Li este texto nas minhas andanças de busca de conhecimento e achei muito bom de expor aqui no blog! Deliciem-se!
Existem 3 coisas que uma empresa tem de entender muito bem
se quiser competir com vantagem sobre seus concorrentes:
1) Seu modelo de negócio
2) A estratégia de negócio para desenvolver esse modelo
3) A execução da estratégia para colocá-la em prática
2) A estratégia de negócio para desenvolver esse modelo
3) A execução da estratégia para colocá-la em prática
A primeira parte, o modelo de negócio, é “o quê fazemos e porquê”. A segunda, a estratégia, é “como, quando, onde, por quem e para quem vai ser feito fazemos”. A terceira, a execução, é realmente fazer aquilo que foi decidido.
A grande maioria
dessas academias sucumbiu alguns anos depois, fruto da falta de
profissionalismo e de conhecimentos básicos sobre gestão. Mas o termo (e o
conceito) “modelo de negócio” ficou, sendo estudado hoje nas faculdades de
administração do mundo todo.
Um bom modelo de negócio responde a algumas perguntas de
Peter Drucker – o maior guru em gestão atualmente: “Quem é o cliente?” e “O que
é valor para o cliente”. Também responde perguntas fundamentais que qualquer
gestor deve se perguntar: “Como nós fazemos dinheiro nesse negócio?” e “Como
nós podemos oferecer valor para o cliente com um preço apropriado?”. Em síntese,
é um método científico: você começa com uma hipótese, testa na realidade e
revisa se necessário.
É importante ressaltarmos que modelo de negócio não é a
mesma coisa que estratégia de negócio – e muita gente confunde seus conceitos.
Modelo de negócio mostra o sistema da empresa: como as peças do quebra cabeças
se unem. Mas eles geralmente não avaliam questões macroambientais (forças
influenciadoras do mercado), como a concorrência. Mais cedo ou mais tarde, e é
geralmente mais cedo, todos os negócios enfrentam a concorrência e lidar com
essa realidade é função da estratégia.
A estratégia de negócio leva em conta toda a cadeia de valor
da empresa, começando com as compras que a empresa faz, como ela agrega valor
aos insumos que recebe e depois como vende o que produz para os clientes. Cada
departamento da empresa é analisado dentro da cadeia de valor, para que fique
claro como é que agregam valor ao processo.
A tarefa de desenvolver uma estratégia de negócio é muito
importante para os resultados que ele poderá gerar, pois no processo de sua
criação você já pode começar a identificar possíveis falhas, ou oportunidades
desperdiçadas dentro da empresa ou do departamento.
Ao finalizá-lo, você será capaz de ter uma visão geral da
empresa, como tudo funciona, os pontos de ligação, as pessoas por trás das
atividades, a estratégia de negócio, a avaliação dos resultados obtidos.
O modelo e a estratégia de negócio, quando desenvolvidos e
usados corretamente, força os gestores a pensar rigorosamente sobre seus
negócios.
A lógica é simples: se todas as empresas oferecerem o mesmo
produto ou serviço, para os mesmos clientes, de uma maneira igual, nenhuma
delas irá prosperar. E é aqui que muita gente erra. Acabam tendo um modelo de
negócios igual ao do concorrente sem criar uma estratégia de negócio diferente
em termos de que mercado e clientes atingir, que produtos/serviços oferecer,
que tipo de valor criar e como cobrar adequadamente por isso. Estratégia é
exatamente isso: quando outras empresas fazem a mesma coisa que você, como você
será melhor e será único?
Mais um exemplo: analise o Wal-Mart. Muita gente pensa que o
sucesso da rede é resultado de um modelo de negócio inovador, mas não é. Quando
Sam Walton abriu a primeira loja do Wal-Mart, no estado de Arkansas – EUA, o
modelo de negócio “lojas de desconto” já existia há alguns anos.
Mas o Wal-Mart queria oferecer preços mais baixos do que as
lojas convencionais, cortando ao máximo seus custos. E aqui começou a
estratégia de negócio: as lojas foram criadas em galpões mais simples; foram
configuradas para receber um número alto de compradores eficientemente; e
colocaram poucas pessoas intermediando o cliente e os produtos da loja – num
esquema “cada um se serve”. Com essas reduções, o Wal-Mart foi capaz de
oferecer preços mais baixos e ainda ganhar dinheiro.
Veja que o modelo de negócio já existia, mas foi
implementado de uma maneira diferente, criando um diferencial através da
estratégia, que era única. Desde o começo, o Wal-Mart focou suas vendas para um
público diferente: enquanto as lojas convencionais estavam posicionadas em
grandes centros urbanos, o Wal-Mart se posicionou em regiões bem menores, onde
a população tinha um alto poder de compra (unidos a necessidade e desejo), mas
estava sendo ignorada.
Note o alinhamento: o modelo era o de loja de desconto, a
estratégia era de crescer em regiões menores, sem concorrentes e a execução foi
magistral, com crescimento permanente (ganhos de escala), repasse dos descontos
dos fornecedores para os clientes (mantendo os preços baixos) e investimentos
maciços em logística e tecnologia da informação, eliminando qualquer
desperdício que pudesse comprometer a estratégia escolhida.
Hoje, modelo de negócio e estratégia de negócio são dois dos
termos mais usados em gestão. E por um motivo: estes conceitos têm um enorme
valor prático. Muitos gestores não os aplicam por falta de conhecimento
teórico. Definição traz claridade. Quando se trata de conceitos que são tão
fundamentais para o sucesso de uma empresa, nenhum gestor pode ficar sem
estudá-los.
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