Depois de planejado, devem-se construir os slides, as
apostilas, os exercícios (se for necessário).
Se o
treinamento acontecer em sala de aula, planeje para que tenha um intervalo a
cada 40/50 minutos, pois após este período as pessoas começam a dispersar e divagar.
Quando falo em intervalo não é necessariamente interromper o treinamento, mas
apresentar um vídeo, realizar uma dinâmica ou um trabalho em grupo.
As
imagens, os vídeos, as fotos e a linguagem utilizadas no treinamento não devem
representar uma violência simbólica para os participantes. Antes, devem fazer
parte de seu cotidiano. Não é muito raro vermos isso ocorrer em treinamentos.
Já presenciei treinamentos onde o instrutor falava para uma equipe operacional
de chão de fábrica sobre suas viagens internacionais e as experiências nos
aeroportos com uma naturalidade e simplicidade tão grande, como que imaginando
que a sua plateia comungava com ele tais experiências.
Outra
regra do treinamento é dividir bem o tempo para uma estruturação adequada:
-
Dedique 10% do tempo para fazer a abertura.
-
Outros 10% para motivar a equipe para o aprendizado.
- 70%
para abordagem central - tema do treinamento - conteúdo.
- 10%
para o encerramento.
Não
tente ousar demais na abertura de seu treinamento para que não seja criada uma
"barreira" entre você e a sua turma. Evidente que este conceito não
se aplica a treinamentos onde a ousadia se encaixe com perfeição, como:
treinamentos onde o tema central seja mudanças, quebras de paradigmas, inovação
etc.
Faça
um levantamento de expectativas sobre o tema de seu treinamento. Isso serve
para que você possa abordar sobre assuntos que talvez não tenha incluído em sua
apresentação, mas foi recorrente entre as expectativas da turma. Faça também
uma medição sobre retenção do conteúdo. Esse instrumento pode ser muito válido
para demonstrar aos contratantes ou requerentes do treinamento o grau de
retenção do conteúdo abordado. Essa medição de retenção deve ser realizada
antes e depois de seu treinamento, utilizando-se o mesmo formulário, ou seja,
as mesmas questões. Assim você pode medir o grau de evolução de cada
participante e apresentar esse resultado em gráficos.
Durante
o treinamento, sempre que apresentar um conceito novo ou uma mudança, interaja
com os participantes, pergunte a eles como podem aplicar esse novo conceito em
seus ambientes de trabalho. Deixe com que falem. A participação eleva a
retenção do conteúdo. Se possível faça essa interação através de uma dinâmica
de grupo.
Mantenha
sempre o "bom humor" durante o treinamento, mas se lembrem: o
treinamento pode e deve ser divertido, mas os participantes devem levar consigo
o registro da mudança que queremos e devem refletir sobre essa mudança e não
lembrarem apenas das brincadeiras e piadas.
Bom
treinamento.
Obrigado
a todos e até a próxima.
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