• Reuniões atrasadas e sem energia
• Apatia geral da equipe
• Queda constante nos resultados de vendas
• Brigas e disputas internas
• Tensão e pressão exagerada
• Baixíssima troca de experiências
• Desrespeito claro às regras
Agora faça o teste, marcando V para (Verdadeiro) ou F para
(Falso), e veja como anda a saúde da sua equipe:
1. As reuniões começam sempre atrasadas porque muita gente
não chega no horário, não se importa com a reunião ou, pior, fica reclamando
que aquilo é um desperdício de tempo. O líder não consegue engajar e motivar a
equipe.
2. As reuniões são um monólogo em que só o líder fala. O
resto da equipe está apática, não fala o que pensa, não dá sugestões ou ideias
novas e basicamente fica todo mundo passivamente esperando a reunião acabar
logo para voltar a trabalhar. Se alguém abre a boca é para falar mal de alguém,
de alguma coisa ou reclamar.
3. Os resultados de vendas começam a cair gradativamente,
mesmo sem que nada de muito diferente tenha acontecido no mercado. Pior: os
colaboradores parecem aceitar isso como se fosse normal. É a época do ano,
dizem....
4. A equipe está claramente 'rachada': grupos de interesse,
feudos e "patotinhas" rivais começam a se formar. Em vez de trabalho
e espírito de equipe, temos atritos constantes, discussões e acusações entre
pessoas que parecem gastar mais tempo com brigas internas do que atender melhor
os clientes.
5. Ninguém mais dá bom dia, boa tarde, por favor ou
obrigado. O ambiente é sério o tempo inteiro – só cobrança e pressão. A energia
não é de descontração – é de tensão (em alguns lugares, uma tensão pesada
mesmo).
6. Ninguém pede ajuda, nem ao líder. Ninguém sabe o que os
outros estão fazendo. Ninguém aprende ou ensina com a experiência dos outros. É
basicamente 'cada um por si e eu por mim'.
Estes problemas não surgem por acaso .....possíveis causas
que podem estar provocando isso incluem:
• O/a GERENTE/COORDENADOR/GESTOR perdeu a mão da equipe
• Pode ser que o/a líder não tenha sido preparado
adequadamente para o cargo (isso é muito comum)
• Pode ser que algum colaborador mais problemático esteja
envenenando o ambiente,
• Pode ser que os diretores da empresa enlouqueçam todo mundo com suas demandas,
• Pode ser desorganização e falta de foco,
• Pode ser falha de comunicação…
Nenhum comentário:
Postar um comentário