuldades pela adoção de ações criativas.

§  Insegurança.Comum falta de confiança, peculiar às pessoas com necessidade exagerada de aprovação ou insegurança profissional sobre seu cargo.

§  Pessimismo. Inimigo de todo e qualquer tipo de investimento pelo palpite invariável de que “não dará certo”. Criatividade sempre requer certo "desapego" à segurança do previsível, com uma espécie de “aposta” no incerto.

§  Timidez. Característica de personalidade que inibe a apresentação de atitudes e comportamentos mais assertivos, necessários na discussão das iniciativas peculiares à criatividade.

§  Prudência. Qualidade pessoal que a partir de certo grau passa a se caracterizar simplesmente como medo, como óbvio prejuízo de todas as iniciativas necessárias no campo da criatividade e das inovações.

§  Desânimo. Falta generalizada de motivação e estímulo por vários motivos nem sempre reais, leva a pessoa à posição de não engajamento total, incluindo-se tudo o que se relaciona a criatividade e inovações.

§  Dispersão. Falta de foco pessoal e profissional, situação muitas das vezes não reconhecida pelo próprio. Situação também realçada pela falta de administração do tempo, que dificulta ou impede a implementação de qualquer projeto que não esteja ligado às necessidades imediatas, o que provoca permanentemente adiamento das iniciativas inovadoras.


Sei que é difícil, mas você se vê em algumas destas linhas acima? ou então enxerga alguém da sua empresa?


Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário