Tudo deve estar destacado de forma clara e objetiva ao
apresentar as experiências profissionais, acadêmicas e outras consideradas
relevantes.
Veja abaixo como montar um currículo e o que nunca você deve
colocar em um.
LEMBRE-SE DE COLOCAR
Início – Os dados pessoais devem estar no início. É
desnecessário colocar números de documentos ou referências pessoais, exceto
quando solicitado pela empresa.
Objetivo – Indique somente uma área de interesse. Caso
queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter
mais de um currículo, com objetivos distintos.
Qualificações – Lembre-se de que é um resumo. Destaque no
máximo as cinco principais qualificações adquiridas em suas experiências de
trabalho. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do
processo seletivo.
Experiências Profissionais – Mencione o nome da empresa e o
período em que atuou. Coloque também uma pequena descrição de suas atividades
no local.
Formação Acadêmica – Ordene de forma decrescente. Coloque
nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou
área de interesse.
Idiomas – Ao citar idiomas, detalhe seu nível de
proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.
Cursos Complementares – Inclua os treinamentos e cursos já
realizados se tiverem afinidade com a futura área de atuação.
NUNCA COLOQUE
- Esqueça os e-mails pessoais tipo gatinha@provedor.com.br .
Crie um e-mail profissional.
- Nada de cores, desenhos, margens e símbolos. O ideal para
destacar as informações é, no mínimo, a utilização de recursos como negrito e
sublinhado.
- Deve-se evitar também variar os tipos de fonte.
- Listas extensas também não são bem vindas no currículo,
bem como motivos de ter deixado o emprego anterior, referências pessoais, raça,
religião e filiação partidária.
- Evite erros de concordância, escrita e acentuação, pois um
a cada quatro currículos é descartado por ter erros de português ou de
digitação.
- Não minta nas informações inseridas no currículo.
OUTRAS FORMAS DE CURRÍCULO
Além do modelo tradicional, é possível disponibilizar o
currículo de forma interessante e atrativa em outros formatos, como:
Vídeo currículo – transmite credibilidade e
desenvoltura, características que pesam em candidatos a vagas nas áreas de
Vendas, Comunicação e Telemarketing.
Hotsite – É possível criar um site e inserir
informações profissionais, contato, portfolio e outras que sejam relevantes.
LinkedIn – Através dessa rede social, é possível
realizar network, disponibilizar informações profissionais e maximizar as
chances de ser encontrado por uma empresa.
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Texto no site administradores.com.br
Obrigado a todos e até a próxima.
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