segunda-feira, 30 de abril de 2012

TENHA TRANSPARÊNCIA COM DEDICAÇÃO E ALCANCE O SUCESSO PROFISSIONAL - 30/04/2012


Transparência é uma das chaves para o sucesso, o que garante credibilidade até em situações adversas. Para fazer um trabalho com perfeição não é preciso permissão, e sim determinação. Estar atento para facilitar a solução de problemas, colaborar e motivar seus colegas, ter iniciativas positivas, ser transparente, tudo isso melhora o ambiente de trabalho e gera confiança nas pessoas. Fazer somente o que esperam de você, ou somente esperar que alguém mande que você faça algo, pode ser perigoso para a sua vida profissional. Quando você não é uma “peça” importante na sua empresa, ou para o seu cliente, você é facilmente descartado. Não ter iniciativa é não querer assumir responsabilidades.
Antecipe-se, faça mais do que esperam de você. Cada um é responsável diretamente pelo seu trabalho e também pelo trabalho de seu grupo e de sua empresa. A capacidade de aprender, ensinar, interagir em prol da sua empresa, do seu cliente, de você mesmo, faz de você um profissional importante para o grupo. A motivação tem de surgir de dentro para fora nas pessoas; não espere que alguém o motive, você tem de se automotivar. Errar é humano e natural, todos erram. Com os nossos erros também aprendemos boas lições, isso faz parte do desenvolvimento profissional. Só erra quem busca acertar, quem não erra é porque nunca tentou acertar. Pessoas que não assumem riscos passam despercebidas pelo mercado, não fazem a menor diferença como competidores.
Não existe uma fórmula ou uma forma correta para atingir o sucesso, todos os dias temos de nos desenvolver e crescer profissionalmente. Existem várias formas de realizar um trabalho com excelência, as coisas não precisam ser feitas simplesmente como sempre foram; tudo na vida pode ser aprimorado, basta ter prazer em fazer e dedicar-se a isso. E nunca  se esqueça de ter total transparência em tudo o que fizer, seja o que for. É preciso sair da zona de conforto, assumir desafios com responsabilidade e visão de futuro.
E esteja atento, não se deixe contaminar por pessoas negativas, pessimistas, que sempre tem uma historia trágica para contar, que só falam de doenças, que só sabem comentar o que assistiram naqueles canais de televisão que apresentam jornais sensacionalistas. Não gaste energia boa com esse tipo de gente, fuja deles. Fale sempre sobre coisas boas, positivas, tenha a mente aberta. A lei da mente é implacável, o que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; e o que você acredita torna-se realidade. As oportunidades aparecem para todos, muitos nunca as percebem, outros as deixam escapar e poucos as agarram e as transformam em realizações de sucesso.

Achei este texto maravilhoso, é de um autor desconhecido e fiz adaptações para nossa realidade fitness.

Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PROFISSIONAIS EM FITNESS E ÁREAS AFINS NA SAÚDE - 23/04/2012


O seu atendimento é específico? 
O cliente entende exatamente o que vai receber e treinar? e o que ele tem de fazer (passo a passo, explicado)?

A sua base de treinos é pessoal? 
Está claramente direcionado para aquela pessoa em especial ou você está basicamente mandando a mesma informação (treino) para todos os seus clientes?

A sua oferta tem valor?
Seus clientes irão realmente valorizar o que você está oferecendo? A proposta tem alto valor percebido... para eles (não para você).

O que você oferece em atendimento e trabalho é único?
O que você está oferecendo pode ser encontrado em outros lugares, ou de maneira similar? O cliente consegue entender o que diferencia você dos concorrentes?

Você oferece benefícios e resultados? 
Exclusivo e inútil ou único e útil.....

O seu cliente enxerga os resultados? 
Você tem certeza de que o cliente quer e valoriza os benefícios que você está oferecendo?  levante suas necessidades! não se deixe enganar, ele perceberá tudo!!!

Você (pessoal) e seu trabalho/empresa está construído por credibilidade? 
Treinamento, índole, ética e outros vários......de vez em quando você olha ao seu redor e procura enxergar o que está acontecendo?

A sua competência em negociação é boa? 
Está claro com quem o cliente tem de tratar, quanto custa, como é a forma de pagamento, etc.? 



Obrigado a todos e até a próxima.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO ENCANTADORA - 20/04/2012

Sempre estamos nos deparando com algum tipo de apresentação de projetos ou palestras...desde as mais simples até as para de grande público.
Mas surge sempre a pergunta...eu estou preparado? como fazer? o que falar?
O que fazer para na hora de falar parar de tremer e suar? rsrs.....
Li uma reportagem ótima no site "administradores" (www.administradores.com.br) sobre esta questão e compartilho o link com vocês. É só clicar, ler e seguir as dicas, ou seja, treinar muito!!!!

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/como-preparar-uma-apresentacao-encantadora/54349/

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 17 de abril de 2012

TEXTO EXCELENTE PARA REFLETIR SOBRE ATENDIMENTO - "A CAMISA AZUL" - 17/04/2012

Após ministrar um seminário em São Paulo voltei ao hotel ao entardecer e mandei passar uma camisa para uma reunião que tinha pela manhã. Tamanha minha surpresa quando a gerência me procurou e informou que um acidente havia acontecido, minha camisa fora brindada com uma enorme marca de ferro logo acima do bolso.
Muito solícito o gerente veio com a solução: eu poderia adquirir outra camisa, sendo que o hotel me reembolsaria o valor correspondente, afinal eram 19h. E o shopping fechava às 22h.

Entrei em várias lojas e a disposição que encontrei nos vendedores foi das piores e não conseguia encontrar uma camisa azul igual à que tinha sido inutilizada.
Até que aconteceu o que eu não previa, mas que muito raramente acontece na vida das pessoas: encontrei uma Vendedora com V maiúsculo.

Ao passar por uma vitrine achei uma camisa azul clara igual a minha; entrei e já na porta fui abordado por um sorriso muito simpático.
- Boa noite, que bom que veio nos visitar.

Surpreso agradeci e pedi uma camisa azul clara igual à que estava na vitrine.
- É para o senhor?
- Sim.
- É para uma ocasião especial ou para o dia-a-dia.
- O senhor usará para combinar com uma roupa em especial?

Nesta hora expliquei o acontecido a ela, que, após perguntar o meu nome, voltou a me pesquisar:
- Que roupa o senhor usará com esta camisa? Qual a cor do seu blazer?
- É um bege claro (na verdade só mulheres sabem a diferença entre as cores marfim (areia, palha e gelo) - respondi.
- Por favor venha até estas araras e me mostre um blazer com a tonalidade próxima dele.
- É muito parecido com este, apontei.
- É bonito, qual a padronagem da gravata?
- É quase esta aqui, indicando ao mostrador de gravatas.
- O senhor aceita uma sugestão?
- Claro! - respondi curioso.

Para minha surpresa ela colocou uma camisa amarelo-claro por dentro do blazer, que já estava em cima do balcão, e fazendo um nó na gravata arrumou o conjunto formando uma composição agradável.
- Senhor Cláudio, note como uma nova composição pode ser agradável, afinal esta cor de camisa pode dar um novo astral ao seu traje, além de valorizar a cor do seu cabelo e da sua pele também. Experimente e veja a bela diferença que esta camisa vai fazer.

Resolvi experimentar e concordei com os argumentos dela.
- A camisa ficou muito boa e a gravata deu um toque especial, é discreta e ideal para se usar em compromissos comerciais - completou.

Realmente me convenceu, estava um belo conjunto.
- O senhor prefere pagar com cartão ou cheque?
- Com cartão!
Enquanto o caixa fazia sua parte ela me dizia que, quando viesse a São Paulo, visitasse a loja e foi preenchendo uma ficha para me enviar um folder com a coleção outono-inverno.
Recebendo um novo sorriso, um aperto de mão e a sacola com a camisa e a gravata vou saindo satisfeito.

De repente estanco na porta. Restou-me uma dúvida, volto e pergunto:
- Você tem a camisa azul clara que eu pedi?
E com um saudável sorriso respondeu:

- Não. Não tenho seu número, mas, da próxima vez que o senhor vier nos visitar, eu terei. Boa noite, senhor Claudio.
Incrível, quando entrei na loja e falei o que queria ela já sabia que não poderia me atender e direcionou a venda me convencendo a levar algo de que dispunha no estoque e me satisfizesse.
Negou-se a dizer: “Não tenho seu número!”

Começou a fazer perguntas para descobrir o que eu realmente queria. Assim, percebeu que o desejo principal era conseguir uma camisa social a tempo de cumprir meus compromissos e que combinasse com o traje que tinha no hotel. Simples assim!
Não aceitou que eu fosse embora nem se portou como uma simples atendente, mas agiu como uma verdadeira vendedora, adequando minhas necessidades a seus produtos, além de adicionar à venda uma gravata. Ela conseguiu me ajudar a tomar a melhor decisão para mim mesmo. Isto é vender.
E lá fui eu de volta com minha camisa e minha gravata nova. Não exatamente da cor que saí para comprar... mas com o meu “motivo de compra” muito satisfeito.

Valeu!!


Texto do Palestrante Claudio Diogo em site não informado.




Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

14 PEQUENOS CONSELHOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE !!! - 13/04/2012

1. Escolha seus amigos. 

2. Estude MUITO.

3. Procure ouvir a experiência dos mais velhos, antes de descartar bons conselhos, pense neles;

4. Cuide de sua saúde. Pratique esportes. Não fume; não ceda as drogas.

5. Encha o seu tempo!!! Não fique desocupado.

6. Aprenda inglês !!!

7. Aprenda computação!

8. Divirta-se. Seja uma pessoa alegre. Sorria!

9. Seja “polido” e “educado”. Saiba dizer “com licença”, “por favor”, “obrigado”, “desculpe”. Pessoas educadas têm mais sucesso na vida e no trabalho;



10. Não deixe o ego "inflar".

11. Ame muito, namore, case, tenha filhos. 



12. Aprenda a gostar de animais, um cão, um gato, uma calopsita, seja o que for, eles tem muito a ensinar no dia a dia!!! 


13. Acredite em Você!


14.  Ética acima de tudo.




Obrigado a todos e até a próxima.


quarta-feira, 11 de abril de 2012


Congresso Copacabana Fitness, de 17 a 20 de maio de 2012, Rio de Janeiro
 62 cursos entre Fitness, Nutrição e Fisioterapia dermato-funcional.
Coordenação Geral de Cursos: Prof. João Laurentino 
Contato por Orkut e facebook favor ADD:  Joao Laurentino
Inscrições pelo site: www.copacabanafitness.com.br ou através do Tel:  021-3734-5051 - Janice / Michelle 

Obrigado a todos e até próxima.   

sexta-feira, 6 de abril de 2012

VOCÊ SABE O QUE É OU JÁ OUVIU FALAR EM RAPPORT? CONHECE NEUROLINGUÍSTICA? - 06/04/2012

A palavra rapport tem origem francesa e significa um processo de assemelhamento com o outro, através de uma combinação de ajuste, igualação, acompanhamento e espelhamento dos comportamentos, com objetivos de estabelecer um processo de empatia, no qual existe conexão entre as partes e fluidez da comunicação. Você pode até não perceber, mas certamente já passou por situações nas quais o processo de rapport foi otimizado ou até mesmo prejudicado. São aquelas situações que definimos como "química entre as partes", situações nas quais mesmo sem saber, você percebe possuir certa afinidade gratuita com a outra parte ou mesmo sente-se desconfortável em relação ao outro.

Bom, mas por que isso acontece? Acontece, porque o ser humano naturalmente se identifica melhor com pessoas semelhantes, e mesmo sem você perceber, o seu cérebro atua identificando no comportamento do outro, traços de personalidade semelhantes ao seu. É neste ponto que entra o processo de rapport, pois agora que você sabe como este processo funciona, e estando você em uma posição de interesse em fazer fluir as suas relações, você pode através da experimentação deliberada do processo de rapport, ajustar o seu comportamento de acordo com o comportamento do outro, em um processo conhecido por "espelhar" no qual você ajusta, acompanha e sintoniza o seu comportamento, de forma a manter-se em semelhança com o outro, até que perceba que houve uma conexão entre a comunicação de ambos e que a relação segue em perfeita sintonia.

Você, como profissional deFitness, costuma oferecer um atendimento personalizado? Você consegue diminuir o ritmo e velocidade da sua voz quando está conversando com alguém que fala mais lento? Consegue imprimir o mesmo volume de comportamentos não verbais quando está reunido com alguém? Ou seja, você personaliza o envio da sua mensagem de acordo com o estilo do seu cliente? Se a resposta é sim, então parabéns, você oferece um atendimento personalizado. Porém, se ficou em dúvida quanto a qualquer um dos exemplos, se dedique neste mês a observar se você consegue entrar nos mesmos canais do seu interlocutor, sintonize-se com ele com o objetivo de estabelecer maior empatia. Neste mês, use e abuse do processo de rapport e rume ao sucesso.

Texto adaptado de anonimo na internet.

Obrigado a todos e até a próxima.

domingo, 1 de abril de 2012

ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO DA EMPRESA - 01/04/2012

Natureza de uma entrevista de desligamento: Uma entrevista de desligamento não procura defeitos, problemas e/ou culpados. Procura oportunidades de melhoria para ambos os lados – empresa e funcionário.

Objetivos de uma entrevista de desligamento: Em qualquer das duas situações abaixo, uma entrevista tem dois objetivos básicos:

Quando o funcionário é demitido:
a) Identificar, tanto quanto possível, de maneira natural, as causas que motivaram a demissão: competências insatisfatórias (quais?), razões pessoais (quais?), razões estruturais (quais?).
b) Obter contribuições para ações que o ex-funcionário considera úteis e necessárias para a empresa/área e que não teve oportunidade anterior de manifestar.

Quando o funcionário é demissionário:
a) Identificar, tanto quanto possível, de maneira natural, as causas que motivaram o pedido de demissão: ambiente de trabalho insatisfatório (em quê?), salário insatisfatório, falta de perspectivas profissionais e de desenvolvimento. Outras.
b) Obter contribuições para ações que o ex-funcionário considera úteis e necessárias para a empresa/área e que não teve oportunidade anterior de manifestar.

Condução de uma entrevista de desligamento:

a) Por ser opcional para o funcionário, a entrevista deve ser conduzida com discrição e tato, sem pressões ou insistências por parte do entrevistador.
b) O entrevistador jamais deve assumir uma postura defensiva em relação à empresa ou aos gestores do ex-funcionário. Seu papel consiste fundamentalmente em ouvir e fazer perguntas inteligentes. Deve falar o mínimo possível.
c) O entrevistador não pode esquecer que, na maioria das vezes, o ex-funcionário está sob forte impacto emocional diante da demissão. Por isso, suas respostas, reações e provocações não devem ser consideradas literalmente. Será mais importante entender o que for dito nas “entrelinhas”
d) Muitas vezes o ex-funcionário “fala” com o corpo ou pelas “entrelinhas”. Na maior parte das vezes, esses “depoimentos” são mais úteis, espontâneos e, portanto, mais importantes que os efetivamente falados ou escritos.
e) Se o entrevistador perceber uma contradição entre a manifestação verbal e a não verbal, deve apontá-la, com sutileza, e solicitar um esclarecimento.
f) O entrevistador não deve permitir que a entrevista descambe para a “fofoca”. Informações e contribuição são muito bem-vindas. Fofocas, não.
g) Uma única entrevista não é consistente para o RH tirar conclusões a respeito da empresa ou de um determinado gestor. É fundamental aguardar uma amostragem representativa – a respeito da empresa ou de determinado gestor – antes do RH propor ou levantar questões corretivas/preventivas.

Possíveis sentimentos demonstrados pelo ex-funcionário

Quando o funcionário é demitido:


  • FALSA ALEGRIA – “Eu já estava louco pra sair mesmo...Já tenho um monte de coisas em vista”. Neste caso, o ex-funcionário responderá a tudo muito rapidamente e sem refletir.
  • RESSENTIMENTO – “Não entendo como fizeram isso comigo. Tanto que me sacrifiquei pela empresa...” O ex-funcionário se sentirá injustiçado e poderá fazer acusações contra colegas e possivelmente contra o chefe também.
  • IRRITAÇÃO – “Esse negócio aqui vai demorar muito?”. O ex-funcionário responderá rápido, sem refletir, e poderá fazer acusações de modo inconsistente ou irônico.
  • TRISTEZA – “Essa empresa era minha vida. Não sei o que vou fazer agora.” O ex-funcionário falará dos “sacrifícios” que fez pela empresa e dos seus problemas pessoais. Manterá a esperança de um dia voltar.

    Quando o funcionário é demissionário:
    Geralmente, este é o ex-funcionário que se mantém mais tranqüilo durante uma entrevista de desligamento, uma vez que, tendo sido iniciativa própria, não estará com a auto-estima ferida. Por isso, poderá dar contribuições úteis – mas não fica afastada a hipótese dele guardar sentimentos de frustração e revanchismo contra ex-colegas.

    Anotações do entrevistador:
    Logo no início da entrevista de desligamento o entrevistador deverá avisar ao ex-funcionário que fará algumas anotações para a elaboração posterior de um relatório. Se isso incomodar ou inibir o entrevistado, o entrevistador não deverá fazê-lo, mas deve tentar memorizar as respostas relevantes. Se for permitido anotar, as anotações devem ser feitas de modo rápido e abreviado. Não é necessário fazer uma transcrição integral das respostas. Trata-se de um simples rascunho. Se houver muita preocupação com a escrita, haverá o risco do entrevistador perder gestos, movimentos e palavras do ex-funcionário.

    Local:
    A sala reservada para as entrevistas de desligamento, tanto quanto possível, deve se localizar próxima à entrada ou saída da empresa, evitando assim que o ex-funcionário circule pelas suas dependências, o que costuma gerar desconforto geral. De preferência deve ser uma sala fechada (sem divisórias transparentes).

    Conclusão da entrevista:

    O entrevistador deve encerrar a entrevista de desligamento de uma forma discretamente otimista, o suficiente para manter elevada a auto-estima do ex-funcionário. Se a empresa dispuser de recursos e de um programa específico, e se houver clima para isso, o entrevistador poderá colocar-se disponível para fornecer modelos de currículos ou até ajudar a elaborar o mesmo (nos casos, por exemplo, em que o ex-funcionário não disponha nem tenha acesso a microcomputadores). Se possível, logo após o encerramento da entrevista, o entrevistador deverá redigir seu relatório, procurando dar as informações que atendam aos objetivos principais da entrevista e evitando colocar ali suposições pessoais.

    Atendimento ao ex-funcionário

    a) O entrevistador deve estar consciente de que o fato do ex-colega ter sido demitido ou estar demissionário não o torna inferior ou que não haja necessidade de dar-lhe respeito e atenção. Deve manter o mesmo padrão de bom relacionamento que tinha com ele antes da demissão.
    b) O entrevistador deve estar consciente de que o momento de uma entrevista de desligamento não é propício para piadinhas e gargalhadas.
    c) O entrevistador deve estar atento para não alimentar nem manifestar sentimentos negativos em relação ao ex-funcionário, mesmo que já os tivesse antes da demissão.
    d) O sentimento mais adequado ao entrevistador é o da empatia, ou seja, perguntar-se a todo instante: “como eu gostaria de ser tratado se estivesse no lugar dele?” ou “Como eu me sentiria se estivesse sendo tratado assim?”

 Obrigado a todos e até a próxima.