domingo, 16 de dezembro de 2012

O LIDER x O GERENTE...UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS DIFERENÇAS - 16/12/2012


O Líder é o responsável pelo crescimento profissional de cada um dos colaboradores que ele tem a seu cargo. Por isso, seu trabalho não termina com a informação que ele possa prestar ao colaborador do que este faz bem ou onde apresenta carências. O líder deve motivar o colaborador a buscar soluções e pô-las em prática.
Alguns profissionais parecem não ver a diferença entre gerir e liderar. A diferença é realmente muito simples e é crítica para a gestão de um negócio baseado na satisfação do cliente. Os gerentes são contratados por uma única razão: para resolver problemas
Num mundo ideal, sem nenhum problema, os gerentes não teriam o que fazer. Mas vivemos num mundo onde os problemas sempre estão acontecendo...os problemas são a penalidade da vida. Num negócio onde se está tentando satisfazer o cliente, e, se possível, fazê-lo feliz, os gerentes são peças críticas, eles são as pessoas que devem resolver os problemas de seus clientes.

Os líderes previnem problemas. Isto significa que eles basicamente olham para a frente. Precisam ser capazes de ver como algum problema atual pode ser melhorado ou até mesmo eliminado no futuro. Os gerentes, por outro lado, olham para trás, eles precisam coletar os fatos necessários para resolver os problemas existentes – e que começaram no passado. Precisamos dos dois tipos de pessoas, mas os líderes são sui generis e muito difíceis de encontrar.
Quando mencionamos os princípios de Liderança podemos afirmar que liderança não é uma recompensa, é um constante desafio. Liderança é ação, um constante movimento para a frente com vigor e sendo mais rápido que os concorrentes. Liderança é progresso, uma firme convicção de que o que é excelente hoje precisa ser superado com a chegada do amanhã. Liderar é atrair seguidores, afinal de contas é lidar com gente, conhecer pessoas, entender suas necessidades e desejos, ajudá-las a alcançar satisfação.
Um líder deve levar em conta que as relações se fazem mais e mais complexas, as pressões para melhorar a qualidade ou controlar os custos são cada vez maiores, seu próprio trabalho depende cada vez mais do apoio que lhe possam prestar outras pessoas que não pertencem à sua área de influência. O líder precisa a cada dia  fazer e conseguir mais dispondo de menos recursos. Sempre estão a ponto de ocorrer, ou já estão ocorrendo mudanças importantes dentro da empresa e não se esquecer de que o melhor ensino é o exemplo.

Reflitam sobre o texto acima e respondam para simesmos se algo parecido ocorre na sua empresa.


Obrigado a todos e até a próxima. 



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