terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MERITOCRACIA - O QUE É E COMO FAZER ACONTECER NA SUA EMPRESA, SEJA ELA DE QUALQUER TAMANHO !!! - 13/12/2011

Quem merece crescer  na sua empresa ???
  
          Uma política de meritocracia garante que os melhores colaboradores de uma  empresa cresçam de forma justa e ajuda a montar uma equipe coesa.
    Se você quer  começar a implementar algo parecido com seus funcionários, precisa, antes de  qualquer coisa, entender algumas questões básicas sobre o assunto e eliminar alguns mitos:

 Meritocracia não é coisa só de empresa  grande:

 Gustavo Periard, criador do site Sobre Administração e pesquisador de práticas de liderança, explica que, como a meritocracia diz respeito à forma como os  gestores avaliam o desempenho dos seus funcionários para promovê-los a cargos  mais altos da empresa, para o sistema funcionar não é necessário que a  companhia seja grande. Além disso, por não exigir altos investimentos  financeiros – é possível colocar a ideia em prática apenas utilizando a boa  vontade dos participantes –, o sistema se torna fácil de ser aplicado também  nas micro e pequenas empresas. Silvia Osso, consultora empresarial, concorda e  acrescenta: “O sucesso da prática é mais uma opção de cultura organizacional do que de porte da empresa”.

Profissionais de todos os níveis  hierárquicos devem ser avaliados e reconhecidos pelo seu desempenho:

 Na  Ambev, por exemplo, tanto estagiários quanto grandes executivos participam da  política de meritocracia. E deve ser assim  em qualquer companhia que deseje implementar esse sistema. “A melhor forma de  manter o espírito de competição saudável é valorizando os profissionais pelo  seu trabalho e talento, pois é isso o que garante a continuidade e a expansão dos negócios”, afirma Silvia. Por isso, a melhor opção é a de utilizar essa  metodologia para todos os integrantes do quadro da organização.
Meritocracia não é a mesma coisa que plano de cargos e salários – “Apesar de intimamente ligados, já que ambos valorizam os colaboradores  de uma empresa, plano de cargos e salários e meritocracia não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro foca apenas na distribuição hierárquica dos cargos em relação ao desempenho, o segundo foca também – e principalmente – no  desempenho diante dos resultados da empresa”, explica Silvia.

Como qualquer política empresarial, a meritocracia, além de possuir várias qualidades, possui alguns defeitos.

Vantagens:
  • Colaboradores  mais engajados, pois se sentem importantes para o crescimento da empresa e  sabem que seus resultados trarão frutos para ambas as partes – e não apenas para  os chefes.
  • Profissionais  mais motivados, pois sabem que seu crescimento dentro da companhia depende  apenas deles e que bônus e remunerações extras estão programados em caso de  cumprimento de determinadas metas.
  • Transparência  dentro da empresa, garantindo maior confiança e maior sensação de bem-estar  dentro da companhia, o que, mais uma vez, colabora para a existência de profissionais mais  engajados e motivados.
  • Resultados  mais satisfatórios, ocasionados por uma equipe mais bem treinada e que conhece  melhor a empresa e todos os processos dela.
Desvantagens:
  • Às  vezes, a empresa que estabelece a política de meritocracia naturalmente  pressiona os colaboradores para que eles batam suas metas e sejam reconhecidos  por isso. No entanto, em muitos casos isso acaba prejudicando o profissional,  que, sob pressão, não consegue os resultados que normalmente obteria.
  • Possíveis  “ciumeiras” ocasionadas pela promoção de um colaborador, em detrimento de outro.
Texto retirado da revista Liderança. Agradecimento especial ao seu editor-chefe Júlio Clebsch.

Obrigado a todos e até a próxima.

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