"Eu me encontro na minha bagunça". Quantas vezes você ouviu essa frase ou mesmo chegou a pronunciá-la quando
precisou encontrar algo e se deparou com uma "tremenda
desorganização" à sua frente? Afinal, esta desordem é apenas uma aliada e por
incrível que pareça ainda riem da situação.
Isso é uma desculpa comum, atrás da qual uma pessoa
desorganizada costuma se esconder. O hábito de manter essa bagunça em suas
mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos, vem da ilusão destas pessoas
acharem que encontrão as coisas no meio do caos. Na verdade, não sabem por onde
começar e defendem a falsa ideia de que organizar vai tomar muito tempo.
Uma pessoa organizada investe tempo para planejar sua vida e
o trabalho, e tem controle sobre o seu tempo e seu espaço. Na prática, a pessoa
organizada é aquela que possui um sistema de agenda que funciona bem, o que a
ajuda a fazer as coisas de forma mais produtiva. Essa pessoa não costuma perder
compromissos nem prazos e não perde tempo tentando achar objetos, documentos ou
arquivos no computador, pois sabe exatamente onde as coisas estão.
Seja organizado por natureza. Seja aquela pessoa que
gosta de organizar e que percebe claramente os benefícios da organização para a
sua vida. Ela busca frequentemente dicas, ideias ou produtos que possam tornar
sua vida mais simples e prática. A organização para essas pessoas é um hábito,
saudável e natural. Outro tipo, aquela que é desorganizada em casa ou nas suas
coisas pessoais, mas no trabalho, por exigência da profissão, é organizado.
Organiza porque precisa, mas organiza. E por último vem o organizado em alto
grau....aquele indivíduo que quer organizar tudo o tempo todo. Tem mania de
limpeza e arrumação. É extremamente metódico, não pode ver nada fora do lugar e
acaba, muitas vezes, incomodando as pessoas com quem convive. Se muito
exagerado, pode chegar a ser considerada uma patologia.
A pessoa organizada é normalmente menos estressada,
economiza tempo e dinheiro. Além disso, causa melhor impressão nos colegas e
superiores e tem mais chances de crescer profissionalmente.
Seguem algumas dicas:
Faça uma lista por ordem de importância, das coisas que incomodam
e descubra as que não incomodam mas estão bagunçadas e precisam ser organizadas,
se preciso peça ajuda a alguém. Verifique sua agenda, suas gavetas, seu
armário, seu computador, sua mesa, o almoxarifado, o arquivo de documentos,
entre outros e depois liste também os benefícios que terá quando tiver tudo
isso organizado. Sempre definindo quais dias e horários que você terá à sua
disposição para efetuar essas tarefas.
E todos os dias verifique sua agenda, ela é o principal parâmetro
para sua organização.
Obrigado a todos e Até a próxima.
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