terça-feira, 2 de julho de 2013

POSITIVIDADE DIÁRIA - 3 para 1: o índice de positividade que pode mudar sua vida - 02/07/2013

A positividade tem inúmeros pontos... Positivos, como não poderia deixar de ser. Já está comprovado que a positividade melhora o humor, a saúde, o rendimento no trabalho, o foco, a criatividade e a inovação e os relacionamentos.
Por isso, recomendo que faça o “Teste da Positividade”, criado pela professora Barbara Fredrickson, para ver como anda a sua relação pessoal entre positividade e negatividade.

Teste: como você sentiu-se nas últimas 24 horas? Analisando seu dia e usando a escala de 0 a 4 abaixo, indique como você se sentiu em relação a estas situações. Exemplo, se em algum momento do dia você sentiu MUITA alegria, coloque 4. Se não teve nenhum momento de alegria, coloque 0. Se sentiu alegria, mas não muita, só um pouquinho, coloque 1 ou 2. E assim por diante.

0 = nada
1 = um pouco
2 = moderadamente
3 = bastante
4 = muito!

01) Senti-me divertido, interessado ou descontraído?
02) Senti-me brabo, irritado ou incomodado?
03) Senti-me deprimido, humilhado ou desgraçado?
04) Senti-me admirado, maravilhado, positivamente surpreso?
05) Senti-me desdenhado, zombado, desprezado?
06) Senti-me desgostoso ou revoltado?
07) Senti-me envergonhado ou negativamente surpreso?
08) Senti-me grato e apreciativo por alguém ou alguma coisa?
09) Senti-me culpado ou arrependido?
10) Senti ódio, desconfiança ou suspeita?
11) Senti esperança, otimismo ou coragem?
12) Senti-me inspirado?
13) Senti-me curioso, alerta ou interessado?
14) Senti-me alegre ou feliz?
15) Senti-me amado, reconhecido, compreendido?
16) Senti-me orgulhoso ou autoconfiante?
17) Senti-me triste ou infeliz?
18) Senti medo ou temor?
19) Senti serenidade, contentamento ou paz?
20) Senti stress, nervosismo ou excesso de pressão?

Resultado:
a) Para cada item com nota 2, 3 ou 4, coloque um sinal de positivo (+) ao lado.
b) Para cada item com nota 1 ou 0, coloque um sinal de negativo ( - ) ao lado.
c) Conte quantos (+) você teve e quantos ( - )
d) Calcule seu índice de positividade dividindo o número de positivos pelos negativos.
O índice ideal é de 3/1 ou seja, 75% ou mais.

Um líder pode depois trabalhar esses escores para analisar por que uma pessoa, um departamento ou uma filial estão com baixos índices (e o que fazer para melhorar).
E também analisar as pessoas e os departamentos com altos escores de positividade, para entender e aprender o que eles estão fazendo para ter esses resultados.
Lembre-se: nossa tendência natural é de dar mais atenção aos pensamentos e situações negativas (volume mais alto) do que aos pensamentos e situações positivas.
Líderes que quiserem aumentar o engajamento da sua equipe precisam naturalmente dedicar-se a melhorar este número. Ele não virá naturalmente. Se você deixar a coisa solta, naturalmente os escores de positividade têm a tendência de ficar fora da zona de alta produtividade.


75% de positividade, ou 3 / 1: esse é o número que você está buscando.

Texto de Raul Candeloro.

Obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário