Liderança sem incitar a criatividade no ambiente é a mais
terrível forma de "desmontar" uma empresa e faze-la cair na obviedade. Leiam com
atenção dobrada as linhas abaixo:
§ Acomodação. Caracterizada por certo
imobilismo, cultivado a partir da valorização da rotina confortável e do
“não-desafio” do previsível.
§ Miopia estratégica.Falta de
boa percepção do contexto e sua dinâmica. A visão do conjunto é um dos pontos
de partida para nossa criatividade. A miopia
geralmente nasce de um nível exagerado de egocentrismo.
§ Imediatismo.
Constituído pelo posicionamento simplista de
“ir direto ao ponto”. Os que desprezam os atalhos e meandros de um assunto
dificilmente vislumbrarão formas “não lógicas de superar dificuldades pela
adoção de ações criativas.
§ Insegurança.Comum falta de confiança,
peculiar às pessoas com necessidade exagerada de aprovação ou insegurança profissional sobre seu cargo.
§ Pessimismo. Inimigo de todo e qualquer tipo
de investimento pelo palpite invariável de que “não dará certo”. Criatividade sempre
requer certo "desapego" à segurança do previsível, com uma espécie de “aposta” no
incerto.
§ Timidez. Característica de personalidade
que inibe a apresentação de atitudes e comportamentos mais assertivos,
necessários na discussão das iniciativas peculiares à criatividade.
§ Prudência. Qualidade pessoal que a partir
de certo grau passa a se caracterizar simplesmente como medo, como óbvio
prejuízo de todas as iniciativas necessárias no campo da criatividade e das
inovações.
§ Desânimo. Falta generalizada de motivação e estímulo por vários motivos nem sempre reais, leva a
pessoa à posição de não engajamento total, incluindo-se tudo o que se relaciona
a criatividade e inovações.
§ Dispersão. Falta de foco pessoal e profissional, situação muitas das vezes não reconhecida pelo próprio. Situação também realçada pela falta de administração do
tempo, que dificulta ou impede a implementação de qualquer projeto que não esteja ligado às necessidades
imediatas, o que provoca permanentemente adiamento das iniciativas inovadoras.
Sei que é difícil, mas você se vê em algumas destas linhas acima? ou então enxerga alguém da sua empresa?
Obrigado a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário