terça-feira, 31 de julho de 2012

VOCÊ É ORGANIZADO? - 31/07/2012


"Eu me encontro na minha bagunça". Quantas vezes você ouviu essa frase ou mesmo chegou a pronunciá-la quando precisou encontrar algo e se deparou com uma "tremenda desorganização" à sua frente? Afinal, esta desordem é apenas uma aliada e por incrível que pareça ainda riem da situação.
 Isso é uma desculpa comum, atrás da qual uma pessoa desorganizada costuma se esconder. O hábito de manter essa bagunça em suas mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos, vem da ilusão destas pessoas acharem que encontrão as coisas no meio do caos. Na verdade, não sabem por onde começar e defendem a falsa ideia de que organizar vai tomar muito tempo.

Uma pessoa organizada investe tempo para planejar sua vida e o trabalho, e tem controle sobre o seu tempo e seu espaço. Na prática, a pessoa organizada é aquela que possui um sistema de agenda que funciona bem, o que a ajuda a fazer as coisas de forma mais produtiva. Essa pessoa não costuma perder compromissos nem prazos e não perde tempo tentando achar objetos, documentos ou arquivos no computador, pois sabe exatamente onde as coisas estão. 

 Seja organizado por natureza. Seja aquela pessoa que gosta de organizar e que percebe claramente os benefícios da organização para a sua vida. Ela busca frequentemente dicas, ideias ou produtos que possam tornar sua vida mais simples e prática. A organização para essas pessoas é um hábito, saudável e natural. Outro tipo, aquela que é desorganizada em casa ou nas suas coisas pessoais, mas no trabalho, por exigência da profissão, é organizado. Organiza porque precisa, mas organiza. E por último vem o organizado em alto grau....aquele indivíduo que quer organizar tudo o tempo todo. Tem mania de limpeza e arrumação. É extremamente metódico, não pode ver nada fora do lugar e acaba, muitas vezes, incomodando as pessoas com quem convive. Se muito exagerado, pode chegar a ser considerada uma patologia. 

A pessoa organizada é normalmente menos estressada, economiza tempo e dinheiro. Além disso, causa melhor impressão nos colegas e superiores e tem mais chances de crescer profissionalmente.

Seguem algumas dicas:
Faça uma lista por ordem de importância, das coisas que incomodam e descubra as que não incomodam mas estão bagunçadas e precisam ser organizadas, se preciso peça ajuda a alguém. Verifique sua agenda, suas gavetas, seu armário, seu computador, sua mesa, o almoxarifado, o arquivo de documentos, entre outros e depois liste também os benefícios que terá quando tiver tudo isso organizado. Sempre definindo quais dias e horários que você terá à sua disposição para efetuar essas tarefas.
E todos os dias verifique sua agenda, ela é o principal parâmetro para sua organização.

Obrigado a todos e Até a próxima.

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