1 – Você tem um time qualquer ?
- Uma equipe que não estabelece uma boa comunicação entre seus membros faz com que as pessoas não assumam as responsabilidades pelas atividades e sempre argumentem que: "pensei que fulano faria isso".
2 - Sua equipe tem "Espírito de Equipe"?
- Um requisito fundamental para que as pessoas formem uma equipe é a presença do entendimento na sua missão, visão e valores.
3 – Sempre "use" ferramentas de mensagens
- Use ferramentas internas de comunicação....uma já muito conhecida.... pode abusar..... a "tradicional" reunião presencial.
4 – Sempre refazendo tarefas?
- Sem uma comunicação estabelecida, as pessoas ficam perdidas e passam a adotar o "eu me viro". Isso faz com que as chances de que ocorram erros sejam significativas e essa realidade traz consigo o retrabalho.
5 – Baixo desempenho?
- Uma vez que o baixo desempenho surge a partir da falha de comunicação entre os profissionais e as vezes a partir do líder, tanto o desempenho individual quanto o da equipe será prejudicado.
6 - Conflitos?
- Surge o erro e, consequentemente, discussões. E de quem é a culpa? Provavelmente a "bola do erro" será jogada de mão em mão e isso provocará arranhões no relacionamento das pessoas. O conflito torna-se quase que inevitável. Quer impedir algo assim? Aprenda a acompanhar as tarefas e a antecipar movimentos.
7 - Resistências à mudança.....
- Quando a empresa decide instituir um processo de mudanças, os profissionais entram no caos. Informações novas que chegarão em breve e lidar com o novo torna-se muito mais complicado quando a comunicação é falha ou praticamente inexiste.
8 - Imagem da empresa
- Uma vez que a comunicação é prejudicada, não é apenas o profissional que corre o risco de ter a sua imagem comprometida. A empresa também corre o mesmo risco. Quem agradece é a concorrência.
9 - Turnover
- Não há profissional que se sinta feliz em um ambiente de trabalho que lembra mais a "Torre de Babel", onde as pessoas parecem falar idiomas de gestão e processos completamente diferentes. É muito mais estimulante ir à busca de novos desafios. É bom lembrar que a falha na comunicação dentro de uma empresa pode contribuir para o aumento do turnover (rotatividade de profissionais) e isso é algo que se apresentado em índices significativos, desestrutura qualquer gestão.
Obrigado a todos e até a próxima.
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