terça-feira, 30 de abril de 2013

LIDERANÇA - MAIS DICAS DO DIA A DIA - 30/04/2013



 Você que é líder, veja um pouco mais sobre o que é ser líder e perceba as oportunidades do dia a dia ao seu redor!!!

Mantenha-se sempre receptivo à mudança. Tratá-la como sua inimiga o fará fracassar;
Mantenha seus colaboradores envolvidos com as mudanças, tanto quanto você estiver. Elas podem ser vencidas com muito trabalho e inteligência, desde que todos estejam juntos;
Encare sua realidade, seus desafios e problemas. Só assim é possível virar o jogo;
Gerencie menos. Assim você delega tarefas, instaura a confiança e o respeito ao trabalho dos outros e terá tempo para se dedicar aos assuntos mais importantes.
O bom humor e a educação são fundamentais para qualquer ambiente organizacional. Isso proporciona um ambiente leve, produtivo e criativo;
Estimule a criatividade e abra caminho para receber ideias, sugestões e críticas. Isso é crucial para o futuro dos negócios;
Faça elogios, reconheça o bom desempenho dos membros de sua equipe. Assim a equipe se tornará mais motivada, unida e comprometida com os desafios e resultados.
Não tema contrariar o senso comum. Decisões ousadas, que sejam baseadas na realidade da empresa, mercado ou negócios, são o caminho para o sucesso.
Trate bem as pessoas e dê oportunidade para que sejam ouvidas e se sintam dignas e pertencentes à empresa. Dessa maneira você multiplicará líderes!
Um líder deve ser humilde. Só assim ele terá chances de ser um bom líder.

Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

TREINAMENTO SEMPRE É EFICAZ DESDE QUE PLANEJADO - 19/04/2013





Depois de planejado, devem-se construir os slides, as apostilas, os exercícios (se for necessário).
 Se o treinamento acontecer em sala de aula, planeje para que tenha um intervalo a cada 40/50 minutos, pois após este período as pessoas começam a dispersar e divagar. Quando falo em intervalo não é necessariamente interromper o treinamento, mas apresentar um vídeo, realizar uma dinâmica ou um trabalho em grupo.

As imagens, os vídeos, as fotos e a linguagem utilizadas no treinamento não devem representar uma violência simbólica para os participantes. Antes, devem fazer parte de seu cotidiano. Não é muito raro vermos isso ocorrer em treinamentos. Já presenciei treinamentos onde o instrutor falava para uma equipe operacional de chão de fábrica sobre suas viagens internacionais e as experiências nos aeroportos com uma naturalidade e simplicidade tão grande, como que imaginando que a sua plateia comungava com ele tais experiências.

Outra regra do treinamento é dividir bem o tempo para uma estruturação adequada:

- Dedique 10% do tempo para fazer a abertura.
- Outros 10% para motivar a equipe para o aprendizado.
- 70% para abordagem central - tema do treinamento - conteúdo.
- 10% para o encerramento.


Não tente ousar demais na abertura de seu treinamento para que não seja criada uma "barreira" entre você e a sua turma. Evidente que este conceito não se aplica a treinamentos onde a ousadia se encaixe com perfeição, como: treinamentos onde o tema central seja mudanças, quebras de paradigmas, inovação etc.


Faça um levantamento de expectativas sobre o tema de seu treinamento. Isso serve para que você possa abordar sobre assuntos que talvez não tenha incluído em sua apresentação, mas foi recorrente entre as expectativas da turma. Faça também uma medição sobre retenção do conteúdo. Esse instrumento pode ser muito válido para demonstrar aos contratantes ou requerentes do treinamento o grau de retenção do conteúdo abordado. Essa medição de retenção deve ser realizada antes e depois de seu treinamento, utilizando-se o mesmo formulário, ou seja, as mesmas questões. Assim você pode medir o grau de evolução de cada participante e apresentar esse resultado em gráficos.

Durante o treinamento, sempre que apresentar um conceito novo ou uma mudança, interaja com os participantes, pergunte a eles como podem aplicar esse novo conceito em seus ambientes de trabalho. Deixe com que falem. A participação eleva a retenção do conteúdo. Se possível faça essa interação através de uma dinâmica de grupo.
Mantenha sempre o "bom humor" durante o treinamento, mas se lembrem: o treinamento pode e deve ser divertido, mas os participantes devem levar consigo o registro da mudança que queremos e devem refletir sobre essa mudança e não lembrarem apenas das brincadeiras e piadas.


Bom treinamento.

Obrigado a todos e até a próxima. 

terça-feira, 9 de abril de 2013

REVELE SEU TALENTO - 09/04/2013



1 - Conheça o negócio da empresa em que você atua. Não fique restrito apenas às suas atividades e ao seu departamento. Leia com atenção o site oficial da empresa! Leia os informativos de comunicação interna. A partir do momento em que você compreende o negócio, tem propriedade e segurança para falar sobre ele.

2 - Se sua timidez tornou-se um agente inibidor da sua ascensão profissional, lembre-se que nem sempre as pessoas que se destacam hoje foram bons oradores. Muitos enfrentaram esse obstáculo através de técnicas que podem ser utilizadas por você.

3 - Treinar faz bem. Quando você for apresentar um projeto, coloque-se diante do espelho e faça uma breve apresentação, imaginando-se estar no ambiente de trabalho. Chame algum parente, um amigo que possa ouvi-lo e depois de fazer essa breve exposição, peça a opinião sincera deles. Dessa forma, você poderá identificar os pontos fortes que possui, bem como aqueles que precisam ser aprimorados ou desenvolvidos.

4 - Torne-se um bom comunicador tanto para apresentar suas ideias quanto para ouvir e respeitar a opinião dos colegas de trabalho e de outros profissionais que não comunguem das suas convicções.

5 - Busque o desenvolvimento na esfera técnica e comportamental. Logicamente que o conhecimento contido nos livros e em outras fontes de consultas são indispensáveis para realizar suas atividades. Contudo, saber lidar com pessoas tornou-se um quesito indispensável para se manter no mercado.

6 - Acredite em si e eleve sua autoestima. Você será capaz de agregar valor através do seu talento, das suas iniciativas. Não desista na primeira alternativa que não deu certo. Se você não se valorizar, quem lhe dará valor? Isso vale tanto para o campo pessoal quanto profissional.

7 - Converse com profissionais que lhe despertam admiração. Troque ideias com eles sobre assuntos relacionados ao trabalho, como também outras temáticas que sejam de interesse comum. Lembre-se que sempre aprendemos algo ao nos relacionarmos com outras pessoas e mesmo quando não nos "damos conta", o processo de aprendizagem está em andamento.

8 - Utilize as tecnologias que estão ao seu alcance para se manter informado sobre sua profissão, o mercado e os temas relevantes para o campo corporativos. As redes sociais, quando bem utilizadas, tornam-se recursos de grande valia para os talentos que buscam conhecimento.

9 - Se as inovações o assustam, fique tranquilo porque você não é o único a ter essa reação. Tudo aquilo que faz o indivíduo sair da zona de conforto provoca certo receio. "Fazer de conta" que as inovações não afetarão a sua vida, é apenas aumentar um problema que virá à tona cedo ou tarde.

10 - Aprenda com os seus erros e com os equívocos que são cometidos por outras pessoas. Existe uma frase que diz: "A história se repete". Mas, o ser humano possui o livre arbítrio para evoluir e fazer um futuro diferente e melhor, quando ele para e pensa sobre os fatos que ocorreram, principalmente, aqueles que o envolvem diretamente.

Texto de Patrícia Bispo.

Quer uma outra dica? não leia somente o texto acima, faça acontecer no seu dia a dia!!!!

Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Três perguntas "mágicas" para ajudar no desabrochar da criatividade.... - 01/04/2013



Três perguntas "mágicas" para ajudar no desabrochar da criatividade..... Acho mesmo que todo profissional que trabalha com EQUIPES deveria imprimir estas três perguntas em letras garrafais e afixá-las em sua sala de trabalho, em lugar bem visível.

PRIMEIRA PERGUNTA: "E SE...?" – Tudo aquilo que um dia criou-se e se inventou começou por essa pergunta.....

 E se... fabricássemos um carro que voa? Veio o primeiro e rudimentar avião.
 E se fabricássemos uma caixa através da qual a gente pudesse ouvir e ver imagens? Veio a televisão.
E se fossemos até Marte?
E se desintegrássemos o átomo?
E se misturarmos "a" com "b"?
E se adicionarmos...?

SEGUNDA PERGUNTA: "E POR QUE NÃO?" - A melhor idéia do mundo não resultará em nada se a reação interior de quem a propõe não for "E por que não?".

Se vc tem esta reação/pergunta...a mesma reação é esperada da equipe de trabalho: "E por que não?". Repito: num processo criativo, após você expressar sua idéia, é absolutamente indispensável que a reação da sua equipe seja: "E POR QUE NÃO?". Esta reação significa um voto de confiança na sua idéia.

Significa: "Sim, por que não tentar?" ou então, "Ok, vamos examinar melhor essa idéia e ver no que dá!". Sem esta postura receptiva, a boa idéia "morre" ali mesmo. É muito fácil "matar" uma boa idéia.... Basta alguém retrucar, secamente, com uma das frases abaixo:

* Não dá.
* Não pode.
* Não funciona.
* Não dá certo.
* Não acredito nisso.
* Não tem mercado.
* Não é possível.
* É muito difícil.
* Não compensa.
* Não faz sentido.

TERCEIRA PERGUNTA: "E QUE MAIS?" - Não basta apenas uma ótima idéia. Precisamos de várias. Dezenas, centenas, um monte delas. Quanto mais, melhor. Depois, que seja feita uma lista delas e sejam definidas prioridades.

O passo seguinte deste processo de resposta às três perguntas, é a ação. É o fazer acontecer..... sem ação nada existe a não ser palavras ao vento...

Reflita sobre e use com sua equipe!

Obrigado a todos e até a próxima.