sexta-feira, 12 de junho de 2020


                                       MUST UNIVERSITY - Florida - USA


       ARTIGO PARA A DISCIPLINA: EDU630 - Cultura e evolução da tecnologia educacional



      GESTÃO E DESAFIOS DA DIVERSIDADE NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
             MANAGEMENT AND CHALLENGES OF DIVERSITY IN EDUCATIONAL INSTITUTIONS


João Carlos Laurentino de Souza1




RESUMO: Este trabalho consiste em analisar Gestão e Desafios da Diversidade nas Instituições Educacionais, de modo avaliar os desafios enfrentados por educadores e gestores na construção de novas práticas pedagógicas e administrativas. Assim tendo por finalidade responder a seguinte questão: Quais os desafios que a Gestão educacional tem enfrentado para trabalhar com a diversidade escolar? Este trabalho aborda o método descritivo através de pesquisas bibliográficas que serão realizadas a partir de livros, artigos científicos e fontes eletrônicas confiáveis que enfatizam informações sobre uma nova visão da gestão da educação, envolvendo mudanças nos sistemas educacionais, nas organizações e funcionamento das escolas, nas atitudes e práticas dos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade Cultural; Gestão Escolar; Políticas Educacionais.


ABSTRACT: This work consists of analyzing Management and Challenges of Diversity in Educational Institutions, in order to evaluate the challenges faced by educators and managers in the construction of new pedagogical and administrative practices. So with the purpose of answering the following question: What are the challenges that Educational Management has faced to work with school diversity? This work addresses the descriptive method through bibliographic searches that will be carried out from books, scientific articles and reliable electronic sources that emphasize information about a new vision of education management, involving changes in educational systems, in the organizations and functioning of schools, in teachers’ attitudes and practices.


KEYWORDS: Cultural Diversity; School Management; Educational Policies.

1 .Discente do Mestrado em Tecnologias Emergentes em educação. Contato: laurentinomestrado@gmail.com

INTRODUÇÃO

As reflexões contempladas neste artigo têm como foco Gestão e Desafios da Diversidade nas Instituições Educacionais, a qual propõe uma nova cultura organizacional que tem gerado mudanças na construção de novas práticas pedagógicas e administrativas que respeitem a diversidade e contribuam para a inclusão social.
Todavia, diversidade é entendida como construção histórica, social, cultural e política, sendo que o foco central são os jeitos sociais, os quais deve ser entendido como cidadãos de direitos. Segundo Fleury (2000, p. 20), o conceito de diversidade que tem sido definido “como um mix de pessoas com identidades diferentes, interagindo no mesmo sistema social”.
De acordo com ponto de vista político e epistemológico dos movimentos sociais, os sujeitos de direitos são diversos em raça, etnia, credo, gênero, orientação sexual e idade, entre outros. As quais têm sido tratada de forma desigual e discriminatória ao longo dos séculos, assim, tornando para os dias atuais, um grande desafio principalmente para área educacional.
A partir das reflexões sobre Gestão e Desafios da Diversidade nas Instituições Educacionais, destaca-se que a questão da diversidade nas políticas educacionais e no campo da gestão escolar necessita de mais estudos, uma vez que “a literatura tem privilegiado aspectos relacionados ao currículo, aos conteúdos e às práticas pedagógicas, na perspectiva da oposição à homogeneidade, à padronização e à uniformização do antigo modelo” (CARVALHO, 2012, p. 1), ou seja, ao âmbito relativo à gestão escolar. Diante dessa afirmação a pergunta é: Quais os desafios que a Gestão educacional tem enfrentado para trabalhar com a diversidade escolar?
Hipótese: No movimento mundial de valorização da diversidade, surgem uma nova visão da gestão da educação, envolvendo mudanças nos sistemas educacionais, nas organizações e funcionamento das escolas, nas atitudes e práticas dos professores.
Metodologia: Este trabalho aborda o método descritivo através de pesquisas bibliográficas que serão realizadas a partir de livros, artigos científicos e fontes eletrônicas confiáveis que enfatizam informações sobre a Gestão e Desafios da Diversidade nas Instituições Educacionais.






FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Atualmente no Brasil, o foco das políticas públicas tem sido o da adoção de um sistema de gestão democrática, com mecanismos que permitam a ampliação da participação dos sujeitos no processo de tomada de decisões em todos os níveis do sistema educacional, com finalidade de dar voz à diferença e respeitar a diversidade cultural e regional.
Para Cox (1994, p. 11) a gestão da diversidade significa planejar e executar sistemas e práticas organizacionais de gestão de pessoas, de modo a maximizar as vantagens e potenciais da diversidade e minimizar as suas desvantagens.
A diversidade no contexto educacional Brasileiro, tem gerado grandes desafios, assim, a gestão da diversidade tem proposto uma nova cultura organizacional, educadores e gestores tem lutado na construção de novas práticas pedagógicas e administrativas que respeitem a diversidade e contribuam para a inclusão social, Com destaque para a construção de práticas que valorizem as diferenças, o respeito às opiniões divergentes, o acatamento e valorização da diversidade obscurecida pelos chamados discursos dominantes que defendem a promoção da paz e a coesão social (CARVALHO, 2012).
Em âmbito educacional, a diversidade deve ser dada de uma forma em que faça a criança desenvolver a mentalidade, uma das sugestões seria a reorganização do projeto político-pedagógico, o qual poderia fazer do tema diversidade uma ação institucional, dentro do espaço escolar e a partir das observações pensar em ações que possam contribuir para o respeito e melhora da convivência.
Recomenda-se, na sala de aula, que o professor desenvolva um conjunto de atividades destinadas a promover a compreensão, a aceitação e a valorização das diferenças; estimular a aprendizagem cooperativa entre alunos e alunas; incentivar atitudes de respeito por parte de todos os alunos(as); criar um tempo para ouvi-los, tanto em grupo quanto individualmente; fazer com que nenhuma criança seja “invisível” e participe efetivamente nas diversas atividades; desenvolver um relacionamento coerente e justo que gere confiança nos educandos(as); criar a consciência de que a comunicação com os alunos(as) pressupõe tanto ouvir quanto falar (DELORS, 2001; BRASIL, 1997; BRASIL, 2005).
Assim, a diversidade é concebida como um trunfo para otimizar o processo educativo e não como empecilho à própria aprendizagem. Mediante essas práticas, promover-se-ia uma sociedade mais inclusiva.
Os desafios da diversidade diante das novas tecnologias têm sido constantes, pois atualmente vivencia-se um avanço na tecnologia onde é possível obter dados, informações e se comunicar com o mundo em tempo real. No entanto, as novidades tecnológicas no mercado têm gerado conflitos, situações antagônicas, especialmente frente às diferenças sociais, as quais são acentuadas na sociedade, onde o regime capitalista exclui a grande maioria, tornando assim um grande desafio para a gestão escolar.
O papel da gestão escolar diante das novas tecnologias vai além de gerir a escola e o seu funcionamento. Assim, pressupõe uma nova cultura organizacional, na qual a diversidade não seja tratada como um problema, mas como uma riqueza que pode contribuir para a boa convivência e a maior aprendizagem de todos.
Através da inserção das TICs, a escola tem permitido um novo paradigma de educação, intensificando a comunicação, compartilhando a troca de conhecimentos em diferentes espaços, assim provocando alterações no processo de ensino, desta forma favorecendo a democratização das tecnologias a comunidade escolar, “tornar utilizáveis os recursos tecnológicos” (ALMEIDA, 2009, s/p).
Através do auxílio tecnológico computacional, o diretor dispõe das informações necessárias para acompanhar tanto as atividades pedagógicas quanto as administrativas, desenvolver procedimentos de gestão compartilhada e redimensionar o fluxo de informações, de modo a agilizar a comunicação e favorecer o diálogo entre todos os membros da comunidade escolar, bem como a troca de experiências e o desenvolvimento de processos colaborativos com outras escolas e organizações.


     CONCLUSÃO

Diante do exposto, o tema buscou analisar Gestão e Desafios da Diversidade nas Instituições Educacionais, leva-nos a compreendê-la sob a ótica das diferenças e das desigualdades as quais tem gerado um grande desafio para gestão escolar. Pois, o entendimento da diversidade como construção social constituinte dos processos históricos, culturais, políticos, econômicos e educacionais não é mais entendida como um “problema” e sim, passou a ter mais espaço na sociedade.
A gestão da diversidade tem proposto uma nova cultura organizacional, na construção de novas práticas pedagógicas e administrativas que respeitem a diversidade e contribuam para a inclusão social, com destaque para a construção de práticas que valorizem as diferenças.
Observa que em meio a diversidade cultural, a escola em alguns casos torna-se a única fonte de acesso às informações e aos recursos tecnológicos das crianças, famílias e da classe trabalhadora baixa.
Sendo assim, a tecnologia também tem contribuído com a gestão escolar, favorecendo o diálogo entre todos os membros da comunidade escolar, possibilitando a comunicação entre todos os membros da comunidade escolar.


REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. 2009.
BRASIL. Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005. 476 p. – (Coleção educação para todos; 6).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.
CARVALHO, E. J. G. Educação e Diversidade Cultural. In: CARVALHO, E.J.G.; FAUSTINO, R. C. (org.). Educação e Diversidade Cultural. 2. ed. Maringá: Eduem, 2012.
COX, T. Cultural diversity in organizations: theory, research and practice. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 1994.
DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional Sobre a Educação Para o Século XXI.
FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural – experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 3, 2000.




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