segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PLANILHAS DE TREINO PARA CAMINHADA E CORRIDA - 31/10/2011

Fugindo um pouco das postagens tradicionais do Blog, coloco a disposição planilhas práticas para corredores e caminhantes do iniciante ao avançado. Cortesia da empresa Caloi. É só clicar no link abaixo, baixar para seu computador e usar.

http://www.4shared.com/folder/8Acpa1Co/PLANILHAS_CORRIDA_E_CAMINHADA_.html


Obrigado a todos e até a próxima.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

REVISTA DIGITAL NEGÓCIO&FITNESS EDIÇÃO 17 - MATÉRIA SOBRE GESTÃO COM JOÃO LAURENTINO - 27/10/2011


http://acadesystem.com.br/edicao17/

Cliquem no link acima e leiam esta excelente publicação digital sobre o mercado Fitness com matéria exclusiva do professor João Laurentino nas páginas 32 /33 e 34.

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

VOCÊ, GESTOR, TEM "ATITUDE DE RESULTADO" ?? - 25/10/2011

Ter "atitude de resultados" está estritamente ligado a estabelecer uma duradoura relação de confiança e com isto a geração de valores com sua/as equipes.

E teremos assim a facilidade para a criação de um sistema maduro de controle e com foco no resultado final.

  • Coerência  – O discurso deve  combinar com a prática. Quando um líder fala uma coisa e faz outra, a “luz  amarela” acende e as pessoas, desconfiadas, ficam com um pé atrás, não  “embarcando” integralmente num projeto ou no objetivo proposto. A coerência e a  confiança andam sempre de mãos dadas.
  • Transparência  – Nada pior para uma  equipe que não saber onde ela está pisando. Só a verdade, mesmo que doída, gera confiança. Para tanto, é necessária uma comunicação franca e aberta.
  • Ética  – É não prejudicar quem quer que seja (colega, subordinado, superior, empresa, cliente, meio  ambiente, etc.). A ética é, em última instância, fazer o bem no individual e no coletivo.
  • Apoio  – Um líder conquista  a confiança da equipe quando oferece apoio moral apropriado às pessoas que  lidera. Estar com elas e, se preciso, colocar “a mão na massa” cria uma  poderosa sinergia, que une a equipe em prol dos objetivos lançados.
  • Humildade  – Quando um líder  reconhece seus erros, pede desculpas e aprende com eles, conquista fortemente a  confiança de sua equipe, a qual tende a agir igualmente entre si mesma.
  • Relações  interpessoais positivas – O que implica em respeito mútuo, apesar das diferenças de pensamentos.
  • Meritocracia  – Não deve haver  espaço para bajuladores. Essa praga assola e contamina as empresas. As  promoções devem ser por mérito de resultados reais conquistados.
Agradecimentos especiais ao Prof. Heinz, palestrante e escritor.

Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

HÁBITOS DO DIA A DIA, PORQUE MUDAR NO AMBIENTE DE TRABALHO? - 21/10/2011

Um levantamento realizado pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) revelou as principais dificuldades dos estudantes no ambiente profissional. Pelos dados, 34% apontaram a necessidade de mudar de postura e de vestimenta, enquanto 26% disseram que o mais difícil é ficar sem acesso às redes sociais.
Outras respostas apontadas foram adequar seu vocabulário, citado por 23% dos estudantes, e cumprir os horários, resposta dada por cerca de 16% dos entrevistados. A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 30 de setembro deste ano.
Criando hábitos
De acordo com o Superintendente do Nube, Alberto Cavalheiro, esse quadro se forma pois é o momento que os estudantes estão tendo suas primeiras experiências profissionais e ainda não criaram os hábitos necessários ao mundo corporativo.
Cavalheiro lembra que os jovens encontram tais dificuldades, pois ainda estão apegados, no caso do vocabulário, às gírias que usam com os amigos e famílias. Adicionalmente, ainda estão muito acostumados com as roupas que vestem em casa ou na faculdade e possuem dificuldade em entender que no ambiente profissional não existe toda a liberdade que possui fora dele.
No caso do vocabulário, “com o tempo eles vão se ambientando, vão começando a ter um vocabulário próprio da área”, observa. Quando o assunto são as gírias, é preciso reconhecer que nem todos são capazes de saber quais as gírias que falam.
Com isso em mente, a estratégia é: peça ajuda para amigos próximos ou para algum membro da sua família, no sentido de apontar quais as gírias que você tem o costume de falar. Anote as gírias e sempre que for falar tente substituí-las por outras palavras. Assim, com o tempo, você vai observar que estará falando menos tais termos.

 "Mudança é uma das duas grandes certezas da vida"

Obrigado a todos e até a próxima.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SEU CLIENTE É ATENDIDO POR PROFISSIONAIS QUE TEM ORGULHO DO QUE FAZEM, ENTENDEM DA TÉCNICA ENVOLVIDA E ATENDEM COM PRAZER? - 19/10/2011

O que  acontece quando as empresas não são reconhecidas por terem o atendimento  alinhado à sua missão, visão e valores?   
  1. Falta  de credibilidade.
  2. Perda de clientes.
  3. Redução de market share.
  4. Imagem negativa (redes sociais, YouTube).
  5. Redução de rentabilidade.
  6. Perda de respeito.
  7. Alto turnover.
  8. Queda do índice de recompra.
  9. Baixa aderência a processos.
  10. Desencantamento.
Por outro  lado, quais seriam as vantagens de uma empresa ser percebida como excelente em  atendimento ao cliente?  
  1. Aumento  no número de indicações.
  2. Maior visibilidade.
  3. Aumento no índice de fidelidade.
  4. Percepção positiva.
  5. Retenção de colaboradores.
  6. Maior faturamento.
  7. Aumento do share of mind.
  8. Maior participação de mercado.
  9. Melhores taxas de conversão.
Por fim, o  que é preciso fazer para uma empresa ser reconhecida como uma organização que  sempre oferece um excelente atendimento?       
  1. Alinhar  a história da empresa, seu propósito e sua estratégia com as técnicas de atendimento.
  2. Ter processos bem definidos.
  3. Integrar.
  4. Endomarketing.
  5. Supervisionar com feedback.
  6. Desenvolver planilhas com índices de desempenho.
  7. Desenvolver multiplicadores.

Obrigado a todos e até a próxima.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

JOBS E ALGUMAS MÁXIMAS.... - 17/10/2011

  • Tenha orgulho dos  seus produtos e serviços – “Quando você é um carpinteiro construindo um belo  armário, não vai colocar um pedaço de compensado na parte de trás, mesmo que  esse lado fique para a parede e ninguém veja. Você sabe que está lá, então você  vai usar madeira de primeira qualidade ali também. Para que você possa dormir  tranquilo à noite, a estética e a qualidade têm que estar presentes em tudo o que  você faz”.
  • Confie no seu  instinto – “Seu  tempo é limitado, então não o perca vivendo a vida dos outros. Não fique  aprisionado por dogmas, que é viver com os resultados dos pensamentos dos  outros. Não deixe que o ruído da opinião das outras pessoas afogue sua própria  voz interior. E o mais importante: tenha a coragem de seguir seu coração e a sua  intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer. Todo o  restante é secundário.Você não consegue juntar os pontos olhando para frente,  você só consegue juntá-los olhando para trás. Então, você precisa acreditar que  os pontos vão se juntar no futuro. Você precisa acreditar em alguma coisa: sua  intuição, destino, karma, seja lá o  que for. Essa forma de encarar as coisas nunca falhou e fez toda a diferença na  minha vida”.
  • Entenda qual é sua  missão – “Lembrar-me  de que morrerei em breve é a ferramenta mais importante que encontrei para me  ajudar a tomar as grandes decisões na vida, porque quase tudo – todas as  expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de passar vergonha ou do  fracasso – tudo isso, simplesmente some quando você enfrenta a morte, deixando  apenas o que é realmente importante. Lembrar que se vai morrer é a melhor forma  que conheço de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Na  verdade, você já está nu. Não existe motivo algum para não seguir seu coração.  Ser o homem mais rico do cemitério não significa nada para mim. Ir para a cama  pensando que fizemos algo maravilhoso – isso é o que me interessa”.
  • Aprenda com os  melhores – “Picasso costumava dizer: ‘Bons artistas copiam, artistas geniais roubam’. Nunca tivemos vergonha de roubar boas ideias”.
  • Entenda seu  posicionamento – “A  Apple tem uma participação de mercado maior do que BMW, Porsche ou Mercedes.  Qual é o problema de ser uma BMW ou Mercedes?”.
  • Foco e simplicidade – “Estes têm sido um  de meus mantras: foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil do que  complexo. Você precisa trabalhar duro para limpar sua mente e deixar as coisas  simples. Mas vale muito a pena porque, no final, uma vez que você chega lá,  consegue mover montanhas”.
  • Seja um apaixonado  pelo que faz e não se acomode – “Nos últimos 33 anos, eu me olhei no espelho  todos os dias pela manhã e me perguntei: ‘Se hoje fosse o último dia da minha  vida, eu gostaria de fazer o que vou fazer hoje?’. Sempre que a resposta é  ‘não’ por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa. Seu  trabalho vai preencher grande parte da sua vida e a única forma de ficar  verdadeiramente satisfeito é fazendo algo que você acredita ser um grande  trabalho. E a única forma de realizar grandes trabalhos é quando você ama o que  faz. Se você ainda não achou, continue procurando. Não se acomode. Como em  todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar o que procura. E,  como toda boa relação, ela vai melhorando e melhorando conforme os  anos  vão  passando. Então, continue procurando  enquanto você não encontrar. Não se acomode”.
Dá para refletir um bocado não?

Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DIRETOR, GERENTE OU COORDENADOR, VOCÊ PEDE SUGESTÕES A SUA EQUIPE?? - 14/10/2011

Enquanto  muitos funcionários ficam mais que felizes ao dar sugestões, outros,  entretanto, por falta de confiança ou timidez, deixam de compartilhar suas ideias  com seus colegas e líderes. E a sugestão deles não é menos importante ou pior que a dos outros funcionários que têm mais voz na organização.
Sistema de  sugestões é uma das partes importantes de qualquer empresa. É preciso cada vez  mais pedir que os funcionários participem das decisões, deem ideias, sugiram melhorias, independentemente de quem são ou do cargo que ocupam.
        O  envolvimento pessoal, ou a falta dele, é um fator crítico para o sucesso ou o  fracasso de qualquer liderança. Já está mais que comprovado que funcionários  que se sentem parte da empresa participam ativamente das decisões, processos e  estratégias, ficam mais energizados, são mais produtivos e diminuem o turnover.
      Aqui estão  algumas dicas para implementar um processo de sugestões (via e-mail, por meio  de papel, na famosa caixa de sugestões ou da maneira que você achar mais  conveniente para seus funcionários):    
  1. Elimine  o preconceito de que todas as pessoas assalariadas não estão interessadas em  sugerir melhorias.
  2. Certifique-se  de que todas as sugestões sejam lidas e avaliadas.
  3. Comunique  o que aconteceu com cada uma das ideias, se ela vai ser implementada ou não, por que não, quando, como, etc. 
  4.  Agradeça  pessoalmente cada uma das pessoas que contribuíram, independentemente da ideia  dada.
  5. Divulgue  o impacto positivo das ideias implementadas para incentivar ainda mais a  participação das pessoas.
  6. Enfatize  que qualquer ideia é bem-vinda, e não apenas aquelas que são grandes. As pequenas também são válidas e contribuem para a organização.
  7. Gaste  sua energia arranjando formas de implementar a ideia, e não razões para  rejeitá-la.
  8. Certifique-se  de que a missão e os valores da empresa estejam bem internalizados entre a  equipe para que as sugestões estejam mais de acordo com a estratégia da  empresa.
Converse e eduque sua equipe para que as sugestões estejam relacionadas a um resultado claro, como aumentar a produtividade, reduzir processos internos, economizar tempo ou dinheiro, potencializar oportunidades, simplificar de  alguma forma a vida deles ou a dos clientes. 

P.S. Agradecimento especial a revista Liderança.

Obrigado a todos e até a próxima.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COMPROMETIMENTO COM A SUA EMPRESA, COM A SUA EQUIPE.....VOCÊ É? - 12/10/2011


Você é uma "pessoa comprometida"? eu penso de algumas formas e as listei abaixo....e você, concorda?
  1. Uma pessoa comprometida faz tudo com atenção aos detalhes. Ela presta atenção em tudo o que faz.
  2. Uma pessoa comprometida termina o que começa, não deixa as coisas pela metade.
  3. Uma pessoa comprometida vem com solução, e não com problemas e dúvidas quando tem uma tarefa a cumprir.
  4. Uma pessoa comprometida pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender.
  5. Uma pessoa comprometida procura dominar o que não sabe e deveria saber.
  6. Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários.
  7. Uma pessoa comprometida não vive dando desculpas por seus atos nem procura culpados pelos erros cometidos.
  8. Uma pessoa comprometida não vive reclamando da vida e falando mal das pessoas.
  9. Uma pessoa comprometida não desiste facilmente. Ela não descansa enquanto não resolver um problema. Ela vai atrás da solução.
  10. Uma pessoa comprometida está sempre pronta para colaborar com as outras. Ela participa. Dá ideias.
Reflita e repasse aos seus parceiros de trabalho......já imaginou ter em sua empresa equipes totalmente comprometidas????

Obrigado a todos e até a próxima.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O SUCESSO NA CARREIRA É CONSTRUÍDO ANTES E DURANTE, MAS PRINCIPALMENTE DEPOIS DO EXPEDIENTE - 05/10/2011

Uma pessoa de sucesso está lendo, estudando, trabalhando, enquanto muitos, que reclamam da falta de sucesso, assistem novelas, filmes, estão em barzinhos, fazem do sofá um albergue. Gosto muito desse pensamento. Todo mundo trabalha no horário normal. As pessoas de sucesso não perdem tempo, elas fazem tudo muito rápido e com qualidade, para sempre terem tempo para receber mais trabalho. Elas sabem que isso que fará a diferença na carreira. Quem faz corpo mole, ou precisa sempre de empurrão para trabalhar, provavelmente, não terá espaço no mercado de trabalho, altamente competitivo.

Demorei, praticamente, oito anos para receber algo em troca que valesse à pena permanecer no trabalho. Vejo, hoje, muitos jovens querendo que as coisas aconteçam da noite para o dia. Recebem um pouco mais de trabalho e já querem ganhar mais por isso. O sucesso não é linear. Ele é íngreme, cheio de curvas e precisa-se de muito suor para conquistá-lo.

Fico triste por ver pessoas com potencial querendo as coisas antes do tempo. Elas jogam fora carreiras que poderiam ser brilhantes se esticassem um pouco mais a realização dos seus sonhos. Elas querem ganhar mais, ter um carro, uma casa, mas não querem esperar o tempo certo, até terem a competência plena para darem os resultados que as empresas precisam.

Tenho convicção de que todos podem dar mais, todos os dias. Acredito que muitos se tornarão estrelas em pouco tempo, mas, para isso, terão que aguentar enquanto não brilharem tanto.

Gente fera mesmo, que vai vencer na vida sabe que o sucesso é construído à noite. Enquanto a maioria reclama do dia de trabalho, ou gasta o tempo com coisas inúteis, as pessoas de sucesso buscam conhecimento e projetam o trabalho que farão no dia seguinte. Assim, ganham tempo e conseguem aproveitar cada segundo da vida. O sucesso não é conquistado num momento. Ele acontece a cada instante que damos o nosso melhor, e esse melhor tem que ser melhor do que os outros estão fazendo.

Sucesso é conseguir equilibrar a vida corrida que temos hoje fazendo tudo o que gostamos. Trabalhar nunca tirou o tempo de ninguém, a não ser daqueles que perdem tempo fazendo o que não precisa ser feito.
Claro que todo mundo precisa descansar. É ótimo chegar em casa e se espichar no sofá. Mas, o legal mesmo é se espichar no melhor sofá, e chegar na casa própria, com um belo carro, com os filhos na escola particular, vestindo boas roupas e bons tênis. Sucesso é ter tudo isso sem deixar de rolar na grama com as crianças, e de sair, vez ou outra, com a parceira ou parceiro para jantarem sozinhos, e quem sabe até esticar a noite.

Vale à pena esperar quando a gente sabe que os frutos estão vindo. É só jogar as sementes, pois o canteiro está bem adubado. Agora é só regar, regar, e cuidar para que as sementes germinem. É muito bom olhar para trás e poder: “Puxa, foi muito bom ter batalhado tanto, pois hoje estou melhor do que ontem”.

Parte de texto extraído de artigo do Professor Paulo Sérgio no portal "O Gerente".

Obrigado a todos e até a próxima.