1. Você não pode fazer tudo sozinho - Criar um time é
essencial, pois cada pessoa só pode dedicar um número X de horas aos negócios.
Se você insistir em fazer muito sozinho, quando seu negócio crescer e seu tempo
se tornar mais escasso você sofrerá. Construa uma equipe que pode levar a
empresa para frente quando você não está.
2. Você pode achar que seu produto é perfeito, mas o cliente
não - Por isso, escute e valorize o feedback! Lance seu produto com
adiantamento, pois você só saberá da sua real qualidade quando ele estiver no
mercado.
3. Concentre-se em uma área e faça isso muito bem - Tentar
fazer tudo dificilmente leva ao crescimento. Especialize-se e qualifique-se,
para poder cobrar melhor pelo que você fornece.
4. Receba o pagamento antes de entregar o projeto a um
cliente - Isso é especialmente importante se você trabalha com serviços. Quando
você termina e entrega um projeto de website, por exemplo, não há muito o que
negociar depois. Colocar marcas d’água ou apresentar o site em um domínio
privado até receber o pagamento podem ser soluções.
5. Cobrar menos não funciona a longo prazo - Você pensa “não
preciso cobrar R$150 por este produto, posso cobrar R$ 70 e ganhar muito mais
do que eu ganhava quando era empregado”. Mas a realidade é que quando você
calcular todas as despesas verá que o primeiro valor era mais realista. Focar
na qualidade e não no preço é o que vai fazer a diferença; o cliente que está
interessado em preço, somente, trocará você assim que surgir um produto mais
barato, mas o que está procurando excelência permanecerá fiel.
6. Paciência e flexibilidade ajudarão você a superar os
tempos difíceis - Começar devagar, construir uma clientela leal e persistir vão
ajudar você a montar uma empresa de sucesso sem criar dívidas.
7. Trabalhe para o seu real público-alvo - Pesquisar sobre a
demanda é fundamental para não se desapontar. Não adianta pensar que “tal setor
pode precisar de X produto” sem conhecer essa área de atuação. Conheça e
construa aquilo que o mercado quer e precisa!
8. Nunca entre em parceria sem um acordo de compra/venda -
Por mais que você conheça alguém, não há como saber quando essa pessoa vai
querer se aposentar ou fazer outra coisa. É importante saber que existe a
possibilidade de comprar a empresa e se desvencilhar do sócio quando for o
momento.
9. Seja agradecido - Valorize seus clientes mais leais, que
mostram a demanda para o que você faz, pois não há preço que pague fiéis
“advogados” da sua marca.
10. Cuide daqueles que cuidam de você - Se um cliente fala
bem do seu serviço/produto, recompense-o de alguma forma. Uma camiseta, um
brinde ou alguma correspondência especial são ideias que podem solidificar uma
relação boa com o cliente.
11. Não conte com dinheiro que não está na sua conta - Não
há problema em ficar animado com reuniões de negócios ou propostas do tipo; é
prejudicial, porém, fazer planos em cima de propostas que ainda não foram
concluídas e pagas. Não se deixe levar!
12. Você ganha mais estando errado do que tentando se provar
certo - Não adianta brigar com um cliente que não entende seu produto ou
serviço; é melhor lhe reembolsar e seguir em frente. Lutar por um cliente que
não é o ideal para a sua marca é um gasto de tempo e energia.
13. As pessoas não deixam empresas, deixam gerências - Essa
lição serve para clientes e funcionários; um gerente perde pessoal se eles
pensam que não estão sendo ouvidos ou valorizados. Clientes deixam de usar o
produto se não estiverem satisfeitos com ele. A qualidade do serviço e produto
refletem sempre a gerência.
14. A forma como você apresenta sua empresa deve refletir o
cliente - Se você tem uma clientela séria, seja sério; se eles são mais
despojados, tenha senso de humor. Você tem que encontrar seu nicho e adequar
seu conteúdo e serviços a ele.
15. Combine custos extras adiantadamente - Se você
estabelece no contrato que o cliente deve pagar um valor X e que, em caso de
maior demanda de serviço ou produto, o valor Y deve ser acrescentado, fica mais
fácil negociar. Melhor não deixar nada no escuro!
16. Se sua empresa tem vários produtos/serviços tenha certeza
de que você sabe exatamente como cada um funciona - Isso ajudará você a
olhá-los com mais clareza, inclusive quando mudanças forem necessárias.
17. Quando você achar que testou seu produto o suficiente,
teste-o mais! Nunca lance produto ou serviço se este não for exaustivamente
testado por pessoas que não trabalham pra você.
18. Entenda como funciona o networking nas redes sociais -
Se você adota um canal, o Twitter, por exemplo, conheça sua linguagem; utilizar
uma rede de forma equivocada poderá fazer mais mal do que bem, em longo prazo.
19. Economize - Tenha o suficiente guardado para a empresa
andar por 2 ou 3 meses sem lucros. Mantenha uma linha de crédito disponível,
mesmo que não planeje usá-la tão cedo. E 3 ou 4 vezes por ano peça para um
contador certificado analisar suas contas.
20. Sempre deixe o presidente pagar as bebidas! Saúde!
Texto de VendaMais!!!!
Obrigado a todos e até a próxima.
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