sábado, 26 de fevereiro de 2011

PLANILHA MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS, SOCIAIS, FESTIVOS E ETC - 26/02/2011

 Clique no link abaixo e acesse uma planilha que o ajudará a controlar diversas variáveis em seu evento. Simples e totalmente alterável. A planilha está preenchida sómente como exemplo.

http://cid-ddebf465d75a309a.office.live.com/view.aspx/P%C3%BAblico/PLANILHA%20MODELO%20DE%20CUSTOS%20DE%20EVENTOS.xls

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PLANILHA DE CONTROLE DE CHEQUES SEM FUNDO - 22/02/2011

Segue em link abaixo planilha financeira para controle de cheques. Pode ser utilizada para visualização de cheques sem fundo ou outras situações de acordo com o que precisar.

http://www.4shared.com/document/2f7O4WQg/PLANILHA_CHEQUES_SEM_FUNDO.html

Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

NÃO TRAGA SÓ PROBLEMAS, TRAGA JUNTO AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES.... - 11/02/2011

A palavra PROBLEMA.....

 Muitas pessoas fogem dela e também reclamam pelos corredores nas empresas das dificuldades que ela traz. Mas acredito que parte dos rendimentos que os funcionários recebem estão relacionados a ela, isto é, para resolver os PROBLEMAS.......concordo que deveríamos planejar com mais qualidade para que os problemas não acontecessem, mas sabemos que na prática as coisas não funcionam bem assim, isto é os PROBLEMAS aparecem e um profissional extraordinário está preparado para resolvê-los.

Acredito que você pode encarar esta palavra como uma oportunidade, pois se você for o canal de solução de um PROBLEMA, não tenha dúvida que você será destacado por isto, pois você será uma pessoa que resolve situações complexas.
Uma dica valiosa, caso você tenha que ser a pessoa que vai informar um PROBLEMA para a gerencia ou diretoria da empresa, leve junto três possíveis soluções, pois isto mostrará a sua preocupação e comprometimento com a organização e não ficará com a fama de ser a “pessoa dos problemas”.

Caso você seja um gestor, também tenho uma estratégia interessante para fazer o seu pessoal ser mais proativo quando aparecem os PROBLEMAS. Quando o seu liderado for lhe apresentar uma situação problemática, convide-o a voltar a sua mesa e pensar em três possíveis soluções para aquilo que ele está lhe falando. Através deste método, você cria um novo hábito na sua equipe, isto é, de não apenas trazer problemas, mas também as soluções. Na verdade com o tempo as pessoas param de lhe procurar e começam a agir, pois na maioria das vezes elas sabem resolver estas situações, mas a falta de confiança ou mesmo a “preguiça de pensar” as impedem de refletir e entrar em ação para encontrar as soluções mais adequadas.

 PROBLEMAS foram feitos para serem resolvidos através de conhecimento, criatividade e força de vontade, qualquer pessoa pode resolvê-los e aproveita-los para se destacar na organização.

Obrigado a todos e até a próxima.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SUA EQUIPE DE RECEPCIONISTAS É PODEROSA??? - 08/02/2011

Com um sonoro SIM!!! você deve responder a essa questão.

Temos brilhantes recepcionistas. Tal função é PODEROSA na manutenção das atividades de uma empresa. Aquelas recepcionistas que valorizam o trabalho que têm a sua frente, que vibram de satisfação quando um potencial cliente adentra à organização.
Já houve casos de recepcionistas que foram o foco da quebra de uma empresa. Nada mais justo que escrever para mostrar a NOBREZA dessa profissão.
Adoro quando ligo, ou adentro empresas e a recepcionista está com aquele sorriso estampado na face e diz: “Bom dia, sou a Marli, no que eu posso lhe ajudar?”, ou ainda: “senhor José,  que bom que voltou à nossa empresa, é sempre um prazer recebê-lo”. Nossa,  isso já ganha a gente logo no início. Até mesmo quando entramos para reclamar de alguma coisa, ficamos mais calmos.
A recepcionista  tem sim poder para quebrar ou para salvar uma empresa. Se ao telefone ela diz: “Empresa X, Marli, bom dia…” já é um ótimo começo. Melhor ainda se o cliente disser: “Marli, preciso de um plano novo, qual sua academia tem para oferecer?”, ao que a recepcionista  responde: “Nossa, ligou para a empresa que tem os melhores planos  para atividades físicas, Senhor (a), qual é mesmo o seu nome?, ah sim, Senhor João, nossos planos são excelentes e tenho certeza que vão atender à sua necessidade. Vou lhe repassar para o nosso consultor de vendas, especializado em fitness e wellness, e ele vai lhe auxiliar, tudo bem?”. Nossa, até parece que ela própria é uma consultora de vendas!
Quantos potenciais clientes sequer passam pela recepcionista que não é capaz de lhes servir bem. Certamente eles imaginam: “Bem, se à PORTA DE ENTRADA da empresa é ruim, imagine se eu permanecer nela”. Embora os clientes possam se enganar, o que mais acontece é realmente uma empresa que não tem uma excelente secretária/recepcionista, perder clientes. Se não foram capazes de treinar/contratar uma boa, imagine o restante da empresa?
Como é gostoso quando estou numa academia e a recepcionista atende as pessoas de forma gentil. Poxa, algumas delas estão mal fisicamente, outras querem conversar, algumas conhecer pessoas, enfim, várias situações, imagine serem mal-tratadas enquanto de um primeiro contato ou serem esquecidas quando preenchem a ficha cadastral, imagine receber somente aquele prospecto contendo os preços e ouvir: “aqui estão nossos preços..”.....
Recepcionistas são a alma das empresas que as têm, não é a propaganda nesse caso. Não adianta fazer uma enorme propaganda e elas acabarem com tudo.
Antes de contratar uma, pense bem no perfil, nos valores da sua empresa, que tipo de comportamento você deseja. Ela é a sua verdadeira PROPAGANDA!

Obrigado a todos e até a próxima.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESTAMOS CONTRATANDO....E AÍ??? - VOCÊ SABE ENTREVISTAR OS CANDIDATOS?? - SEGUEM CINCO ERROS COMUNS ENTRE OS ENTREVISTADORES - 04/02/2011


Entrevistar requer prática, treinamento da escuta, atenção aos detalhes, observação atenta, concentração e preparo. Uma entrevista bem feita pode economizar tempo no final do processo, mas ela não é rápida. O contato pessoal trás ao entrevistado dezenas de informações que certamente contribuirão para a confirmação, ou não, do que foi obtido pelo currículo e testes pré-entrevista. Assim, o entrevistador não pode se esquecer da responsabilidade que está em suas mãos. Seguem  alguns dos principais pecados dos entrevistadores: 

1. Não compreender o perfil da vaga: erro comum. O entrevistador é a ponta do processo, precisa ser proativo e questionar o solicitante sobre as expectativas do cargo e da pessoa. Geralmente a solicitação tende a ser breve, quando não é feita eletronicamente. Quando há uma reunião para isso, costuma ser travada em nível subjetivo e o entrevistador tende a "achar" que está entendendo o que está sendo solicitado. Aí começam os ruídos de comunicação.

2. Não se preparar para a entrevista: imprescindível ler o currículo do candidato atentamente. Parece óbvio, mas nem sempre é isso o que acontece. Muitos contam com a capacidade de improvisação e com a previsível pergunta: "me fale sobre sua experiência profissional". Porém o candidato percebe quando seu currículo foi lido pela qualidade das perguntas e muitas vezes pelas expressões do entrevistador de surpresa ou frustração, por exemplo, ao mencionar uma informação que já consta no currículo.

3. Arrogância: Muitos entrevistadores se acham donos e senhores das vagas; assim, todo aquele que se apresenta para essa "autoridade" deve submeter-se aos seus desejos. Horas de espera, mudanças de datas de última hora sem justificativa plausível, olhar de superioridade, pouca ou nenhuma empatia e criação de clima de terror na entrevista. Esse tipo de atitude desperta no entrevistado reação de defesa e pouca ou nenhuma atitude contributiva, mesmo que ele precise e deseje aquela posição. Com esse comportamento, consciente ou não por parte do entrevistador, ele corre o severo risco de não obter o melhor dos candidatos em processo de entrevista.

4. Perguntas pouco estruturadas ou indutivas: Apesar do modelo de seleção por competências ser uma forte tendência, ainda há muitos profissionais da área que não se utilizam desse modelo- que se baseia em obter informações das experiências passadas dos candidatos. Fazer perguntas indutivas do tipo: "Você acredita que trabalhar sobre pressão, atualmente, seja importante?" pode enviesar a qualidade da resposta. Algumas perguntas hipotéticas também são questionáveis do tipo "o que faria se encontrasse uma caixa no seu caminho?" não é lenda. Essa pergunta aconteceu. Qual o objetivo da pergunta? O que você quer efetivamente saber? É importante para avaliar o candidato? Uma boa entrevista é resultado de ótimas perguntas.

5. Evite preconceitos: Mais do que qualquer outro profissional, o selecionador deve evitar a todo custo os rótulos e prejulgamentos. Há profissionais que se formaram em áreas diferentes daquelas tradicionais requisitadas pelo solicitante e que são ótimos profissionais, que desejam fortemente mudar de área e o profissional da área de seleção deve ser aquele que consegue perceber além do óbvio, além das aparências, e isso só será possível quando se libertar dos crivos e do convencional. Uma das características mais desejáveis nas organizações de ponta é ter em seu time pessoas multifacetadas, com interesses diversos e com grande capacidade de adaptação e flexibilidade. Se quem seleciona pensa dentro da caixa, como identificar esses profissionais?

Obrigado a todos e até a próxima.