sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CONVERSA COM AS EQUIPES - 28/09/2012


Muito legal este texto.......
  • Cuide para que as suas palavras sejam tranquilas com todos....

Muito cuidado com o seu comportamento. Pense sempre duas vezes antes de dizer alguma coisa para sua equipe, especialmente se for para reprimi-los. Depois de pronunciada, a palavra não poderá mais ser recolhida.


  • Seus princípios são sólidos?

Não adianta ficar esperando ter todas as respostas para tomar uma decisão. O líder sabe muito bem que precisa correr riscos se quiser superar metas e vencer. Todo o seu comportamento e suas ações devem estar ancorados em princípios sólidos, coerentes, legais, morais e éticos, pois só assim conseguirá o respeito e a admiração de sua equipe.


  • As suas orientações são simples, fáceis de serem assimiladas e aplicadas? 

Priorize as ações simples que possam ser rapidamente assimiladas e defendidas por todos. Os melhores conselhos são aqueles repassados em forma de exemplos do mundo real.


  • Crie o seu histórico de sucesso, seja a referência.

Quando você criar a sua própria história de sucesso não precisará mais recorrer a exemplos. Você será a referência para os seus seguidores.


  • Procure conhecimento

O caminho mais curto para o sucesso é aquele pavimentado pelo conhecimento, pela habilidade e pela atitude. Coloque em prática o que você aprende a cada dia, faça acontecer e não esqueça de repassar este conhecimento.

Obrigado a todos e até a próxima.

sábado, 22 de setembro de 2012

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO - 22/09/2012


1. APRESENTAÇÃO
Texto apresentativo do projeto, contextualizando sua criação e as lacunas que pretende preencher na sociedade onde será oferecido.

2. JUSTIFICATIVA
Texto destacando a importância do projeto para a comunidade e porque ele se faz necessário?

3.  OBJETIVO GERAL
Deverá retratar a proposta técnica do projeto o que ele pretende gerar ao final de sua realização.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Devem oferecer uma indicação clara e precisa dos resultados intermediários que se pretende obter com a realização do projeto, de maneira que possam ser quantificados em seu processo avaliativo.

5.  PÚBLICO ALVO
Descrever quais (características) e quantas pessoas serão beneficiadas por este projeto.

6. METAS
Descreva os resultados esperados e as metas (quantificação  dos resultados  esperados em  %, nº...) para cada objetivo específico citado acima.

7. METODOLOGIA EMPREGADA
Explicar a proposta pedagógica utilizada. Como os conteúdos serão trabalhados, que atividades e de que  forma  serão  realizadas;  incluir  tabela  em  que  dias  da  semana,  especificando  as  atividades  previstas e horários; a metodologia a ser adotada no encaminhamento da proposta de solução do problema, detalhando as etapas do processo que irão produzir os resultados finais ou parciais. Explicar sucintamente como o projeto será desenvolvido.

8. ROTINA DE ATIVIDADES
Elaborar quadro de rotina semanal, especificando as atividades previstas.

9. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Partindo dos objetivos específicos do projeto, resultados esperados e metas, descrever quais serão os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados. Aponte os meios de verificação utilizados e a sua periodicidade.

10. PESSOAS
Relacione a equipe da qual a organização social precisa  para  que o  projeto  apresentado seja exeqüível.  Juntamente com os profissionais devem ser apresentadas suas atribuições no âmbito do projeto.  Aqui devem ser incluído o quadro Técnico responsável por planejar e elaborar o projeto.

11.  RECURSOS MATERIAIS
Descrever todos os recursos necessários e indispensáveis ao desenvolvimento do projeto, especificando tipo e quantidade, com a previsão de instalação de máquinas, equipamentos,  material didático, material de consumo, etc.

12 . CRONOGRAMA DO PROJETO
Apresentar em forma de tabela cada uma das etapas previstas para o projeto com a respectiva distribuição das etapas de forma cronológica crescente.

13. ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO
Indicar as estratégias e mecanismos a serem utilizados par  divulgação do projeto.  Ex: jornal da organização, do bairro, folder, página na Internet ou algum outro veículo.

14. AVALIAÇÃO PROCESSUAL
Descrever tanto os instrumentos ( entrevistas,  questionários,  provas  práticas,  etc.) quanto os indicadores de desempenho adotados na avaliação dos resultados do projeto junto aos beneficiários, indicadores de desempenho, isto é, como será medido o impacto do projeto no meio social.

15. PRODUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Descrever o valor per capita a ser investido pela Fundação e pelas instituições conveniadas, parceiros durante o período de vigência do projeto.

16 . PRODUÇÃO ORÇAMENTÁRIA FINAL

17. CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO DA EXECUÇÃO - POR BASE
Relacionar as fases (etapas do processo que irão produzir resultados parciais) de cada meta do projeto, especificando unidade de medida e quantidade, bem como os recursos e períodos de
execução respectivos.

18 . PARCERIAS E ALIANÇAS
Indicar os principais parceiros do projeto (efetivos ou potenciais) especificando o tipo de apoio a ser recebido, como por exemplo: recursos financeiros serviços, recursos técnicos,  participação na gestão do projeto, doações, cessão de espaço, etc.

19. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este espaço é reservado para que seja feita uma síntese do projeto e/ou descrição das  possíveis dificuldades, servindo, portanto, para reforçar a argumentação em favor da relevância  do tema escolhido e exeqüibilidade do projeto.

19 . EQUIPE TÉCNICA E/OU DE TRABALHO
Quadro de pessoal Técnico que irá planejar e elaborar o projeto.

20 . BIBLIOGRAFIA
Apresentar uma lista de bibliografia (livros, artigos, teses) que dêem sustentação teórica à execução do projeto da forma com o está sendo proposto. Em síntese, cada projeto apresentado  to deve responder as seguintes QUESTÕES para que seja analisado sob o ponto de vista da VIABILIDADE:

O QUE (de que se trata o projeto?)
PRA QUE (quais os objetivos do projeto?)
PRA QUEM (a quem se destina atender o projeto ?)
ONDE (qual a localização da execução do projeto?)
COM QUEM (quem serão as pessoas que participarão e o que farão no projeto?)
QUANTO (quais os custos do projeto, por quem e como será pago?)
COMO (quais as estratégias metodológicas adotadas e qual a razão da escolha delas?)



Obrigado a todos e até a próxima.