A autoridade é
a faculdade de que está investida uma pessoa dentro de uma organização para dar
ordens e instruções e exigir que estas sejam cumpridas por seus subordinados, com
a finalidade de realizar as ações apropriadas para a consecução dos objetivos
do grupo.
É na delegação
que se manifesta claramente a essência da direção e o exercício da autoridade,
já que, se administrar é "fazer através de outros", a delegação é
"a concessão de autoridade e responsabilidade para agir".
Delegar é agir
por intermédio dos outros.
Alguns chefes
acham que delegar é um processo simples, basta mandar fazer e pronto. Afinal de
contas, pensam, delegar é pedir que o subordinado execute uma tarefa, pois para
isto está sendo pago.
Muitos
confundem delegar com designar. Quando um superior fala: “Deleguei a Carlos a
incumbência de digitar esta carta ”, na verdade fez uma designação de tarefas e
não delegação. Na delegação, o líder partilha sua responsabilidade, dá
liberdade para o liderado decidir em seu nível e oferece autoridade compatível.
Delegando,
estimula-se o subordinado a aparecer, descobre-se talentos, capacita-se as
pessoas para assumirem maiores responsabilidades que conduzem a melhores
resultados motivando-os e fazendo-os participar da realização dos objetivos.
Delegando, sobra tempo para planejar, avaliar, coordenar, deliberar, decidir,
pensar, criar... delegando, a responsabilidade é compartilhada, tornando-se
mais significativa. Delegando atribuições nota-se que as pessoas são capazes
de agir por conta própria, são criativas e saem de situações difíceis....além de você conseguir o respeito de seus subordinados, desenvolvendo-os e capacitando-os
diante deles mesmos.
Quando delegamos:
. Delimitar
claramente a autoridade e a responsabilidade delegada, as vezes por
escrito, a fim de evitar conflitos, duplicidade de funções, fuga de autoridade,
etc.
. Especificar
claramente metas e objetivos da função delegada.
. Capacitar e confiar no
pessoal a quem se vai delegar.
. Estabelecer
padrões de atuação, de tal maneira que se fomente a iniciativa, criatividade e
lealdade para com a organização.
. Demonstrar
interesse no desempenho do empregado, em relação ao que lhe foi delegado.
A quem delegar?
A quem está disposto a se envolver e não a quem está
apenas “à disposição”. Estar disposto é
bem diferente de estar à disposição.
Obrigado a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário