terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DELEGAÇÃO X AUTORIDADE......AS DIFERENÇAS E AS NUANCES!! - 25/12/2012


A autoridade é a faculdade de que está investida uma pessoa dentro de uma organização para dar ordens e instruções e exigir que estas sejam cumpridas por seus subordinados, com a finalidade de realizar as ações apropriadas para a consecução dos objetivos do grupo.
É na delegação que se manifesta claramente a essência da direção e o exercício da autoridade, já que, se administrar é "fazer através de outros", a delegação é "a concessão de autoridade e responsabilidade para agir".
Delegar é agir por intermédio dos outros.
Alguns chefes acham que delegar é um processo simples, basta mandar fazer e pronto. Afinal de contas, pensam, delegar é pedir que o subordinado execute uma tarefa, pois para isto está sendo pago.
Muitos confundem delegar com designar. Quando um superior fala: “Deleguei a Carlos a incumbência de digitar esta carta ”, na verdade fez uma designação de tarefas e não delegação. Na delegação, o líder partilha sua responsabilidade, dá liberdade para o liderado decidir em seu nível e oferece autoridade compatível. 
Delegando, estimula-se o subordinado a aparecer, descobre-se talentos, capacita-se as pessoas para assumirem maiores responsabilidades que conduzem a melhores resultados motivando-os e fazendo-os participar da realização dos objetivos.
Delegando, sobra tempo para planejar, avaliar, coordenar, deliberar, decidir, pensar, criar... delegando, a responsabilidade é compartilhada, tornando-se mais significativa.  Delegando atribuições nota-se que as pessoas são capazes de agir por conta própria, são criativas e saem de situações difíceis....além de você conseguir o respeito de seus subordinados, desenvolvendo-os e capacitando-os diante deles mesmos.

Quando delegamos:
. Delimitar claramente a autoridade e a responsabilidade delegada, as vezes por escrito, a fim de evitar conflitos, duplicidade de funções, fuga de autoridade, etc.
. Especificar claramente metas e objetivos da função delegada.
. Capacitar e confiar no pessoal a quem se vai delegar.
. Estabelecer padrões de atuação, de tal maneira que se fomente a iniciativa, criatividade e lealdade para com a organização.
Demonstrar interesse no desempenho do empregado, em relação ao que lhe foi delegado.

A  quem delegar?

A quem  está disposto a se envolver e não a quem está apenas  “à disposição”. Estar disposto é bem diferente de estar à disposição.


Obrigado a todos e até a próxima.

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