quinta-feira, 17 de abril de 2014

3 P's......para pensar e discutir com suas equipes.... - 17/04/2014

1. Propósito: Define qual a missão do vendedor dentro da estratégia comercial da empresa

  • Qual é exatamente sua ‘missão’ como Prof/vendedor /a?
  • Todos os prof/vendedores da empresa SABEM a resposta?
  • Todos os Prof/vendedores da empresa dão exatamente a mesma resposta?
  • Todos os Prof/vendedores da empresa estão agindo de acordo com essa missão no seu dia a dia?

Como melhorar o 1º P, de “Propósito”: definir claramente a missão do prof/vendedor (missão envolve, mas vai além do job description, ou descrição de cargo), alinhar todos os vendedores nessa missão, treinar e desenvolver os prof/vendedores a praticarem a missão, criar indicadores que avaliem mensalmente se a missão está sendo alcançada, feedback em grupo e individual para melhoria contínua.

2. Psicologia vencedora: Define a qualidade dos pensamentos e atitudes dos prof/vendedores

Qual tem sido a qualidade dos seus pensamentos (ou da equipe técnica/comercial) em relação a:

  • Planejar e organizar seu tempo?
  • Atingir suas metas?
  • Prospectar novos clientes?
  • Buscar novas oportunidades para se desenvolver?
  • Trabalhar produtos serviços de maior valoer agregado?
  • Vender valor e não preço baixo/descontos?
  • Potencializar oportunidades dentro da própria carteira de clientes?


 Como melhorar o 2º P, da “Psicologia Vencedora”: Plano de Ação Individual para melhoria contínua dessas atitudes. Ou seja, feedback objetivo também sobre atitudes e comportamentos, e não apenas sobre resultados, faturamento, etc.

3. Produtividade: Define metas, indicadores, eficiência, eficácia

  • Quais atividades de vendas são prioritárias? As mais comuns: prospectar, atender clientes da carteira atual (% de positivação), recuperar clientes inativos, vender mix produtos/ serviços, trabalhar descontos de maneira mais estratégica, etc.
  • Por que elas são prioritárias? (Reason, why)
  • Como essas atividades prioritárias são medidas? (Indicadores de performance)
  • Como cada vendedor/a do grupo está evoluindo em relação aos seus indicadores e metas individuais?

Como melhorar o 3º P, de Produtividade: Plano de Desenvolvimento e Ação Individual para melhoria contínua desses indicadores de performance relacionados especificamente à atividades de vendas. Note que mais uma vez reforço a importância do feedback sobre outros assuntos além dos resultados finais. Vejo empresas demais discutindo meta, faturamento, comissões, e pouquíssimo tempo discutindo de maneira séria, organizada e produtiva o que realmente interessa: atitudes, comportamentos e processos/atividades de venda.


Atenção:
É fundamental dar feedback não apenas sobre os resultados finais, mas principalmente sobre o que levou a esse resultado. Só assim você pode melhorar de maneira contínua, inteligente e sustentável.

Obrigado a todos e até a próxima.

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