terça-feira, 6 de março de 2012

MARKETING PESSOAL - UM TEXTO BEM LEGAL PARA VOCÊ, PROFISSIONAL DE FITNESS!! - 06/03/2012

O que é Marketing? 
Marketing – Execução das atividades de negócio que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo do produtor até os consumidores finais. (Simões, 1972) 
Dentro desse conceito podemos entender que marketing também é todo o esforço para incluir e promover uma empresa e/ou seus produtos, bem como suas respectivas imagens diante do público. 
“Marketing é conquistar, manter e surpreender o cliente sempre”.
Peter Drucker
 O marketing tem a função de despertar uma necessidade no ser humano. Agregar valor. 
O que é Marketing Pessoal? 
Marketing Pessoal – todo esforço para incluir e promover o próprio profissional e sua imagem no mercado de trabalho. 
            O marketing pessoal está intimamente ligado à imagem que nós mesmos projetamos no mercado de trabalho e no ambiente profissional, isto é, como nós estamos e o que nós estamos fazendo por nós mesmos. Não é algo que nós temos ou não temos (como um dom ou talento), é um processo contínuo de conquistas que gera, como conseqüência, o valor que nós passamos a ter no mercado de trabalho.
            Cada um de nós tem, no mínimo, duas imagens, que geralmente são diferentes e algumas vezes contrárias: a que temos de nós mesmos (baseada na nossa consciência e ótica) e a que os outros têm de nós (claro que com outra ótica, por outros ângulos, e, não raro, com detalhes que sequer percebemos).

            Desta forma, o grande segredo do marketing pessoal é projetar a nossa imagem através de símbolos relacionados à imagem que pretendemos ter. 
O que as empresas estão esperando de você? 
            Abaixo, cinco regrinhas que podem fazer muito bem para nossa imagem. Preste atenção e reflita sobre elas: 
1 – Mantenha sua imagem intimamente ligada a símbolos positivos de boa educação, inteligência,visão positiva e otimista da vida, auto-estima, boa comunicação. Valorize os pequenos gestos: eles fazem muita diferença.
2 – A sua imagem jamais pode sugerir inferioridade. As pessoas gostam, apreciam e favorecem sempre as pessoas importantes. Porém detestam as pessoas arrogantes e pretensiosas. Equilibre Importância e Simplicidade.
3 – Elogie sempre, ajude sempre, parabenize sempre. Jamais faça qualquer comentário negativo sobre quem quer que seja, principalmente se a pessoa estiver ausente.
4 – Esforce-se para ser Melhor a cada dia, porém não O Melhor. Esta avaliação cabe somente aos outros.
5 – Na sua derrota, elogie o vencedor ao invés de criticar. Na sua vitória, elogie o derrotado ao invés de menosprezá-lo. É por aí que começa o sucesso. 
Quais fatores afetam a nossa imagem?  
-          Aparência física (vestuário, aspectos físicos);
-          Postura, modo de agir (cabeça erguida, respeito e valorização do outro);
-          Valores, Educação (Ética, Comprometimento, honestidade);
-          Potencial quando demonstrado (falar em público, escrever um artigo, tomar aquela decisão) – Nunca perca a chance de demonstrar o seu potencial; 
Muitas pessoas deixam de fazer as coisas, não por incapacidade, mas por falta de autoconhecimento. 
-          Capacitação (cursos, informática, línguas);
-          Comunicação (linguagem escrita, verbal, corporal, visual); 

Comunicação 

            Um dos principais fatores para quem deseja investir no seu próprio marketing é a comunicação. É a capacidade que a pessoa tem de “vender” sua própria imagem, pois através de uma comunicação adequada a pessoa mostra o seu próprio potencial, transmite credibilidade e confiança, sabe convencer e argumentar expondo suas idéias e opiniões. Este não é um dom inato, mas uma habilidade adquirida e passível de desenvolvimento.
Comunicação vem do latim communicare que significa tornar comum, repartir, compartilhar. 
Comunicação:   a) processo voluntário ou não, pelo qual dois ou mais agentes transmitem e/ou recebem mensagens, por meio de um sistema, completa ou parcialmente compartilhado de sinais, símbolos ou comportamentos. (Souza, 2000)
b) processo pelo qual alguém, utilizando-se de algum recurso/meio, faz algo ser entendido/conhecido por outrem.
“Quem não se comunica, se estrumbica”.
                                                                              Chacrinha. 
Temos a idéia de que na comunicação o fator mais importante é o uso das palavras corretas. Mas, veja abaixo o quanto cada elemento da comunicação representa no poder de influência da comunicação:
-          A palavra representa 7%;
-          O tom de voz representa 38%;
-          A postura corporal representa 55%; 

Tipos de Linguagem 

            A comunicação pode ocorrer utilizando-se de diversas formas de linguagem. Vejamos as que mais nos interessam:
a)      Linguagem escrita:
-          Tem a finalidade de representar a linguagem falada;
-          Desprovida de recursos de linguagem, porém é essencial;
-          Currículo; 
b)      Linguagem verbal:
-          Utiliza-se da voz; timbre e entonação vocálica;
-          Mais completa em recursos;
-          Entrevista; 
c)      Linguagem corporal:
-          Utiliza-se do corpo (postura, gestos, expressões);

-      Teatro
        
d)     Linguagem visual:
-          Utiliza-se da percepção visual;
-          Roupas, assessórios;  

Para refletir: 
Você Tem um Slogan?
O que chama a atenção em você?
De que maneira você se expõe?
Você satisfaz as expectativas alheias?
Qual o resultado da relação: Como sou visto X Como sou?
Como utilizo cada tipo de comunicação?

Rede de Contatos (Network) 
Outro fator importante é lembrar-se de que o Marketing Pessoal precisa ser cultivado a longo prazo e a rede de relações é um componente importante deste aspecto. A rede de contatos pode proporcionar muitas oportunidades profissionais.
Você se lembra daquele nome e telefone que você anotou com descaso, achando que nunca iria precisar dele e, um tempo depois de ter-se desfeito da anotação, acabou precisando dos dados? Pois bem, na nossa vida profissional cometemos muitas falhas como esta. Conhecemos muitas pessoas, nos relacionamos com outras tantas, mas não cultivamos as relações de maneira positiva. Devemos dar importância a cada pessoa que conhecemos. Quantas vezes já nos surgiram oportunidades vindas de onde menos esperávamos, de pessoas que, até então, nem sequer imaginávamos que se lembrariam de nós?
O bom profissional deve ter uma visão a longo prazo de seus relacionamentos, não de maneira interesseira, mas com uma ótica de parceria .
Seguem algumas dicas para a construção de uma boa rede de contatos: 
-          Tenha uma imagem positiva, sempre (você deve ser lembrado);
-          Acostume-se a fornecer seu telefone para as pessoas

-          Disponha de uma agenda para anotações sobre as pessoas com as quais você se relaciona;

-    Utilize profissionalmente o Facebook, Linkedin, Orkut, um BLOG, Site pessoal ou profissional, Messenger, tenha obrigatóriamente um email, tenha sempre um cartão pessoal na carteira. 
Dicas em eventos: 
-          Chegue sempre pelo menos com 15 minutos de antecedência para se ambientar, se acalmar em qualquer tipo de evento ou encontro
-          Compareça adequadamente vestido;
-          Procure se expressar bem, não gesticular muito e não alterar o tom de voz;
-          Fale o necessário e transmita segurança;
-          Mostre-se interessado e utilize as técnicas de rapport ou o DISC;
Evitar: 
-          Barba por fazer;
-          Jóias, bijuterias e acessórios em excesso;
-          Falar mal de empresas e chefes anteriores;
-          Fugir de certas perguntas;
-          Decorar respostas;
-          Fumar durante uma conversa;
-          Gírias e palavrões;


Desejo o bom uso de tudo escrito acima e Boa Sorte com muito $uce$$o!!!!!!!!!

Obrigado a todos e até a próxima.

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