CEO é a abreviatura de Chief Executive Officer. É o cargo mais elevado na hierarquia da gestão de uma empresa. O CEO tem a máxima autoridade e responsabilidade na tomada de decisões de gestão da empresa. Quando existe um Conselho de Administração, é a ele que o CEO reporta.
A função do CEO é abrangente. Ele/a é responsável por integrar as diversas funções da empresa: produção, comercial, finanças, recursos humanos, etc. Desse modo, o CEO funciona como um líder e elo de ligação entre todas as áreas da organização.
O CEO também tem a responsabilidade de definir a estratégia do negócio e as políticas de gestão que conduzirão a empresa a alcançar os seus objectivos, principalmente o lucro. Quando o Conselho de Administração intervém mais directamente nas decisões-chave da gestão da empresa, o CEO é encarregue da sua implementação.Algumas funções de um CEO:
- Difundir uma cultura em que os colaboradores sejam vistos como ativos, e não como custos; porém, antes disso, é preciso refletir até que ponto se acredita nisso, para que as ações condigam com o que se prega.
- Certificar-se de que a empresa não seja constituída por feudos, contribuindo para a formação do espírito de equipe e para a otimização do uso dos recursos humanos.
- Atuar como coach dos subordinados diretos, estabelecendo um padrão de comportamento educativo.
- Em decisões sobre pessoal, agir com a cabeça fria e o coração quente.
- Atuar como guardião da imagem da empresa, interna e externamente.
Obrigado a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário