domingo, 15 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É METANÓIA? - 15/01/2012

"Compreender o significado de Metanoia, que significa mudança de mentalidade, é compreender o significado mais profundo de aprendizagem."
Peter Senge

Metanóia, palavra grega que significa mudança de comportamento, mudança no pensar e no sentir. Conversão interior. Mudança de vida. Palavra relacionada a aprendizado.

Ao longo dos tempos, tem-se adulterado o sentido de aprender: para muitos aprender é sinônimo de receber informação (por exemplo, quem lê um livro rapidamente tende a assumir que já "aprendeu" tudo o que consta desse livro). Mas, na verdade, aprender é muito mais que acolher passivamente informação; aprender implica compreender o mundo e a nossa relação com ele, tornarmo-nos capazes de fazer algo que não éramos capazes de fazer, ampliar a nossa capacidade de criar e consequentemente recriarmo-nos.

Transpondo este conceito para o domínio das organizações, uma organização aprendente é aquela que continuamente expande a capacidade para criar o seu futuro; aquela que se dedica a uma aprendizagem não só para sobreviver, mas também para aumentar a sua capacidade de criar. É uma organização em que as pessoas descobrem qual a realidade do presente, qual a realidade ambicionada no futuro e como mudar de uma para outra; em que não se tomam como garantidos os paradigmas com que se percebe o mundo que, por vezes, deturpam a realidade e escondem as forças a dominar para concretizar tal mudança.

Está aí um gostinho do que é Metanóia....agora é com vocês, pesquisem mais e tentem entender como ela se aplica na sua empresa, ok?

“Não sendo prisioneiros do nosso pensamento seremos os criadores do nosso futuro”.


Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário