Li este texto em minhas pesquisas na web e o reproduzo pelo
alto valor em informações para o nosso mercado. Este texto é do profissional
José Roberto Marques é presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, e
Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais
de 25 anos de experiência em desenvolvimento humano.
Segue o texto:
A capacidade de gerir e liderar pessoas e equipes não é e
nunca foi tarefa fácil. Nos dias de hoje, liderar é muito mais que distribuir
tarefas, supervisionar e apresentar números ao final de cada mês.
A liderança hoje tem como foco as pessoas, e não mais lucros
e números. É claro que resultados são importantes para a empresa, mas
entende-se, que equipes e colaboradores motivados, preparados e satisfeitos,
produzem mais, melhor e em menor tempo.
A primeira característica de um bom líder é interessar-se
por pessoas, gostar de ouvir, e entender por que elas se comportam de determinadas maneiras,
em determinadas ocasiões. Estando atento aos objetivos de cada um de seus
liderados, o líder tem maiores chances de alinhar estes objetivos aos anseios e
expectativas da organização.
Esse profissional deve saber os momentos certos para falar
com seus liderados, não dar várias ordens ao mesmo tempo, ter prioridades, ser
organizado, ter inteligência emocional, estas são alguns aspectos de uma
liderança eficiente e que visa os resultados extraordinários.
Ao se deparar com adversidades o líder deve criar novas
formas de agir e de se comportar. Não se sentir intimidado pela situação e conseguir
visualizar nesta uma oportunidade de crescimento tanto para si, quanto e
principalmente, para seus liderados. Nos momentos de mudança, apresentar os
benefícios e oportunidades que cada um terá com as novas formas de trabalho.
Com isso, ele oferece um ambiente seguro e confiável e
transmite credibilidade aos seus liderados. Realizando um trabalho, pautado
nestas características o líder consegue construir relações cada vez mais
saudáveis com sua equipe, conduzindo-os e influenciando-os a realizar suas
tarefas de acordo com o planejamento que foi proposto. Além disso, ele consegue
reter cada vez mais talentos ao seu redor.
Diante disto, terá maiores oportunidades de despertar o
potencial infinito que há em cada um dos membros de sua equipe, bem como de
desenvolver a autoliderança e autonomia nestes, que são capacidades essenciais
que todo colaborador deve ter.
Empresas são resultados de pessoas, essa é a nova filosofia
das organizações, e o líder deve acreditar e viver isso. Conduzindo seus
liderados, fazendo com que eles saibam que fazem parte dos processos e
principalmente dos resultados.
E ao alcançar cada objetivo proposto dê feedback, ressalte
os pontos positivos e os de melhoria, de cada um e da equipe como um todo. E
não se esqueça do principal, a celebração. Celebre cada conquista com sua
equipe, isso os incentivará e os motivará a iniciarem novos projetos.
Obrigado a todos e até a próxima.
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