- Facilidade de expressão – Quando o líder sabe se comunicar e expressar suas ideias e opiniões, fica mais fácil para os seus subordinados absorverem as informações e colocarem em prática o que foi proposto.
- Profissionalismo – É fundamental que o líder saiba, antes de tudo, ser profissional. Descarregar seus problemas pessoais nos subordinados ou deixar que interfiram em seu trabalho não é postura de líder, afinal, o que está em jogo não é a sua pessoa, mas a sua empresa.
- Promover a cultura do bom relacionamento interpessoal – O verdadeiro líder é aquele que incentiva o respeito e o bom trato entre os profissionais, criando um ambiente de cooperação e amizade entre a equipe.
- Criatividade – Saber lidar de maneira criativa com conflitos é característica de um bom líder. O ideal é transformar uma situação complexa ou divergente em algo positivo, proporcionando melhorias no relacionamento entre as equipes.
- Feedback – Todo profissional gosta de saber como seu líder está avaliando seu trabalho. Não hesite em fornecer feedback para engajar e estimular as pessoas. Se ele for negativo, aposte na crítica construtiva e, ainda assim, evite fazê-lo na frente de outros funcionários.
- Equilíbrio emocional – Bons resultados não são conquistados na base do autoritarismo ou do descontrole emocional, o que costuma inibir e desmotivar funcionários.
- Investir na equipe – Cursos de capacitação, palestras, ginástica laboral, treinamentos periódicos... qualquer tipo de investimento que signifique crescimento profissional aos funcionários é estimulante!
- Objetivos comuns – Possibilitar que o profissional enxergue os objetivos da empresa e as conquistas realizadas é essencial para que ele entenda que todos estão crescendo juntos e que cada um é responsável por esse crescimento.
- Flexibilidade – Ser flexível significa saber adotar determinada postura conforme o perfil do funcionário e o caso em questão. É fundamental que o líder saiba como agir em qualquer tipo de situação.
- Descontração – Promover encontros fora da empresa, como happy hours ou eventos envolvendo funcionários, é extremamente importante para aproximar os profissionais e permitir que interajam longe do ambiente de trabalho.
Obrigado a todos e até a próxima.
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