terça-feira, 31 de julho de 2012

VOCÊ É ORGANIZADO? - 31/07/2012


"Eu me encontro na minha bagunça". Quantas vezes você ouviu essa frase ou mesmo chegou a pronunciá-la quando precisou encontrar algo e se deparou com uma "tremenda desorganização" à sua frente? Afinal, esta desordem é apenas uma aliada e por incrível que pareça ainda riem da situação.
 Isso é uma desculpa comum, atrás da qual uma pessoa desorganizada costuma se esconder. O hábito de manter essa bagunça em suas mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos, vem da ilusão destas pessoas acharem que encontrão as coisas no meio do caos. Na verdade, não sabem por onde começar e defendem a falsa ideia de que organizar vai tomar muito tempo.

Uma pessoa organizada investe tempo para planejar sua vida e o trabalho, e tem controle sobre o seu tempo e seu espaço. Na prática, a pessoa organizada é aquela que possui um sistema de agenda que funciona bem, o que a ajuda a fazer as coisas de forma mais produtiva. Essa pessoa não costuma perder compromissos nem prazos e não perde tempo tentando achar objetos, documentos ou arquivos no computador, pois sabe exatamente onde as coisas estão. 

 Seja organizado por natureza. Seja aquela pessoa que gosta de organizar e que percebe claramente os benefícios da organização para a sua vida. Ela busca frequentemente dicas, ideias ou produtos que possam tornar sua vida mais simples e prática. A organização para essas pessoas é um hábito, saudável e natural. Outro tipo, aquela que é desorganizada em casa ou nas suas coisas pessoais, mas no trabalho, por exigência da profissão, é organizado. Organiza porque precisa, mas organiza. E por último vem o organizado em alto grau....aquele indivíduo que quer organizar tudo o tempo todo. Tem mania de limpeza e arrumação. É extremamente metódico, não pode ver nada fora do lugar e acaba, muitas vezes, incomodando as pessoas com quem convive. Se muito exagerado, pode chegar a ser considerada uma patologia. 

A pessoa organizada é normalmente menos estressada, economiza tempo e dinheiro. Além disso, causa melhor impressão nos colegas e superiores e tem mais chances de crescer profissionalmente.

Seguem algumas dicas:
Faça uma lista por ordem de importância, das coisas que incomodam e descubra as que não incomodam mas estão bagunçadas e precisam ser organizadas, se preciso peça ajuda a alguém. Verifique sua agenda, suas gavetas, seu armário, seu computador, sua mesa, o almoxarifado, o arquivo de documentos, entre outros e depois liste também os benefícios que terá quando tiver tudo isso organizado. Sempre definindo quais dias e horários que você terá à sua disposição para efetuar essas tarefas.
E todos os dias verifique sua agenda, ela é o principal parâmetro para sua organização.

Obrigado a todos e Até a próxima.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

MOMENTOS DE UM PROFISSIONAL NA ZONA DE CONFORTO - 25/07/2012



 1 - Autoconfiança total
 "Estou muito bem dessa forma. Para que vou mudar se o que faço há 20 anos sempre deu certo?". Erro:  acreditar firmemente que sua bagagem sempre será suficiente diante de um mundo em constante transformação.
2 - Mudança é moda
 Nem tudo que surge deve ser enquadrado como modismo e que será relegado ao esquecimento. É cômodo para quem está na zona de conforto acreditar que os processos de inovação passarão rapidamente e que não precisará se atualizar. 
3 - Falta de perspectivas
 É inegável que a zona de conforto tira as perspectivas das pessoas e até mesmo seus sonhos, e elas não sentem isto acontecer. A paralisação deste profissional tem de ter limites e este tem que ser enxergado e tratado pelos seus responsáveis diretos.  
4 - Choque de gerações
A experiência e o conhecimento de sempre é o que conta na prática e quem chega só tem que seguir a sua "cartilha". É isso??????????
5 - Faz isso?
 Delegar responsabilidades é uma ação saudável para qualquer profissional. Contudo, perceba se o profissional da zona de conforto está exagerando e repassando tarefas e outras coisa que são de sua responsabilidade para estagiários e outros profissionais mais novos.
6 – Tempo
Eu já fiz este treinamento.....de novo este curso?...... eu conheço isto.....este treinamento é para americanos, não vai dar certo aqui....ENFIM, Quando a gente não quer, qualquer desculpa serve......
7 -  Não dá certo
 Quando alguém está na zona de conforto acredita firmemente que as mudanças são ruins para ele e para os que estão à sua volta. Caso veja algum profissional empenhado em um processo de melhorias para o seu departamento, faz questão de comentar com os demais colegas "Isso não vai dar certo. Olha o que estou dizendo!". Ou seja, nem faz e não deseja que outra pessoa o faça.

Obrigado a todos e até a próxima.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

9 RAZÕES PARA FAZER REUNIÕES COM A SUA EQUIPE - 16/07/2012


1 - Melhoria da integração
A correria do dia a dia nem sempre permite que os próprios membros da equipe parem para trocar ideias sejam essas relacionadas à empresa ou às novidades que circulam no mercado, por exemplo. Durante a reunião em grupo, as pessoas têm essa oportunidade: pararem para fazer o contato face a face sem precisar contar os segundos a todo instante.

2 - Líder mais próximo
 Infelizmente, há "líderes" que insistem em permanecem como seres intocáveis e distantes da realidade vivenciada por sua equipe. A liderança que é antagônica a esse tipo de comportamento, aproveita a reunião com sua equipe para também se aproximar, cada vez mais, dos seus colegas de trabalho. Afinal, o gestor precisa conhecer seus liderados, para que possa alcançar e superar as metas que são estabelecidas pela organização.

3 - Percepção do clima
 Quando a liderança reserva tempo em sua agenda para realizar encontros periódicos com sua equipe, consegue uma chance ímpar de perceber como está o clima entre seus liderados. O convívio diário faz com que o gestor perceba o comportamento de cada profissional em relação a vários fatores, inclusive no que se refere aos próprios pares.

4 - Pendências em dia
 Ao parar para conversar com os colaboradores, o líder deve reservar espaço para colocar "em dia" as pendências que envolvem o papel dos membros que compõem a equipe. É uma ótima oportunidade, por exemplo, para lembrar que em determinado dia, todos precisam apresentar um relatório no que se refere às suas atividades específicas.

5 - Divulgação oficial
 Um dos principais inimigos de uma gestão é a falta de uma comunicação clara com seus profissionais e isso, por sua vez, dá margens aos boatos. Sendo assim, durante o encontro o gestor pode aproveitar para repassar alguma informação oficial relativa à organização e tirar dúvidas, caso algum colaborador peça mais esclarecimentos.

6 - Ideias à vista
Boas ideias já fizeram muitas organizações darem uma verdadeira guinada no negócio e se destacarem da concorrência. E muitas dessas ideias já foram apresentadas por colaboradores, pessoas que aparentemente nunca poderiam agregar diferenciais significativos. As reuniões em equipe podem fazer a diferença porque abre espaço para os colaboradores apresentarem sugestões que otimizem não apenas o trabalho da sua equipe, mas que futuramente possa ser adotada por outros setores da companhia.

7 - Revelação de talentos
 Quando o colaborador ganha espaço para apresentar sugestões e de forma assertiva defender seu ponto de vista, o gestor consegue identificar o potencial de um profissional que por falta de espaço, de oportunidade nunca conseguiu demonstrar seu real valor.

8 - Zona de conforto
Quem pensa que uma reunião precisa seguir os moldes da formalidade, aonde as pessoas sentam, ao redor de uma mesa longa, e cochilam o tempo todo, engana-se. Quando se usa a criatividade, o gestor pode ser agente ativo e também convidar os liderados para interagirem. Ele pode, por exemplo, aplicar alguma dinâmica de grupo que identifique se a equipe possui ou não uma boa comunicação em momentos de situações inesperadas. O que vale aqui é fazer com que todos ou a maioria consiga assimilar algo de positivo daquele momento.

9 - Desenvolvimento - A reunião promovida entre os membros de uma equipe pode se tornar um momento valioso para disseminar conhecimento entre as pessoas. Isso porque, cada colaborador pode apresentar situações diferenciadas que vivenciou no ambiente de trabalho e mostrar aos colegas qual foi a solução que ele encontrou para aquele problema. Além disso, podem ser apresentadas indicações de livros, revistas ou sites especializados que agreguem conhecimento diferenciado e que possa ser aplicado no dia a dia de todos.

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 10 de julho de 2012

PRINCÍPIOS DA VERDADEIRA LIDERANÇA - 10/07/2012



Cuide para que as suas palavras sejam tranquilas com todos:
Muito cuidado com o seu comportamento. Pense sempre duas vezes antes de dizer alguma coisa para sua equipe, especialmente se for para reprimi-los. Depois de pronunciada, a palavra não poderá mais ser recolhida. Mensagens pronunciadas sem muito cuidado podem gerar estragos irreparáveis.

Você é perspicaz e seus princípios são sólidos?
Não adianta ficar esperando ter todas as respostas para tomar uma decisão. O líder sabe muito bem que precisa correr riscos se quiser superar metas e vencer. Todo o seu comportamento e suas ações devem estar ancorados em princípios sólidos, coerentes, legais, morais e éticos, pois só assim conseguirá o respeito e a admiração de sua equipe.

As suas orientações são simples, fáceis de serem assimiladas e aplicadas? 
Priorize as ações simples que possam ser rapidamente assimiladas e defendidas por todos. Os melhores conselhos são aqueles repassados em forma de exemplos do mundo real. Não adianta você tentar fazer algo somente para mostrar à equipe como você quer que as coisas funcionem. 

Crie o seu histórico de sucesso, seja a referência.
Quando você criar a sua própria história de sucesso não precisará mais recorrer a exemplos. Você será a referência para os seus seguidores.

Procure conhecimento
O caminho mais curto para o sucesso é aquele pavimentado pelo conhecimento, pela habilidade e pela atitude. Coloque em prática o que você aprende a cada dia, faça acontecer e não esqueça de repassar este conhecimento.


Obrigado a todos e até a próxima.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FOCO NO TRABALHO REQUER CERTOS CUIDADOS, LISTEI PEQUENAS DICAS, MAS INFALÍVEIS.... - 04/07/2012

TENHA UM QUADRO BRANCO:
Anote tudo de atividades que surgem e requerem sua atenção imediata e pendências. Risque o que for finalizando e no final do dia faça um balanço de como foi seu dia em relação ao seu quadro. Organize-se e não esqueça nunca mais de nada.

CRIE UMA LISTA DE TAREFAS DIÁRIAS E OUTRA LISTA DE METAS DE MÉDIO E LONGO PRAZOS:
Sua lista de tarefas diárias vai ajuda-lo a não se esquecer do dia-a-dia. Sua lista de médio e longo prazo vai ajudar para nortear seu caminho de estratégias e ação em relação a sua empresa ou similar.

OBRIGUE-SE A APRENDER PACIÊNCIA E A RESOLVER CADA COISA POR VEZ:
Trabalhando e resolvendo uma situação por vez sua eficiência e qualidade irão certamente aumentar. Sem falar da rapidez.

APRENDA UMA FERRAMENTA DE GESTÃO DE PERFIL COMPORTAMENTAL:
Você passará a entender os diversos tipos de comportamentos dos colaboradores, o porque de cada um ser diferente e aprenderá a lidar com todos mais facilmente.

VALORES:
Seu trabalho tem significado para você? se sente recompensado e motivado? se sua resposta for um sim de coração, então seu caminho é esse.

SEU LAR:
O pós trabalho deve ser realmente o que você leu.
PÓS!!!
Não leve trabalho ou qualquer outro tipo de situação para sua família. Lembre-se de que a empresa estará lá no dia seguinte.
Viva e ame sua família.

Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

VOCÊ FAZ NA SUA EMPRESA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO? SEGUEM 6 DICAS PARA AVALIAR..... - 02/07/2012


1- Objetividade e clareza de função
Para que uma pessoa possa ser avaliada e cobrada por um desempenho satisfatório, ela deve em primeiro lugar saber, sem quaisquer dúvidas, quais são suas atividades e o que elas implicam para o dia-a-dia da empresa. Devem estar claramente definidas por escrito e ser de conhecimento de toda a empresa.


2- Avaliações individuais ou em equipe: 
Como fazer uma boa avaliação de desempenho individual, se cada vez mais as atividades têm de ser realizadas em equipe, sem que isso gere ainda mais conflitos, por competitividade, dentro da equipe? Não há maneira melhor de aprimorar o desempenho de uma pessoa do que através de avaliações imparciais e oportunas, feitas por seus superiores, sempre ressaltando os pontos positivos do avaliado e informando onde ele pode melhorar.

3- Ferramenta de motivação:
Os líderes e, principalmente os colaboradores, não podem ficar sem conhecer o resultado dessas avaliações. É uma ferramenta de motivação e quando mal utilizada, pode gerar a desmotivação do avaliado. Se alguém vai mal numa avaliação de desempenho, deve saber o porquê e ser auxiliado no processo de melhoria.

4- Objetivos da avaliação: 
A avaliação de desempenho não visa somente aumento de salário, mas sim o aprimoramento profissional e o alcance de metas organizacionais. Deixe isso sempre claro para seus colaboradores.

5- Avaliado e Avaliadores:
Um exemplo de sistema de avaliação, baseado em múltiplas fontes, adotado para ajudar o desenvolvimento do colaborador é a denominada Avaliação 360 Graus, fundamentada no fato de que ninguém melhor para avaliar um colaborador do que as pessoas que fazem parte do "círculo de atuação" dele. Para realizar este tipo de trabalho e posterior avaliação consulte o seu departamento de RH ou contrate uma empresa particular.

6- Relatórios diários:
Incentivar os colaboradores a fazerem resumos das atividades diárias que realizam é uma forma deles mesmos terem o controle e se sentirem mais confiante por saber, a qualquer momento, em que atividades gastavam suas preciosas horas, caso fossem questionados.

Obrigado a todos e até a próxima.